quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Igreja Universal e o Reino de Deus

Texto de Dudu Lopes.

EXISTEM VALORES positivos que são universais, que não dependem nem do espírito da época, nem do lugar, nem da crença e nem de coisa alguma.

No começo da era cristã o culto a esses valores era chamado de Igreja Universal ou katholikos em grego, daí a expressão "igreja católica" que foi tomada por uma instituição cristã que não é universal.

A Igreja Universal não é uma coleção de valores que DEVE SER aceita por todos e, por isso, é universal; a Igreja Universal é uma coleção de valores que É aceita por todos e, por isso, é universal.

Deus, ou o conjunto de tudo o que é positivo no mundo, pode ter uma expressão personificada ou uma expressão em valores.

jesus-18dez08.jpg

Você pode discutir se Buda ou Maomé são expressões Divinas, mas não pode discutir que a paz é uma expressão Divina, isto é, uma expressão positiva. Você pode discutir se é o Cristianismo ou se é o Islamismo a única religião verdadeira, mas não pode discutir que a liberdade é um valor positivo que todos desejamos em nosso íntimo. Você pode duvidar se Jesus ou Krishna realmente existiram, mas não duvida da existência do frio e do agasalho que elimina o sofrimento.

Cristãos e muçulmanos podem não acreditar em reencarnação, enquanto budistas e hindus acreditam, no entanto todos acreditam no valor de uma morte digna. Hindus preferem não ingerir carne, cristãos comem peixe em reverência a Jesus, mas todos igualmente reconhecem o valor de saciar a fome.

Os adeptos da Igreja Universal podem ser hindus, muçulmanos, cristãos, budistas, taoistas, judeus, ateus, pois a reunião (significado do termo "igreja") em torno de valores positivos universais só é questionada por aqueles que têm um coração cego pela fumaça dos interesses próprios. Aqueles que disfarçam o interesse egoísta em forma religiosa, seja explodindo a si mesmo e a inocentes em nome de Maomé ou tratando o cristianismo como uma franquia de fast food, são os que têm o coração mais cego, ao ponto de traírem os mais elevados valores daqueles que julgam representar.

O Reino de Deus

Não se pode medir o tamanho do Reino de Deus pela quantidade de adeptos de determinada religião, ou pelo luxo de seus templos e menos ainda pela conta bancária de seus seguidores.

O tamanho do Reino de Deus só pode ser medido pela perfeição com que cada um se vincula aos valores universais.

O Reino de Deus, ou o domínio onde os valores benéficos reinam absolutos, está dentro de cada um, e não há uma só pessoa de coração limpo que não entenda o valor da clareza mental, da compreensão; da modéstia, da ética, da bondade, de ajudar ou de ser ajudado; de ter dignidade, de ter comida, agasalho, educação, moradia, transporte que nos faz ganhar tempo, saúde e tantas outras coisas que, de tão universais, são exploradas nos discursos das propagandas políticas e religiosas.

Mas nenhum reino floresce com belos discursos, menos ainda o Reino de Deus. Os reinos florescem no interior, no caráter de seu povo, pois é a partir do caráter que surgem as ações. No Reino de Deus, a única religião oficial é a Igreja Universal, que não valoriza as palavras de Deus escritas em letras mortas, mas valoriza o caráter íntegro dos fiéis revelado em ações positivas aceitas universalmente .





4 comentários.

ANORKINDA NEIDE disse...

Dissestes tudo de mais importante!

Foi muito bom descobrir e ler você hoje!

Muito Obrigada!

Abraços Universais

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado pelos elogios, querida!

E desculpe pela demora em responder seu comentário tão amável, mas outros compromissos às vezes me forçam a deixar este blog às moscas.

Abraços e beijocas universais pra'ocê também!

Seu amigo,
Dudu.

Unknown disse...

O texto é bacana, mas pessoalmente, em se tratando de que vivemos uma realidade relativizada, não acredito em valores universais. Acredito em valores humanos aplicados à este planeta, à este nível de existência. Universal é um termo grande demais prá poder ser ser aplicado à conceitos, que em ultima análise, são humanos, por mais que tenham sido proferidos por pessoas consideradas santas ou Gurus.

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi, Ernani!

Não há nenhuma relatividade em matar a fome, em proteger do frio, em salvar um afogado, curar um doente, instruir um ignorante, são a esses valores universais que me refiro.

Um abração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...