quarta-feira, 25 de junho de 2008

Reencarnação e Karma

Texto de Dudu Lopes.

DE TODOS OS PROCESSOS naturais por que passa o ser humano, a reencarnação talvez seja o mais importante. E muito mais do que as vidas passadas, são as vidas futuras que tornam a reencarnação um processo fundamental para o crescimento humano.

A Polêmica

Existe muita polêmica em relação à reencarnação - se existe ou não existe - particularmente os cristãos católicos e protestantes insistem que o que existe é ressurreição e não reencarnação. Dizer que existe ressurreição e por isso não existe reencarnação é o mesmo que dizer que existem bicicletas e por isso não existem os automóveis. São coisas tão distintas que uma não pode ser comparada com a outra, e a existência de uma de forma alguma impede a existência de outra.

Citar um livro como prova de que não existe reencarnação, seja ele a Bíblia ou qualquer outro, assim como citar um livro como prova de que existe reencarnação, seja ele o Bhagavad Gita ou qualquer outro, é igualmente infantilidade, uma infantilidade que beira o comportamento imbecil.

Existem muitos livros sobre reencarnação, contra ou a favor, inclusive o profusamente técnico "Reencarnação" de Swami Tilak, deixo a eles a missão de provar alguma coisa a alguém.

Vidas Passadas

Existem algumas técnicas que auxiliam a se conhecer as vidas passadas, a mais acessível é a hipnose. O relaxamento profundo também pode auxiliar, assim como a projeção astral. Mas em todas é obrigatoriamente necessária a intervenção de algum ser astral com poder o suficiente para modificar a frequência da pessoa e colocá-la na frequência da vida que se quer conhecer. Isso acontece mesmo no laboratório psiquiátrico mais científico.

O episódio de uma vida é como um programa de TV, é necessário que o aparelho receptor esteja na mesma frequência, no mesmo canal, da emissora em que ocorre a transmissão. Da mesma forma para se lembrar de um episódio em alguma vida passada é necessário se entrar na mesma frequência da vida em que o episódio ocorreu.

Uma pessoa comum já teve centenas de vidas, a maioria delas com muitos anos de existência, e cada ano com uma série de eventos exteriores e interiores, cada um deles com uma sintonia fina própria. São os seres superiores do Plano Astral ou Causal, que podem ser humanos ou não, que podem estar ligados ao indivíduo ou ao terapeuta, que modificam a frequência do corpo astral do indivíduo para aquela vida, aquele momento, pertinente para o progresso da pessoa.

As vidas passadas que mais nos influenciam são muito parecidas com as circunstâncias que mais nos influenciam. Não é o fato de serem boas ou ruins que conta, mas o quanto essas vidas nos marcaram. Uma pessoa que tenha passado fome durante muitos anos nessa vida terá marcas em sua psique por conta disso que influenciarão seus anos seguintes, essas marcas podem e geralmente são levadas para outras vidas. Uma pessoa que tenha vivido uma situação abastada durante muitos anos nessa vida terá marcas na sua psique por conta disso, essas marcas influenciarão seus anos seguintes e suas vidas seguintes. Isso é o que se chama de karma no hinduísmo.

Karma

Karma não é algo que se paga, é algo que se cura ou se desfruta. Você fez um bom investimento e gerou um bom lucro, o lucro é um karma que precisa ser desfrutado. Você cortou o dedo inadvertidamente, o ferimento não é algo que se deve sofrer ou pagar, é algo que deve ser curado e, se possível, com um analgésico para não sentir a dor ou minimizar o desconforto.

A palavra "Karma" significa ação, mas nesse contexto ela seria melhor traduzida por reação. Toda ação tem uma reação que pode levar algum tempo para vir a se manifestar, pode durar mais ou menos tempo, pode ser agradável ou desagradável, mais fácil ou mais difícil de ser desfrutada ou curada. Em qualquer caso o elemento tempo pode levar algumas horas, alguns anos, décadas ou vidas, dependendo da natureza da ação.

Vidas Futuras

Talvez mais importante do que conhecer as suas vidas passadas através de regressão hipnótica ou regressão astral (que pode se apresentar como um sonho de natureza muito particular), aprender que nossas ações trazem reações que influenciam nossos anos futuros assim como nossas vidas futuras pode trazer muita força interior.

A natureza das ações das vidas anteriores, incluindo a atual, vai refletir nas condições com que se deparará nas vidas futuras. O karma é o responsável pela condição financeira, pela saúde física e mental, pelo planeta em que se reencarna, pela época em que se reencarna, e pela espécie que se reencarna, além de todas as pessoas e circunstâncias com que se interage.

E você é o responsável pelo seu karma. Não importa se foi mérito seu ou sua culpa, se foi por ignorância ou por sabedoria, tudo o que tem na sua vida é responsabilidade sua, seja o que possui de bom, seja o que possui de ruim, seja o que passa de agradável tanto quanto todas as coisas desagradáveis.

A gente deve procurar buscar a cura do que é desagradável e desfrutar com sabedoria o que é agradável, sem criar karmas ou consequências graves, porque sair desfrutando o delicioso karma de ter uma Ferrari dirigindo a 300 km/h provavelmente vai lhe trazer algumas consequências bem nefastas.

E a criação de karma acontece até o último momento da vida... de fato, a velhice é um momento muito importante para se criar as condições para a próxima vida; e, por isso, em respeito ao processo natural da reencarnação, a gente precisa viver a velhice e suas limitações desejando e se aperfeiçoando internamente e, se possível, externamente também. Alguém que possa aprender a pintar próximo ao fim da vida levará esse aprendizado para a próxima. Alguém que, com 70 anos, tenha saúde para cursar uma faculdade, e assim o deseje, não vai perder o seu tempo porque tudo o que aprender será levado para outra vida.

A vida nunca acaba e nada é desperdiçado ou deixado pra lá, seja as ações com boas consequências seja aquelas com más consequências.

Citando Krishna no Bhagavad Gita, morrer é como trocar de roupa, joga-se fora a roupa velha para se vestir uma nova.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...