sábado, 13 de setembro de 2008

O Que É Yoga: A Prática

Texto de Dudu Lopes.

Leia antes:
O Que É Yoga: O Básico

NO TEXTO ANTERIOR EXPLIQUEI que Yoga não é uma "ginástica indiana" mas, em última instância, a união da parte Divina do homem com Deus, através de eliminar as influências externas, seja da natureza, seja das outras pessoas, seja de outros seres.

No nível médio, no nível que nós, pessoas comuns, estamos, Yoga é atingir independência das influências externas nocivas e assim obter energia e conhecimento, os dois componentes do progresso, seja do progresso espiritual, seja do progresso das coisas da vida, como dinheiro, saúde e romance.

Como Praticar o Yoga

O Yoga apresenta uma forma de ensino que demonstra primeiro a perfeição da prática, onde se chega, por fim, quando a prática se torna perfeita. Isso costuma assustar as pessoas que não conhecem essa forma de ensino e, por isso, acham tudo muito inalcançável. Os santos e sábios do Yoga também utilizam esta mesma forma de ensino, e não é raro os ocidentais se assustarem com seus ensinamentos aparentemente inalcançáveis para as pessoas comuns.



terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Que É Yoga - O Básico

Texto de Dudu Lopes.

NOS DOIS ÚLTIMOS TEXTOS (A Única Religião Verdadeira e Religião e Sistema de Crenças) tentei explicar a definição correta de religião; religião é religar a porção divina do homem a Deus através do não se importar com as coisas agradáveis ou desagradáveis. E que, mais do que isso, religião é o ato de procurar ver Deus como algo concreto e não como uma idéia ou sensação ou sentimento.

O que chamamos de religiões são somente sistemas de crenças que nasceram com o objetivo de dar ao homem condições de se relacionar com Deus como algo concreto e não como um amiguinho imaginário.

O Que É Yoga

Ainda que, na sua origem, o Yoga nunca tenha sido considerado uma religião, o Yoga é um sistema de técnicas bem abrangentes para se facilitar a caminhada na vida, seja nos objetivos mais comuns (saúde, finanças, romance,...), seja no objetivo incomum de vir no futuro a encarar a Divindade sem o auxílio da imaginação.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...