segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como Comer Bem

Texto de Dudu Lopes.

O ENGENHEIRO É para a nossa casa o que os profissionais da saúde são para o nosso corpo. O engenheiro é importante para criar e restaurar as estruturas da casa, as colunas, os alicerces, as paredes, o encanamento, etc.; enquanto cabe a nós manter a limpeza e a beleza da casa, o conforto que ela proporciona e cuidar para que ela não estrague e assim vir a precisar dos engenheiros por conta de algum problema sério.

O problema de nossa sociedade atual, influenciada pelo endeusamento dos métodos da medicina dos laboratórios, é que insiste em fazer com que as pessoas pensem em relação à alimentação de forma que somente um profissional da área deveria pensar.

Se você tem um problema de saúde sério, você procura um médico ou um nutricionista e segue as recomendações do profissional, come mais vitamina C ou E, zinco, evita gordura trans, o mau colesterol, ingere antioxidantes, ácido-fólico, cálcio, e por aí vai.

Mas no dia-a-dia você não deve pensar nessa salada de termos que não dizem absolutamente nada pra quem não é profissional do assunto. No dia-a-dia a gente deve se lembrar de apenas dois termos: comida e bobagem.

Comendo Como Adulto

As pessoas estão muito infantis no que diz respeito à comida. Todo mundo sabe que bala, pirulito, jujuba são bobagens; mas quase a totalidade das pessoas pára por aí e passa a consumir várias bobagens, verdadeiras "balas" de adulto, como se fossem comida, com a anuência da mídia e da ignorância de muitos profissionais da área da saúde.

Se você, como eu, não quer ir ao médico, é bom não precisar dele, e para isso é importante aprender a comer como adulto. Não leve em consideração embalagens bonitas com conteúdo que é apelativo aos olhos e ao paladar, em vez disso leve em consideração que aditivo não é comida (incluindo vitaminas; vitaminas que não vem direto dos alimentos não é comida, é remédio, e todo remédio desnecessário é veneno) e que o preparo da comida é feito na cozinha e não na indústria.

O Que É Comida

arrroz-integral.jpg

Todo alimento industrializado deve ser evitado no dia-a-dia. Quanto mais processado é o alimento menos alimento ele é e deveria ser eliminado do cardápio. Por exemplo: ao utilizar algum óleo de cozinha procure utilizar os olhos de milho, de girassol e mesmo o de soja. Nunca o de Canola. Canola é uma sigla em inglês que significa "óleo canadense de baixa acidez" (Canadian Oil Low Acid) e era utilizado no século passado como óleo para máquinas e considerado muito venenoso. Ele é produzido a partir de sementes geneticamente modificadas (já começou mal) de uma planta chamada colza que pode trazer problemas de saúde até para quem trabalha na lavoura desta planta.

Saber reconhecer o que é comida e o que é bobagem depende de uma técnica milenar bem simples mas bem negligenciada pela nossa sociedade atual: ler e pensar sobre o que se leu.

Aprendendo o Básico

Não adianta ficar preso a rótulos como "0% de gordura trans", afinal que diferença faz um biscoito com a embalagem tão bonitinha não ter gordura trans e ter várias outros aditivos químicos completamente dispensáveis e, o que é igualmente ruim, utilizar farinha de trigo refinada?

A farinha de trigo refinada (chamada de farinha especial) é um resíduo da farinha de trigo de verdade (chamada de farinha integral). E como a farinha branca (que de especial não tem nada) é só um talco sem valor, ela é "enriquecida" de vitaminas e encharcada de glúten pra ter algum comportamento e alguma aparência de farinha quando se faz uma massa.

A farinha de trigo refinada é um daqueles veneninhos que causam uma série de problemas no corpo que mais tarde faz com que gastemos uma fortuna em remédios para resolver. Não é uma questão de não ter fibras, a gente não precisa de fibras, a gente precisa de comida, e farinha de trigo branca não é comida, é bobagem, é como bala. Você pode achar gostosa, mas não alimenta, e porque somos adultos deveríamos pensar como adultos, e chupar bala como diversão e não como alimentação. E, como você deve saber, não se deve chupar balas como substituto de refeições sérias no seu dia-a-dia.

Outra bobagem comumente considerada comida é o arroz polido ou arroz branco. Isso também é só resíduo de arroz que é processado industrialmente para voltar a ter a forma de um grão e, dizem, que entra até parafina em sua composição. O arroz integral é comida, o arroz branco é bobagem, bala para crianças.

E fique atento para uma coisa: nos supermercados a gente encontra embalagens com inscrições como "Pão Integral" ou "Arroz Integral".

TODO pão integral que encontrei a venda em supermercados é pão branco com farelo de trigo, falta muita coisa do trigo ali pra ser considerado pão integral, mas como não há legislação a respeito... Pão integral é feito somente de farinha de trigo integral sem nenhuma adição de farinha de trigo refinada; e, para conseguir pão integral, você deve tentar em lojas de produtos naturais ou fazer o pão em casa.

O arroz integral pode ser encontrado em supermercados, mas também pode ser encontrado arroz polido com corante amarelo ou marrom. Não existe arroz integral pré-cozido, em saquinhos. O arroz integral pode ser plantado num vaso de planta em sua casa, experimente pegar um grão de arroz integral e enterrar num vaso de planta, ele vai brotar. Faça o mesmo com um grão de arroz branco, você vai ver que ele não é integral.

Aveia em caixinhas devem ser evitadas. Compre aveia de fornecedores naturebas, em lojas de produtos naturais e ponha de molho em água. Depois de uma hora você vai ter leite de aveia; faça o mesmo com a aveia em caixinha, depois de uma hora você vai ter água suja de aveia.

Procure comprar cereais em lojas de produtos naturais, a possibilidade de sair levando gato por lebre vai ser bem menor.

Leia os Ingredientes

Nos supermercados procure ler os ingredientes do produto que está levando, levando em consideração que alguns fabricantes são "honestos" o bastante para colocar os ingredientes numa parte da embalagem e a lista de aditivos químicos escondida em outra.

Aprenda a raciocinar da seguinte forma: se uma substância foi retirada do alimento por ser considerada prejudicial, você deve tomar mais cuidado ainda com o que está comprando, afinal, o que interessa é o que está ali e não o que foi retirado. Aprenda a ler para saber o que você está comendo e não o que você não está comendo, o que você não vai comer não tem a menor importância.

O assunto é vasto e vou tentar abordar tudo o que puder em outros textos, mas o básico para se comer bem é isso aí: discriminar comida de bobagens, deixando as bobagens como exceção e a comida como substância diária para alimentar o seu corpo, a sua mente e a sua intuição.





3 comentários.

Anônimo disse...

Excelente, é realmente uma realidade tudo isso.

www.neuzamariakerner.blogspot.com.br disse...

Olá, estava procurando um mantra (tantra jr) e nao sei como vim parar aqui. Encontrei o nosso Tilak. Fiquei um tempão olhando os olhos dele! Bom rever tudo, lembranças...

Neuzamaria (Kamala)

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi, Neuzamaria!

Legal que a gente se esbarrou via Swami Tilak.

Um abração,
Dudu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...