segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Iniciação e o Guru - II

Texto de SWAMI TILAK.

II

O AMBIENTE É O responsável de despertar as ideias na mente do homem. Se vocês estão em ambiente puro terão ideias puras.

A companhia do Mestre sempre cria ideias altas, ideias espirituais. A princípio o discípulo tem dúvidas em sua mente. Depois as dúvidas desaparecem e ficam a confiança, a determinação.

Neste momento o discípulo é como uma flecha, e o Guru como o arco. Em realidade o arco dá a força, dá a direção à flecha. Depois de se lançar, a flecha já não estará unida ao arco, mas segue a direção que o arco lhe deu.

Assim mesmo, ao fim o discípulo consegue sua independência, sua liberação, mas a direção que sua mente recebeu de seu Mestre, continua toda a vida. Se o Mestre está presente ou não, não é importante. A inspiração, a direção, as ideias recebidas do Guru continuam sempre na vida do discípulo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vosso Lar

Texto de Dudu Lopes

India_Rainbow.jpg

EU NUNCA LI o livro "Nosso Lar" de Chico Xavier mas tive oportunidade de ver o filme. Tive que admitir pra mim mesmo que não gostei. Ainda que adoraria estar aqui elogiando, a imagem do além-túmulo pintada pelo filme é, no mínimo, cômica.

No filme se mistura a realidade do Plano Físico, da região etérica, do Plano Astral e do Plano Causal. Funciona para consolar os mais simples mas não é nada inspirador para os demais, ao contrário da biografia do Chico que é inspiradora para todos nós.

Ao assistir "Nosso Lar" é importante ter em mente que aquela história fala de um lugar muito específico e não de todo o além-túmulo.

Como é No Plano Astral

O Plano Astral é muito louco e vasto. Já vi de tudo ali, inclusive nada. Tem lugares no Astral que são um completo vazio, não se vê nada, não se sente nada, terra de ninguém mesmo.