terça-feira, 17 de março de 2009

Energia e Conhecimento - Parte 1

Texto de Dudu Lopes

EIS AÍ DUAS palavrinhas muito mal compreendidas no que diz respeito ao ser humano. Energia em geral é confundida com boa disposição ou excitação, enquanto conhecimento é confundido com informação ou memória.

Energia

É muito comum ler ou ouvir aquela máxima de que nós não somos o corpo. Essa ideia surpreende muita gente que passa a concluir que, se não sou o corpo, só posso ser a minha mente ou meu espírito.

A mente é uma composição de uma série de coisas e o espírito... bem, a palavra "espírito " varia de interpretação de acordo com o contexto em que é empregada. Em qualquer contexto eu não sou o meu espírito nem a minha mente, eu sou aquele que diz que tem uma mente e tem um espírito.

Também não sou energia. Outra máxima que já virou clichê é aquela que somos energia, energia de luz, ou qualquer figura que foi tirada da eletrônica quando essa teve o seu boom no século passado, sendo considerada em sua época o topo de linha do conhecimento humano, e serviu para emprestar conceitos e expressões que ajudaram a popularizar o conhecimento esotérico ou ocultismo.

Mais tarde com o advento da era atômica, o conhecimento nessa área se tornou o topo de linha e o conceito de poder como energia se tornou ainda mais arraigado.

Hoje a física quântica e a genética emprestam conceitos e palavras para os religiosos, ocultistas e esotéricos assim como a eletrônica e o estudo da fissão do átomo emprestaram no passado.

O Que Eu Sou

- Se não sou o corpo, nem a mente, nem energia, nem luz, o que eu sou?
- Você é você.

E eu sou eu.

E a energia é o resultado da presença do eu na vida, de sua manifestação como existência. A melhor analogia pra se entender esse conceito é tomar o sol como uma representação do eu. Tão boa é essa analogia que foi utilizada por praticamente todas as grandes religiões.

O sol não é percebido pelo que é, já que o sol em si não é nada em particular, o sol é percebido pelo calor, pela luz, pela radiação, enfim, pela energia que emite.

O eu segue o mesmo princípio. O eu não é uma coisa em particular, o eu só é percebido pela energia que emite.

Assim como a energia do sol pode criar nuvens que bloqueiam a luz do sol, a energia do eu quando atinge a água das circunstâncias de nossa vida, cria nuvens que podem diminuir a luz do eu. Essas nuvens podem vir a criar abundância material, chovendo nas plantações, ou criar desgraças arrasando as plantações da vida e nos jogando na miséria e no desespero.

O Aquecimento Global Individual

Aprender a lidar com o aquecimento global de nossa vida é mais importante do que lidar com o aquecimento global do planeta, que não passa de uma consequência do aquecimento global individual, de cada um de nós.

Quando dizemos que estamos "cheios de energia", em geral, estamos apenas identificando a energia circulando pela nossa vida, em geral pra fora. Já vi muita gente que se achava cheia de energia porque era extremamente ativa e, no entanto, estava apenas consumindo ativamente uma quantidade de energia que já estava num nível crítico. Quem é muito ativo por muito tempo sem se esgotar tem a tendência de consumir a energia ao seu redor, em geral das pessoas com que convive.

Saúde física também não é sinal de muita energia, em geral é sinal de energia concentrada no corpo físico, deixando outras áreas da vida desmilinguidas.

Por outro lado, tem pessoas que por estarem muito doentes, ou em situações muito desagradáveis de ordem financeira ou pessoal, pensam que estão sem energia. Duas potências que entram em guerra podem sofrer conseqüências sérias, mas isso não significa que estão fracas.

Sinal de Energia

Autocontrole, visão clara e, principalmente, predisposição para o bem é sinal de boa quantidade de energia própria. Qualquer um que esteja com muita energia mas sem autocontrole, sem visão clara e sem predisposição para o bem, está consumindo a energia de outro ou de outros.

Assim como a energia do sol se acumula nos minerais, vegetais e animais, a energia do eu se acumula em tudo o que existe e, teoricamente, tudo pode ser fonte de energia do eu. O consumismo é uma forma desesperada de conseguir energia através dos objetos.

Existem várias formas de se conseguir energia quando a energia natural do eu está bloqueada, desde alimentação até rituais religiosos, passando pelo sexo e pelas relações sociais, mas a melhor forma de conseguir energia é o estudo de si mesmo, para se ter autocontrole e visão clara, e basicamente proximidade com o bem.

Leia também:
Energia e Conhecimento - Parte 2





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...