domingo, 25 de agosto de 2013

Cristo, o Mensageiro–Parte IV (Final)

Texto de Swami Vivekananda.
Em 1900.

Swami-Vivekananda.jpg

A OUTRA GRANDE lição do Mensageiro, que é a base de todas as religiões, é a renúncia. Como você pode fazer o espírito puro? Por renúncia.

Um jovem homem rico perguntou a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para que eu possa herdar a vida eterna?"

E Jesus disse-lhe: "Uma coisa te falta; vai-te, vende tudo quanto tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. E vem, toma a tua cruz e siga-Me".

E ele ficou triste com aquelas palavras e foi embora triste, porque possuía muitos bens.
Estamos todos mais ou menos assim. A voz está soando em nossos ouvidos dia e noite. No meio dos nossos prazeres e alegrias, no meio das coisas do mundo, pensamos que nos esquecemos de todo o resto.

Em seguida, vem um momento de pausa e a voz soa em nossos ouvidos: "Desista de tudo o que tens e siga-Me".

"Todo aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á"

Pois quem desiste desta vida por causa dele, encontra a vida imortal. No meio de toda a nossa fraqueza há um momento de pausa e a voz soa: "Desista de tudo o que tens, dai aos pobres e siga-Me".

Este é o ideal que ele prega, e este tem sido o ideal pregado por todos os grandes profetas do mundo: a renúncia.

Renúncia é Altruismo

Qual o significado de renúncia?

Que há apenas um ideal na moral: altruísmo. Seja altruísta. O ideal é o altruísmo perfeito. Quando um homem é atingido na face direita, vira a esquerda também. Quando um casaco de um homem é levado, ele dá sua capa também.

Devemos trabalhar da melhor maneira que pudermos, sem arrastar para baixo o ideal. Aqui está o ideal. Quando um homem não tem mais ego nele, nenhuma posse, nada para chamar de "eu" ou "meu", se entregou inteiramente, destruiu a si mesmo por assim dizer – neste homem está o próprio Deus; pois nele a vontade própria se foi, esmagada, aniquilada.

Esse é o homem ideal.

Não podemos chegar a esse estado ainda; por hora, adoremos o ideal e, lentamente, esforcemo-nos para alcançar o ideal, embora, talvez, com passos vacilantes.

Pode ser amanhã, ou pode ser daqui a mil anos; mas o ideal tem de ser alcançado. Pois não é só pelo final, mas também os meios.

Ser inegoísta, perfeitamente altruísta, é a própria salvação; porque o homem dentro morre, e somente Deus permanece.

Basta Crer em Jesus?

Mais um ponto. Todos os instrutores da humanidade são altruístas. Suponha que Jesus de Nazaré estava ensinando, e um homem veio e disse-lhe:

- O que você ensina é lindo. Eu acredito que é o caminho para a perfeição, e eu estou pronto para segui-lo; mas eu não me preocupo em adorá-lo como a unigênito Filho de Deus.

Qual seria a resposta de Jesus de Nazaré?

- Muito bem, irmão, siga o ideal e avance do seu próprio jeito. Eu não me importo se você me dá o crédito para o ensinamento ou não. Eu não sou um lojista. Eu não faço comércio com a religião. Só ensino a verdade, e a verdade não é propriedade de ninguém. Ninguém pode patentear a verdade. Verdade é o próprio Deus. Vá em frente.

Mas o que os discípulos dizem hoje em dia é:

- Não importa se você praticar os ensinamentos ou não, você dá crédito ao Homem? Se você dá crédito ao Mestre, você será salvo; se não, não há salvação para você.

E assim, todo o ensinamento do Mestre é degenerado, e todo o esforço e a luta são para a personalidade do homem.

Eles não sabem que ao impor essa diferença, eles estão, de certa maneira, trazendo vergonha para o próprio Homem que quer honrar - o mesmo Homem que teria se encolhido de vergonha de tal ideia.

O que lhe importava se havia um homem no mundo que se lembrava dele ou não? Ele tinha que entregar sua mensagem, e ele entregou.

E se ele tivesse vinte mil vidas, ele daria todas para o homem mais pobre do mundo.

Se ele tivesse que ser torturado milhões de vezes por um milhão de samaritanos desprezados, e se para cada um deles o sacrifício da sua própria vida fosse a única condição para a salvação, ele teria dado a sua vida.

E tudo isso sem querer ter seu nome conhecido até mesmo por uma única pessoa. Quieto, desconhecido, silencioso, ele iria trabalhar, assim como o Senhor trabalha.

Agora, o que o discípulo diz?

Ele vai lhe dizer que você pode ser um homem perfeito, perfeitamente altruísta, mas a menos que você dê o crédito ao nosso instrutor, ao nosso santo, não há qualquer proveito.

Por quê? Qual é a origem desta superstição, desta ignorância?

Deus Se Fazendo Homem

O discípulo pensa que o Senhor pode manifestar-se apenas uma vez. Aí reside todo o erro.

Deus se manifesta para você no homem. Mas em toda a natureza, o que acontece uma vez deve ter acontecido antes, e deve acontecer no futuro. Não há nada na natureza que não seja sujeito à lei; e isso significa que tudo o que acontece uma vez tem que continuar e tem que ter acontecido.

Na Índia, eles têm a mesma ideia das Encarnações de Deus. Uma de suas grandes Encarnações, Krishna, cujo grande sermão, o Bhagavad-Gita, alguns de vocês devem ter lido, diz: "Embora eu seja não-nascido, de natureza imutável, e o Senhor dos seres, mas subjugando meu Prakriti, eu venho a ser pela Minha própria Maya. Sempre que diminui a virtude e a imoralidade prevalece, então Eu encarno de novo. Para a proteção do bem, para a destruição dos ímpios, e para o estabelecimento do Dharma, eu torno a ser, em todos os tempos ".

Sempre que o mundo decai, o Senhor vem para ajudá-lo a seguir em frente, e assim Ele faz de tempos em tempos e um lugar para outro.

Em outra passagem Ele fala para este significado: “Onde quer que aches uma grande alma de imenso poder e pureza lutando para elevar a humanidade, saiba que ele é nascido de Meu esplendor, que estou lá a trabalhar através dele”.

Vamos, portanto, encontrar a Deus, não só em Jesus de Nazaré, mas em todos os grandes que o precederam, em todos os que vieram depois dele, e todos os que ainda estão por vir.

Nossa adoração é ilimitada e livre.

Carregando Sua Cruz

Eles todos são manifestações do mesmo Deus Infinito. Eles são todos puros e desinteressados; eles lutaram e deram suas vidas por nós, pobres seres humanos. Cada um e todos sofrem expiação vicária por cada um de nós, e também por todos os que hão de vir.

Em certo sentido, todos vocês são profetas; cada um de vocês é um Profeta, que carrega o peso do mundo sobre os próprios ombros. Você já viu um homem, você já viu uma mulher, que não esteja silenciosamente, pacientemente, carregando o seu pouco peso da vida?

Os grandes profetas eram gigantes – eles carregavam um gigantesco mundo em seus ombros. Comparado com eles somos pigmeus, sem dúvida, mas nós estamos fazendo a mesma tarefa, em nossos pequenos círculos, em nossas pequenas casas, estamos levando nossas pequenas cruzes.

Não há ninguém tão mau, ninguém tão sem valor, mas ele tem que carregar a sua própria cruz.
Mas com todos os nossos erros, com todos os nossos maus pensamentos e más ações, existe um ponto brilhante em algum lugar, ainda existe em algum lugar o fio de ouro através do qual estamos sempre em contato com o divino.

Pois, saiba com certeza, que o momento em que o toque do divino estiver perdido haveria aniquilação.

E porque ninguém pode ser aniquilado, há sempre algum lugar no fundo do nosso coração, por mais baixos e degradados que possamos estar, um pequeno círculo de luz que está em constante contato com o divino.

Nossas saudações a todos os profetas do passado cujos ensinamentos e vida herdamos, não importa qual tenha sido sua raça, região, ou credo!

Nossas saudações a todos os homens e mulheres Divinos que estão trabalhando para ajudar a humanidade, qualquer que seja o seu nascimento, cor ou raça!

Nossas saudações a todos aqueles que estão vindo no futuro - Deuses vivos - para trabalhar desinteressadamente para os nossos descendentes.



domingo, 18 de agosto de 2013

Cristo, o Mensageiro–Parte III

Texto de Swami Vivekananda.
Em 1900.

Swami-Vivekananda.jpg

POIS, VEJA VOCÊ, de três maneiras o homem percebe Deus.

No início, o intelecto subdesenvolvido do homem ignorante vê Deus tão longe, lá em cima nos céus em algum lugar, sentado em um trono, como um grande juiz. Ele olha para Ele como um fogo, como um terror.

Agora, isto é bom, pois não há nada de mal nisso. Você deve se lembrar de que a humanidade não viaja do erro para a verdade, mas de verdade em verdade; pode ser, se você preferir, da verdade menor para a verdade maior, mas nunca do erro para a verdade.

As Religiões

Suponha que você comece por aqui e viaje em direção ao sol numa linha reta. Daqui o sol parece pequeno em tamanho. Suponha que você vá em frente milhões de quilômetros, o sol vai parecer muito maior. Em cada fase, o sol vai se tornar cada vez maior.

Suponha que vinte mil fotografias foram tiradas do mesmo sol, de diferentes pontos de vista; estas vinte mil fotografias serão todas seguramente diferentes uma da outra. Mas você pode negar que cada uma é uma fotografia do mesmo sol?

Assim, todas as formas de religião, altas ou baixas, são apenas diferentes estágios em direção a esse estado eterno de Luz, que é o próprio Deus. Algumas incorporam uma visão mais baixa, outras uma um pouco mais alta, e esta é toda a diferença.

Até Deus

Portanto, as religiões das massas irracionais em todo o mundo devem ser, e sempre foram, de um Deus que está fora do universo, que vive no céu, que governa a partir desse lugar, que castiga o mau e recompensa o bem, e assim por diante.

À medida que o homem avançou espiritualmente, ele começou a sentir que Deus era onipresente, que Ele deve estar nele, que ele deve estar em toda parte, que Ele não era um Deus distante, mas evidentemente a Alma de todas as almas.

Como a minha alma move meu corpo, assim também Deus é o motor da minha alma. Alma dentro da alma.

E algumas pessoas que tinham se desenvolvido o suficiente e eram suficientemente puras, foram ainda mais longe, e finalmente encontraram Deus.

Como o Novo Testamento diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." E eles descobriram, finalmente, que eles e o Pai eram um só.
Você descobre que todos esses três estágios são ensinados pelo Grande Mestre no Novo Testamento.

Oração

Note-se a oração comum que ele ensinou: "Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o teu nome", e assim por diante - uma simples oração, a oração de uma criança.

Veja, é a "oração comum" porque é destinada para as massas ignorantes.

Para um círculo superior, para aqueles que avançaram um pouco mais, ele deu um ensinamento mais elevado: "Eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em ti".

Você se lembra disso?

E então, quando os judeus lhe perguntaram quem ele era, ele declarou que ele e seu Pai eram um, e os judeus pensaram que era uma blasfêmia. O que ele quis dizer com isso? Isso foi também dito por seus antigos profetas: "Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”.

Note as mesmas três etapas. Você vai descobrir que é mais fácil para você começar com a primeira e terminar com a última.

Pureza

O Mensageiro veio para mostrar: que o espírito não está nas formas, que não é através de toda a sorte de dissabores e problemas complicados da filosofia que você conhece o espírito.

Era melhor que você não tivesse aprendido, melhor que você nunca tivesse lido um livro em sua vida. Estes não são de todo necessários para a salvação - nem riqueza, nem posição, nem poder, nem mesmo o aprendizado; mas o que é necessário é esta única coisa, pureza.

"Bem-aventurados os puros de coração", pois o espírito em sua própria natureza é puro. Como pode ser de outra forma? É de Deus, veio de Deus.

Na linguagem da Bíblia, "é o sopro de Deus".

Na linguagem do Corão: "é a alma de Deus".

Deus e a Impureza.

Você quer dizer que o Espírito de Deus pode de alguma forma ser impuro?

Mas, infelizmente, tem sido, por assim dizer, coberto com a poeira e a sujeira das idades, através de nossas próprias ações, boas e más.

Várias obras que não estavam corretas, que eram verdadeiras, cobriram o mesmo espírito com a poeira e a sujeira da ignorância das idades.

É necessário apenas limpar a poeira e a sujeira, e então o espírito brilha imediatamente. "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".

"O Reino dos Céus está dentro de você". Onde tu vais buscar o Reino de Deus, pergunta Jesus de Nazaré, quando ele está lá, dentro de você?

Purifique o espírito, e ele está lá. Ele já é seu. Como você pode obter o que não é seu? Ele é seu por direito. Vocês são os herdeiros da imortalidade, filhos do Pai Eterno.

Esta é a grande lição do Mensageiro.



domingo, 4 de agosto de 2013

Cristo, o Mensageiro–Parte II

Texto de Swami Vivekananda.
Em 1900.

Swami-Vivekananda.jpg

VAMOS AGORA estudar um pouco da vida de Cristo, a Encarnação dos judeus.

Quando Cristo nasceu, os judeus estavam nesse estado que eu chamo de um estado de queda entre duas ondas, um estado de conservadorismo, um estado onde a mente humana está, por assim dizer, cansada de avançar por um tempo e está só tomando cuidado do que ela já tem; um estado em que a atenção está mais voltada para as particularidades, para os detalhes, do que para os grandes, gerais, e maiores problemas da vida, um estado de estagnação, ao invés de um seguir adiante; um estado de sofrer mais do que de fazer.

Veja, eu não culpo este estado de coisas.

Não temos direito de criticá-lo - porque se não fosse por esta queda, a próxima subida, que foi incorporada em Jesus de Nazaré teria sido impossível. Os fariseus e saduceus poderiam ter sido insinceros, eles poderiam ter feito coisas que não deveriam ter feito, eles poderiam ter sido até mesmo hipócritas; mas quaisquer que fossem esses fatores foram a própria causa, da qual o Mensageiro foi o efeito.

Os fariseus e saduceus em uma extremidade foram o impulso que saiu do outro lado, como o cérebro gigantesco de Jesus de Nazaré.

A Energia Espiritual

A atenção às formas, às fórmulas, aos detalhes cotidianos da religião, e aos rituais, às vezes pode ser ridicularizada; mas, mesmo assim, dentro deles há força.

Muitas vezes, na pressa para avançar perdemos muita força.

Como um fato, o fanático é mais forte do que o homem liberal. Mesmo o fanático, portanto, tem uma grande virtude, ele economiza energia, uma quantidade enorme dela.

Tal como é com o indivíduo também é com a raça, a energia é reunida para ser conservada.

Cercada por todos os lados por inimigos externos, obrigada a se concentrar em um centro pelos romanos, pelas tendências helênicas no mundo do intelecto, pelas ondas da Pérsia, Índia e Alexandria - cercada fisicamente, mentalmente e moralmente – lá estava a raça com uma inerente, conservativa, força tremenda, que os seus descendentes não perderam até hoje.

E a raça foi forçada a se concentrar e focar todas as suas energias em Jerusalém e no Judaísmo. Mas todo o poder quando uma vez reunido não pode permanecer recolhido; ele deve gastar-se e expandir-se.

Não há poder na terra que pode ser mantido por muito tempo confinado dentro de um limite estreito. Ele não pode ser mantido comprimido por demasiado tempo para permitir a expansão de um período subsequente.

Esta energia concentrada entre a raça judaica encontrou sua expressão no período seguinte, no surgimento do Cristianismo.

Os córregos recolhidos se reuniram em um corpo. Gradualmente, todos os pequenos riachos se uniram, e tornaram-se uma onda surgindo, no topo da qual encontramos destacando-se a figura de Jesus de Nazaré.

A Criação do Profeta

Assim, cada Profeta é uma criação do seu próprio tempo, a criação do passado de sua raça, ele mesmo é o criador do futuro. A causa de hoje é o efeito do passado e a causa para o futuro. Nesta posição está o Mensageiro.

Nele se materializa tudo o que é o melhor e maior em sua própria raça, o significado, a vida, pela qual que essa raça tem lutado por muito tempo; e ele mesmo é o impulso para o futuro, não só para sua própria raça, mas para incontáveis outras raças do mundo.

Jesus do Oriente

Devemos ter outro fato em mente: a minha visão do grande Profeta de Nazaré seria do ponto de vista do Oriente. Muitas vezes você se esquece, também, que o próprio Nazareno era o oriental dos orientais.

Com todas as suas tentativas de pintá-lo com olhos azuis e cabelo amarelo, o Nazareno ainda era um oriental. Todas as metáforas, as imagens, com que a Bíblia foi escrita - as cenas, os locais, as atitudes, os grupos, a poesia, o símbolo, - falam com você do Oriente: do céu brilhante, do calor, do sol, do deserto, dos homens sedentos e animais, de homens e mulheres que vêm com jarros em suas cabeças para enchê-los nos poços, dos rebanhos, dos lavradores, do cultivo que está acontecendo ao seu redor; da azenha e roda, da represa, das mós.

Tudo isso pode ser visto hoje na Ásia.

Os Gregos

A voz da Ásia tem sido a voz da religião. A voz da Europa é a voz da política. Cada uma é grande em sua própria esfera.

A voz da Europa é a voz da Grécia antiga. Para a mente grega, sua sociedade imediata foi tudo em tudo: além disso, é bárbara. Ninguém a não ser o grego tem o direito de viver. O que quer que os gregos façam é certo e correto; tudo o mais que existe no mundo não é nem certo, nem correto, nem deveria ter permissão para viver.

É intensamente humana em sua compreensão intensamente natural, intensamente artística, portanto. O grego vive inteiramente neste mundo. Ele não se preocupa em sonhar. Mesmo a poesia é prática.

Seus deuses e deusas não são apenas seres humanos, mas intensamente humanos, com todas as paixões e sentimentos humanos, quase o mesmo que como qualquer um de nós.

Ele ama o que é belo, mas, lembre-se, é sempre a natureza externa, a beleza das montanhas, das neves, das flores, a beleza das formas e das figuras, a beleza do rosto humano, e, mais frequentemente, na forma humana - isto é o que os gregos gostavam.

E os gregos sendo os professores de todos os europeus posteriores; a voz da Europa é grega.

A Ásia

Há outro tipo na Ásia.

Pense nesse vasto, imenso continente, cujos topos das montanhas vão além das nuvens, quase tocando a copa do céu azul; um imenso deserto de quilômetros e quilômetros onde uma gota de água não pode ser encontrada, nem uma folha de grama crescer; intermináveis florestas e rios gigantescos correndo para o mar.

No meio de todos estes ambientes, o amor oriental pelo belo e pelo sublime desenvolveu-se em outra direção. Ele olhou para dentro, e não fora.

Há também a sede pela natureza, e também há a mesma sede de poder; há também a mesma sede por excelência, a mesma ideia do grego e bárbaro, mas ela se estendeu sobre um círculo maior.

Na Ásia, ainda hoje, nascimento ou cor ou língua nunca fazem uma raça.

O que faz uma raça é a sua religião. Somos todos cristãos, somos todos muçulmanos, somos todos os hindus, ou todos budistas. Não importa se um budista é um chinês, ou é um homem da Pérsia, eles pensam que são irmãos, porque professam a mesma religião.

A religião é o laço, a unidade da humanidade.

E então, novamente, o oriental, pela mesma razão, é um visionário, um sonhador nato.

As ondulações das cachoeiras, o canto dos pássaros, as belezas do sol e da lua e as estrelas e toda a Terra são bastante agradáveis; mas eles não são suficientes para a mente oriental. Ele quer sonhar um sonho além. Ele quer ir além do presente.

O presente, por assim dizer, é nada para ele. O Oriente foi o berço da raça humana por muito tempo, e todas as vicissitudes da fortuna estão lá - reinos sucedendo reinos, impérios sucedendo impérios, o poder humano, glória e riqueza, tudo sucedeu lá; um Gólgota ​​de poder e aprendizagem. Esse é o Oriente: o Gólgota de poder, de reinos, de aprendizagem.

Não se admire, a mente oriental olha com desprezo para as coisas deste mundo e naturalmente quer ver algo que não muda, algo que não morre, algo que em meio a este mundo de miséria e morte é eterno, bem-aventurado, imortal.

Os Profetas Orientais

Um Profeta oriental não se cansa de insistir a respeito desses ideais; e, como profetas, você também deve se lembrar de que, sem uma única exceção, todos os Mensageiros eram orientais.

Vemos, portanto, na vida deste grande Mensageiro de vida, o primeiro lema: "Não esta vida, mas algo superior"; e, como o verdadeiro filho do Oriente, ele é prático nisso.

Vocês no Ocidente são práticos em seu próprio departamento, em assuntos militares, e na gestão de círculos políticos e outras coisas. Talvez o Oriental não seja prático nesses meios, mas ele é prático em seu próprio campo, ele é prático na religião.

Se alguém prega uma filosofia, amanhã há centenas de pessoas que vão lutar o melhor que podem para praticá-la em suas vidas. Se um homem prega que estar em um pé poderia levá-lo à salvação, ele conseguirá imediatamente quinhentos para ficar em um pé. Você pode chamá-lo de ridículo; mas, veja bem, debaixo disso está sua filosofia – esta intensa praticidade.

Os "Profetas" Ocidentais

No Ocidente, os planos de salvação significam ginástica intelectual - planos que nunca funcionaram, nunca foram trazidos para a vida prática.

No Ocidente, o pregador que fala melhor é o maior pregador.

Assim, encontramos Jesus de Nazaré, em primeiro lugar, o verdadeiro filho do Oriente, intensamente prático. Ele não tem fé neste mundo evanescente e todos os seus pertences.

Não há necessidade de interpretações exageradas e distorcidas (text-torture), como é a moda no Ocidente nos tempos modernos, não há necessidade de esticar os textos até que não se estiquem mais. Os textos não são uma borracha da Índia, e mesmo ela tem seus limites. Então, sem fabricar uma religião para agradar indevidamente ao senso de vaidade dos dias de hoje!

Jesus para os Ocidentais

Veja, sejamos todos honestos.

Se não podemos seguir o ideal, vamos confessar a nossa fraqueza, mas não degradá-lo; não deixe qualquer tentativa puxá-lo para baixo. Alguém fica doente do coração diante dos diferentes relatos da vida de Cristo, que os ocidentais dão.

Eu não sei o que ele era ou o que ele não era!

Alguém poderia fazer dele um grande político; outro, talvez, faria dele um grande general militar; outro, um grande judeu patriótico, e assim por diante.

Existe algum fundamento nos livros para todas essas suposições?

O Jesus Verdadeiro

O melhor comentário sobre a vida de um grande mestre é a própria vida dele.

"As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."

Isso é o que Cristo diz ser o único caminho para a salvação; ele não estabelece nenhum outro caminho. Vamos admitir humildemente que não podemos fazer isso. Nós ainda temos predileção por "mim e minha". Queremos propriedade, dinheiro, riqueza.

Ai de nós!

Vamos nos confessar e não envergonhar este grande Mestre da Humanidade! Ele não tinha laços familiares. Mas você acha que, aquele Homem tinha quaisquer ideias físicas nele? Você acha que, esta massa de luz, esse Deus e não homem, desceu à terra, para ser o irmão de animais?

E, no entanto, as pessoas fazem-no pregar todos os tipos de coisas.

Ele não tinha nenhuma ideia do sexo! Ele era uma alma! Nada além de uma alma - apenas manobrando um corpo para o bem da humanidade, e que era toda a sua relação com o corpo.

Na alma não há sexo. A alma desencarnada não tem relação com o animal, nenhuma relação com o corpo.

O ideal pode estar muito longe, para além de nós. Mas não importa, mantenha o ideal. Vamos admitir que este é o nosso ideal, mas não podemos alcançá-lo ainda.

A Missão de Jesus

Ele não tinha outra ocupação na vida, nenhum outro pensamento, exceto aquele, que ele era um espírito. Ele era um espírito imaterial, ilimitado, não ligado. E não somente isso, mas ele, com a sua visão maravilhosa, descobriu que cada homem e mulher, seja judeu ou gentio, seja rico ou pobre, seja santo ou pecador, era a encarnação do mesmo espírito imortal como ele próprio.

Portanto, o único trabalho que toda a sua vida mostrou foi o de chamá-los a realizar sua própria natureza espiritual.

Desistam, diz ele, desses sonhos supersticiosos de que vocês são baixos e que vocês são pobres. Não pense que vocês estão sendo espezinhados e tiranizados como se fossem escravos, pois dentro de vocês existe algo que nunca pode ser tiranizado, nunca ser espezinhado, nunca ser incomodado, nunca ser morto.

Vocês todos são filhos de Deus, espírito imortal.

"Saiba", ele declarou, "o Reino dos Céus está dentro de você." "Eu e o Pai somos um."

Você se atreveria a se levantar e dizer, não só que "Eu sou o Filho de Deus", mas também encontrar no fundo do meu coração que "Eu e o Pai somos um"?

Isso foi o que Jesus de Nazaré disse.

Ele nunca fala deste mundo e desta vida. Ele não tem nada a ver com isso, exceto que ele quer se apossar do mundo como ele é, dar-lhe um empurrão e conduzi-lo para a frente e adiante até que todo o mundo tenha atingido a luz resplandecente de Deus, até que todo mundo tenha realizado sua natureza espiritual, até que a morte tenha desaparecido e a miséria banida.

O Jesus Histórico

Nós lemos histórias diferentes que foram escritas sobre ele; conhecemos os estudiosos e os seus escritos, e a mais elevada crítica, e nós sabemos que tudo o que foi conseguido pelo estudo.

Nós não estamos aqui para discutir o quanto do Novo Testamento é verdade, nós não estamos aqui para discutir o quanto daquela vida é histórica. Não importa em absoluto se o Novo Testamento foi escrito dentro de 500 anos de seu nascimento, nem importa mesmo, quanto daquela vida é verdadeira.

Mas há algo por trás, algo que queremos imitar.

Para contar uma mentira, você tem que imitar uma verdade, e esta verdade é um fato. Você não pode imitar o que nunca existiu. Você não consegue imitar aquilo que você nunca percebeu. Mas deve ter havido um núcleo, um enorme poder que desceu, uma manifestação maravilhosa do poder espiritual - e é disso que estamos falando.

Isto está ali.

Portanto, não temos medo de todas as críticas dos estudiosos. Se eu, como um oriental, tenho que adorar a Jesus de Nazaré, só me resta uma maneira, isto é, adorá-lo como Deus e nada mais. Não temos o direito de adorá-lo dessa maneira, você quer dizer? Se nós O trazemos para o nosso próprio nível e simplesmente prestamos-Lhe um pouco de respeito como um grande homem, por que devemos adorar então?

Nossas escrituras dizem: "Estes grandes filhos da Luz, que manifestam a Luz eles mesmos, que se são Luz eles mesmos, eles, sendo adorados, tornam-se, por assim dizer, um conosco e nos tornamos um só com eles”.



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