Texto de Dudu Lopes.
O ENGENHEIRO É para a nossa casa o que os profissionais da saúde são para o nosso corpo. O engenheiro é importante para criar e restaurar as estruturas da casa, as colunas, os alicerces, as paredes, o encanamento, etc.; enquanto cabe a nós manter a limpeza e a beleza da casa, o conforto que ela proporciona e cuidar para que ela não estrague e assim vir a precisar dos engenheiros por conta de algum problema sério.
O problema de nossa sociedade atual, influenciada pelo endeusamento dos métodos da medicina dos laboratórios, é que insiste em fazer com que as pessoas pensem em relação à alimentação de forma que somente um profissional da área deveria pensar.
Se você tem um problema de saúde sério, você procura um médico ou um nutricionista e segue as recomendações do profissional, come mais vitamina C ou E, zinco, evita gordura trans, o mau colesterol, ingere antioxidantes, ácido-fólico, cálcio, e por aí vai.
Mas no dia-a-dia você não deve pensar nessa salada de termos que não dizem absolutamente nada pra quem não é profissional do assunto. No dia-a-dia a gente deve se lembrar de apenas dois termos: comida e bobagem.
Comendo Como Adulto
As pessoas estão muito infantis no que diz respeito à comida. Todo mundo sabe que bala, pirulito, jujuba são bobagens; mas quase a totalidade das pessoas pára por aí e passa a consumir várias bobagens, verdadeiras "balas" de adulto, como se fossem comida, com a anuência da mídia e da ignorância de muitos profissionais da área da saúde.