sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os Malefícios Do AÇÚCAR – Última Parte

Texto de Edison Rabello JR.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 1
Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 2

ESTIMA-SE QUE O CONSUMO médio mundial de açúcar seja de aproximadamente 200g por dia, incluindo cafezinhos, doces, sucos, refrigerantes e até cigarros.

Isso significa 6 Kg por mês ou 72 Kg por ano; nesse ritmo um ser humano adulto por volta dos 40 anos terá consumido perto de 3 toneladas de açúcar!

O Corpo Não É Preparado Para O Açúcar

- O corpo humano não é preparado para ingerir essa quantidade de açúcar, principalmente porque a sacarose não faz parte da cadeia alimentar - diz o Dr. Ihsan Yossef Simaan - e o principal malefício, no último século, é a modificação morfológica do corpo humano, com os indivíduos tornando-se obesos.

O mesmo Dr. Ihsan atesta que o açúcar vicia mais que a cocaína:

- A cocaína leva à morte, por uso direto (overdose) a cerca de 6% a 8% dos usuários. No caso do açúcar, esse percentual é de 42%, por meio da hipertensão, cardiopatias, diabetes e a famosa obesidade.

Dependência Química

A dependência química do açúcar é muito forte porque está ligada aos neurotransmissores cerebrais conhecidos como serotonina, que são responsáveis pelo estado de felicidade.

Aliás essa explicação é uma das bases para se entender o porquê do uso de qualquer coisa que nos leva ao vício: o prazer alcançado, ainda que por pouco tempo. Como a sensação é boa, queremos repetir, e aí não paramos mais.

Então aí vão as consequências:

  • Sensação de saciedade. O açúcar se transforma em energia muito rápido e corpo "pensa" que já está alimentado, não sentindo necessidade de ingerir alimentos realmente nutritivos.
  • Como o açúcar se transforma rapidamente em energia em nosso corpo, o que não aproveitamos também rapidamente vira gordura e fica depositado em diversas partes do corpo.
  • Perda lenta e constante de cálcio e magnésio, abrindo as portas para cáries, infecções e doenças com osteoporose e câncer Retenção de sais de cálcio, causando endurecimento das artérias (arteriosclerose).
  • O organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar a acidificação do sangue provocada pela ingestão abusiva de açúcar, causando desequilíbrio imunológico, perturbações no metabolismo, causando obesidade, depressão, hipoglicemia, diabetes.
  • Tendência à preguiça.
  • Cálculos biliares.

Alternativa

Mas existe alternativa?

Sim, muitas e todas dependem essencialmente de mudança de hábitos, abrir mão de sabores, testar, testar e testar o que melhor funcione com cada um de nós.

E, como todo vício, normalmente os tratamentos de choque não dão bons resultados. Vamos devagar.

9 comentários:

  1. Querido, excelente matéria.
    o açúcar mascavo tb é tóxico para o nosso organisnmo?
    Bju grande,
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elaine!

    Eu tô tomando a liberdade de responder pelo Júnior, mas com a autorização dele.

    Para algumas pessoas que têm tendência a diabetes, o açúcar mascavo e até o mel podem ser até piores do que o açúcar branco por serem mais, digamos, concentrados.

    E isso digo por experiência própria.

    Os melhores adoçantes disponíveis atualmente são a frutose e a stévia, que podem ser encontradas puras, sem a adição de adoçantes artificiais.

    E esses adoçantes naturais não são coisas só para diabéticos, são saudáveis pra todos nós.

    Se você tem uma saúde normal, sem nenhuma doença séria, o melhor a fazer é, aos poucos, criar hábitos que eliminem a necessidade de açúcar, deixando o açúcar somente para aqueles momentos de festa ou quando a gente precisa de um pouco de doçura na vida, e não fazer dele um "alimento" diário. :D

    Beijos de seu amigo,
    Dudu Lopes.

    ResponderExcluir
  3. QUE RIA TER TIDO UM PROFESSOR ASSIM.
    LI TUDO DE TUDO GOSTEI E ACABEI FOI COM FOME.
    TOMEI A LIBER DADE DE IMPRIMIR O TEXTO SOBRE OS AÇUCARES. MINHA MÃE É DIABETICA E TEIMOSA. NÃO SEI QUAL DAS DUAS DOENÇAS É A PIOR. MAS AS DUAS MATAM.

    ResponderExcluir
  4. exelente materia, e sempre bom saber mais detalhadamente o que relmente estamos ingerindo e sobre a quantidades correta, sendo que hoje a maioria das pessoas tem algum problema por causa de uma má alimentação.

    ResponderExcluir
  5. Minha prima e eu lemos e gostamos do artigo pela sua clareza e e pelo conteudo. Tb keremos saudar o autor pelo seu esforco em beneficio dos demais. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Prezado Carlos

    Nós aqui do Cando do Dudu ficamos muito felizes com seu comentário e mais ainda por saber que os textos agradaram e alcançaram seu objetivo, que é servir de ponto de partida para que as pessoas se informem mais a respeito do assunto.

    E quero agradecer particularmente pelo elogio a minha pessoa; é um grande estímulo a continuar em frente.

    Um grande abraço

    Edison

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante... estou mudando a alimentação, tentando entrar numa dieta sattvica, mas estou batendo de frente com o meu vicio em açucar... a compulsão é forte...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Fábio, o hábito de comer açúcar desde a barriga da mãe acaba sendo muito difícil mesmo de largar.
    Eu sugiro que você vá substituindo, aos poucos, os doces por frutas, por exemplo; pra adoçar as coisas, em vez de açúcar refinado use frutose - essa inclusive tem uma dupla função: além de ser mais saudável pro corpo, a frutose é bem mais cara que o açúcar e o peso no bolso acaba forçando a gente a procurar novos hábitos também.
    Se você gosta de sucos, experimente misturar suco de laranja com outras frutas, você vai ver que diminui bastante a necessidade de adoçar os sucos e, principalmente, de consumir refrigerantes, sejam ou não dietéticos.
    É importantíssimo também ficar atento àquelas besteiras que costumamos "beliscar", como biscoitos e afins, que também têm muito açúcar.
    No mais, é ir fazendo o corpo se acostumar como novos paladares, é um processo de experimentação e substituição diária mesmo.

    Um abraço e obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Ééé... estou tentando parar aos poucos... mas o que tem pego mesmo é o fator da dependência química mesmo... esses dias, fiquei um tempo sem comer nenhum açucar, numa fricção consciente mesmo, ai uma hora dei de frente pra um bolo de chocolate hoho, e não resisti... e depois da primeira mordida, é dificil, o corpo fica pedindo mais e mais... fiquei uns 3 dias atacando bolachas aqui em casa hahaiuhau.. mas valeu pelas dicas e pelo artigo em si, me da mais vontade ainda de fazer um esforço maior...

    abs!

    ResponderExcluir