sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A Espiritualidade

Texto de Dudu Lopes.

TODOS OS SERES HUMANOS têm a necessidade de se relacionar com algo maior do que si mesmos, algo que pareça mais importante, mais poderoso.

Esta necessidade de algo maior geralmente é expressa pelo agrupamento em torno de uma idéia única ou um conjunto único de idéias. Esse agrupamento pode ser por conta de idéias científicas, religiosas, artísticas, políticas, sociais, e outras tantas que a criatividade humana inventar.

A ênfase em determinado agrupamento pode ser tão forte que leva os indivíduos do grupo a querer se impor aos demais grupos, daí nasce o fanatismo. Hoje vemos com muita facilidade o fanatismo científico, religioso, político, social, e até a arte e os esportes se tornaram praça de guerra de fanáticos.

Espiritualidade É A Compreensão De Algo Maior

Acima dos agrupamentos, existe algo maior e, acima deste, algo maior ainda. E em última instância, existe Algo Maior; algo incompreensível e que não pode ser expresso corretamente por palavras.

A busca da percepção e a compreensão deste Algo Maior é a espiritualidade.

Este Algo Maior não fala através de livros, não defende guerras santas, não pertence a nenhum agrupamento religioso, científico, político ou cultural.

Olhando Para O Infinito

Duas técnicas podem ajudar ao iniciante a intuir este Algo Maior, através do olhar para o infinito:

  1. Sente-se confortavelmente e com a coluna reta (sem forçar) e preste atenção no ar que toca a narina ao entrar e sair;
  2. Ou observe o seu corpo, e em seguida observe aquele "você" que observa o corpo, e agora observe o "você" que observa o "você" que observa o corpo. E assim sucessivamente...

O primeiro exercício deve durar de 1 a 2 minutos, enquanto o segundo deve durar de 30 a 60 segundos.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...