segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Homem, Mulher e Pessoa

Texto de Dudu Lopes

caozinho-menina.jpg

NO TEXTO ANTERIOR, o Júnior chamou a nossa atenção para o fato que masculino e feminino são energias que devemos utilizar para crescermos na vida. Aqui, a gente vai relembrar a existência de uma terceira energia, que leva o indivíduo para além da dualidade homem-mulher, uma energia que vou chamar de pessoa.

Sexualidade

Energia, masculina e feminina, e sexualidade são coisas distintas.

Algumas teorias da ciência de nossa época começam a admitir que o ser humano não possui somente duas formas de expressão de sexualidade, mas uma infinidade delas.

A meu ver, entre a sexualidade masculina e a feminina existe uma gradação quase infinita, com pontos mais ou menos masculinos, ou pontos mais ou menos femininos.

Até algumas décadas atrás a sociedade enxergava, basicamente, o homem e a mulher. Hoje, a sociedade enxerga também o homossexual masculino, o homossexual feminino e o bissexual.

Mas se a gente prestar atenção a gente vai perceber que existem homossexuais femininos que são apaixonadas pela energia feminina ao ponto de se atraírem apenas por mulheres, e outras que se apaixonam pelo fato de se tornarem masculinas ao ponto de se atraírem por mulheres, posturas bem diferentes. O mesmo pode ser dito em relação à homossexualidade masculina. O bissexual pode ser atraído por mulheres e homens. O sexual é aquele que é atraído pela atividade sexual, independentemente se é com um homem, uma mulher, um homossexual de qualquer sexo ou uma xícara.



terça-feira, 1 de setembro de 2009

Masculino e Feminino

Texto de Edison Rabello JR.

t'ai-chi.jpg

EXISTE MUITA CONFUSÃO entre as pessoas a respeito do que é ser masculino ou feminino. Geralmente se cai no estereótipo sexual, que só enxerga a coisa a partir de um ou de outro extremo, ou então a partir de uma lógica homo ou bissexual, que tende a uma visão mais ampla - mas ainda assim sexual.

Ser masculino ou feminino não é uma questão física, de termos um corpo físico de macho ou de fêmea: é uma questão de condicionamento cultural, em primeiro lugar. Os homens desde cedo aprendem, tanto pelo exemplo como pela propaganda massificada, quais são os tipos de comportamento e atitudes esperadas de um "homem de verdade". Da mesma forma as mulheres aprendem que devem ter atitudes de uma "mulher de verdade". Essa herança comportamental tem muito a ver com o lado mais instintivo, animal, dos seres humanos, pois quando os reduzimos ao básico, ao instinto de sobrevivência da espécie, então é facilmente compreensível que machos devam procurar fêmeas para acasalar e etc; no entanto, este aspecto da questão é mais para o "Discovery Channel". Aqui a ideia é vermos como é que ser masculino ou feminino pode nos ajudar a crescer, evoluir como gente.

A Bipolaridade da Bipolaridade

A primeira coisa é buscar umas analogias necessárias e a fonte é o Taoísmo. O símbolo aí de cima, famosíssimo ainda que pouco compreendido, chama-se "T'ai Chi" e representa a dualidade, a polaridade fundamental para que a Natureza possa existir. Um lado é claro, o outro é escuro, mas um pequeno círculo claro está na parte escura assim como um pequeno círculo escuro está na parte clara, mostrando que, em essência, um pode se converter no outro. Este símbolo ainda nos mostra o dinamismo essencial da vida, que pode ser visto na linha sinuosa que parece dividi-lo, mas que na verdade simboliza a interpenetração dos opostos, uma energia originando a outra infinitamente, sempre equilibradas e complementares.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...