domingo, 28 de agosto de 2011

Renúncia e Yoga

Texto de SWAMI TILAK.

AS PESSOAS DEMASIADO fiéis ao mundo sempre pergun­tam: "Se todo o mundo se fizer Swami, que seria do mundo? Como ficaria a continuidade?"

Esta mesma pergunta me faz lembrar o extraordinário dito Védico:

"O marido não quer a mulher por ela mesma, mas por ele mesmo, e por sua vez a mulher não quer o marido por ele, senão por ela mesma".

Assim, se uma pessoa está contente consigo mesma, todos estão contentes.

Certa vez eu disse a um jornalista: se todos se fizessem sanyases (renunciantes) no mundo, logo haveria um paraíso. Mun­do significa as pessoas que vivem nele. Não se pode esperar um mundo feliz sem homens felizes. E o homem não pode conseguir verdadeira felicidade sem renúncia. Quero dizer renúncia na mente, no Espírito.



domingo, 21 de agosto de 2011

Poder

Texto de Dudu Lopes.

O SIGNIFICADO MAIS comum de poder é fazer o que se quer. Na vida vertical (espiritual e oculta), poder significa ter condições de fazer o que é necessário e não o que se quer.

O complicado nisso tudo é que sempre quando a gente houve esse tipo de afirmação, a gente tende a interpretar que se deve anular o que se quer para viver somente pelo necessário.

Nada mais longe da verdade. O que se quer é muito importante, tão importante quanto o necessário, não se deve anular a vontade por conta da necessidade.

O que acontece é que a necessidade está no meio do caminho e a vontade está no final. Normalmente, a gente põe o que se quer não só como objetivo mas também como o processo pra se chegar ao que se quer. Aí é que nasce o conflito.

Eu quero dinheiro. Mas quando se quer dinheiro se quer dinheiro pra gastar ou pra acumular, quando se pensa “eu quero dinheiro” se pensa somente no ter dinheiro e muito raramente no processo para ganhar dinheiro. O poder de querer dinheiro é diferente do processo de ganhar dinheiro, e muitas vezes o processo de ganhar dinheiro passa longe do que se quer, mas sempre passa pelo que precisa ser feito.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Verdadeira Palavra de Deus

Texto de Swami Vivekananda.
Em 17 de novembro de 1896.

COMO SERES manifestados, parecemos estar separados, mas nossa realidade é uma, e quanto menos nos achamos separados do Um, melhor para nós. Quanto mais pensamos de nós próprios como separados do TODO, mais miseráveis nos tornamos.

Desse princípio monístico chegamos à base da ética. E me arrisco a dizer que não podemos alcançar qualquer ética por nenhuma outra fonte.

Sabemos que a ideia de ética mais antiga é a vontade de algum ser ou seres em particular, mas poucos estão prontos para aceitar essa ideia agora, porque essa seria somente uma generalização parcial.

Tá na Bíblia!

Os hindus dizem que devemos fazer isso ou aquilo porque está nos Vedas, mas o cristão não vai obedecer à autoridade dos Vedas.

Os cristãos dizem que  devemos fazer isso ou aquilo porque está na Bíblia. Isso não terá efeito naqueles que não acreditam na Bíblia.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...