sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os Malefícios Do AÇÚCAR – Parte 1.

Texto de Edison Rabello JR

ESSA SÉRIE de três artigos se propõe a resumir algumas das muitas informações disponíveis a respeito do açúcar na internet e em alguns livros consultados.

Todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar pra viver. Mas é preciso saber que todo o açúcar de que precisam pode ser conseguido diretamente de uma alimentação equilibrada, baseada em cereais integrais, frutas, sucos, legumes e verduras. No processo metabólico do corpo humano, estes tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Podemos chamá-la de "açúcar estrutural", pois essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral.

Ingerindo Em Excesso

Quando ingerimos açúcar em excesso - seja através dos cereais ou frutas, ou diretamente através do açúcar refinado, balas e doces - o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina, fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardio-vasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.

Historicamente o consumo de açúcar se acentuou a partir da sua produção industrial, e passou a fazer parte dos mais diversos tipos de alimentos; desde refrigerantes, sorvetes e biscoitos a balas, doces em conserva, bolos, pães e diversos outros. Existem pesquisas que comprovam que até o século XVI não havia cadáveres com dentes cariados e isto comprova que as necessidades de "açúcar estrutural" das pessoas até aquela época eram satisfeitas com os açúcares naturais dos alimentos.

O sabor doce, que para os primitivos era sinônimo de algo comestível, ou seja, não-venenoso, se transformou num dos maiores venenos que a humanidade (des)conhece.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 2





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...