sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os Malefícios Do AÇÚCAR – Parte 2

Texto de Edison Rabello JR.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 1

O PRINCIPAL VILÃO dessa história é o açúcar refinado, aquele branquinho - "gostoso e com cara de inocente", como disse uma vez a escritora e pesquisadora de alimentação natural Sônia Hirsch - , obtido por meio de processos físico-químicos de transformação da garapa da cana ou extratos da beterraba, por exemplo, onde se usa e abusa de aditivos químicos para clarear e tirar a umidade do produto. A indústria ainda chama esse processo de "beneficiamento"!

O açúcar refinado pode ser consumido em estado "puro" nos cafezinhos ou no café da manhã, nos refrescos, nos sucos ( que já têm o açúcar natural das frutas !), mas também na forma "invisível", oculto nas guloseimas, refrigerantes, bolos, etc.

O Açúcar Rouba Energia

Para o corpo humano, essa é uma espécie de açúcar "gratuito", por ter sido ingerido pronto, mas na verdade a única "gratuidade" é o sabor, pois para processá-lo o organismo gasta muito mais energia e mesmo assim não o consegue completamente. Por isso mesmo gera acúmulo excessivo dessa energia não consumida em forma de gordura ou da própria glicose na corrente sangüínea. Daí para as doenças cardio-vasculares e diabetes é um pulo.

O açúcar refinado é considerado um antinutriente porque, além de não dar nutrientes nem energia vital para o organismo ainda rouba e/ou destrói vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B.

Uma Droga Dissimulada

Este tema obviamente não é inédito : foi tratado com bastante propriedade e extensão em livros como "Sem açúcar, com afeto" da Sônia Hirsch, "Relatório Orion" do Dr. Márcio Bontempo e "Sugar Blues", do escritor e pesquisador americano William Dufty, publicado na década de 70, onde o autor se refere ao açúcar (sacarose) refinado como "...a mais dissimulada droga, que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização..." e ainda como "...substância antinutriente formadora de hábito...".

Hábito esse que geralmente se inicia nas mamadeiras dos bebês, tão logo parem de se alimentar com o leite materno, se transforma em vício - o primeiro vício que uma pessoa adquire sem saber - e termina, às vezes, em falta de disposição geral, depressão e várias doenças crônicas - incluindo o diabetes - muitas vezes com conseqüências funestas.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Ùltima Parte





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...