quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Suicídio e a Arte de se Matar

Texto de Dudu Lopes

Alanis Morissette

OS CONSELHEIROS DE AUTO-AJUDA - se é que a gente pode chamar assim - que a gente vê geralmente são pessoas cheias de sucesso, usam ternos alinhados, gel no cabelo, têm muito dinheiro, uma família perfeita com filhos de sucesso, viajam pelo mundo, todos adoram os seus conselhos, enfim são pessoas de muito sucesso.

Eu não entendo nada de sucesso. A minha vida foi e é cheia de fracassos, eu não tenho dinheiro, sou feio, minha família é medíocre, nunca saí do Rio de Janeiro, tem gente que odiou os meus conselhos e, o que é pior, não há gel que dê jeito no meu cabelo.

Pessoas de Sucesso

Talvez porque, nestes meus 45 aninhos de vida, nunca tenha conhecido pessoalmente nem mesmo uma só pessoa de muito sucesso pra me espelhar, não consigo nem mesmo imaginar como deve ser uma vida perfeita.

É claro, conheci pessoas com muito dinheiro mas que não eram donas da própria vida; conheci pessoas muito bonitas que não tinham valor; conheci pessoas muito seguras de si mas que só viviam dentro do círculo familiar; conheci pessoas com uma bela brilhantina no cabelo mas que não eram nada brilhantes na hora do fracasso.

A Eutanásia

Talvez por conhecer o fracasso tão intimamente eu tenho muita simpatia por pessoas que estão à beira de um suicídio. Dia desses vi a notícia de um casal de idosos ingleses que foram para a Suíça para dar fim a própria vida. Ele estava surdo e quase cego e ela com câncer terminal.



segunda-feira, 13 de julho de 2009

Definindo a Realidade

Texto de Dudu Lopes

MUITO SE FALA SOBRE o conflito entre religião e ciência, se uma pode conviver com a outra, e outras baboseiras parecidas.

A ciência é, hoje, a dona da bola, e define a realidade de acordo com seus métodos; enquanto na idade média a dona da bola era a Igreja Católica que definia o que era real ou não de acordo com métodos próprios.

Em nossos tempos começa um movimento com força total para desbancar a ciência de sua posição de definir a realidade, um movimento liderado por religiosos cristãos ou muçulmanos, que também brigam entre si para conseguir a posição de quem define a realidade.

A Realidade do Desodorante

desodorante.jpg Na Europa está acontecendo um fenômeno estranho em que ateus de um lado e cristãos de outro se utilizam do marketing, através de propagandas em outdoors, para dizer que Deus não existe ou que existe.

O que propaganda tem a ver com a existência ou não existência de Deus? Nada.

Mas a propaganda tem a ver com a verdadeira guerra que jaz nas entrelinhas: quem vai deter o poder de definir a realidade.

Um dia desses vi uma propaganda de desodorante que dizia que o tal líquido trazia "sensação de energia". E agora eu pergunto a você: o que diabos cheiro de cebola em sovacos tem a ver com energia?

De que vale "sensação de energia"? É o mesmo que dizer a uma pessoa com dor de dentes que a aspirina que lhe ameniza a dor de dente lhe dá a sensação de bons dentes.

É a ciência do marketing definindo a realidade pra você, pra que ela defina o seu comportamento: gastar o seu dinheiro sem pensar, nesse caso.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...