sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os Caminhos da Consciência: Não-Violência

Texto de Dudu Lopes.

skanda.jpg

TEM GENTE QUE ACHA que não-violência é o mesmo que não sair no braço com alguém. Mas não-violência é, como o nome diz, não haver violência.

Erroneamente identificada como a resistência pacífica de Gandhi, que é uma forma de não-violência mas não a forma de não-violência, a não-violência é um estado sem violência.

Esse estado sem violência é um estado a ser alcançado, a violência - tanto a minha violência contra os outros quanto a violência dos outros contra mim - deve terminar de alguma forma.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Espiritualidade

Texto de SWAMI TILAK.

NÓS NÃO PERTENCEMOS a nenhuma organização especial, mas nos relacionamos com todos os Institutos e todas as organizações que trabalham no campo da Espirítualidade e da Divindade. Então, interiormente, nos relacionamos com a Grande Fraternidade Universal*.

[*] Palestra proferida nas dependências da Grande Fraternidade Universal.

Na realidade o mundo necessita, agora, de um ambiente de fraternidade e irmandade. As pessoas sofrem muito porque têm reserva mental. As mentes fechadas não podem buscar a verdade. A mente que recebe todas as idéias apropriadamente pode compreender a Verdade. Dá-nos muito prazer que a Fraternidade tenha esta atitude aberta e trate de receber as idéias de todas as pessoas, sem nenhuma reserva.

O mundo é muito belo. Em toda parte está presente a beleza. Todas as coisas têm sua beleza. As flores têm sua beleza; os rios têm sua beleza. Na verdade, todo o Universo é um oceano de beleza.

Beleza Além da Beleza

Mas a beleza é uma manifestação do que existe além da beleza. Uma flor no jardim é muito bela; mas a beleza da flor está relacionada com a corrente da vida que está presente em cada partícula da planta. A beleza pode manter-se enquanto a flor permanece uni­da à planta. Logo que a flor se separe dela, não poderá manter sua beleza. Quando pomos uma flor em nossa casa ela se conservará por um ou dois dias, nada mais. Assim, a beleza é a expressão da eterni­dade, da Divindade que está além da expressão de toda a beleza.

A Espiritualidade trata de buscar a fonte dessa eternidade. Trata de buscar a Verdade que está em todas as partes, em todas as pessoas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...