segunda-feira, 13 de julho de 2009

Definindo a Realidade

Texto de Dudu Lopes

MUITO SE FALA SOBRE o conflito entre religião e ciência, se uma pode conviver com a outra, e outras baboseiras parecidas.

A ciência é, hoje, a dona da bola, e define a realidade de acordo com seus métodos; enquanto na idade média a dona da bola era a Igreja Católica que definia o que era real ou não de acordo com métodos próprios.

Em nossos tempos começa um movimento com força total para desbancar a ciência de sua posição de definir a realidade, um movimento liderado por religiosos cristãos ou muçulmanos, que também brigam entre si para conseguir a posição de quem define a realidade.

A Realidade do Desodorante

desodorante.jpg Na Europa está acontecendo um fenômeno estranho em que ateus de um lado e cristãos de outro se utilizam do marketing, através de propagandas em outdoors, para dizer que Deus não existe ou que existe.

O que propaganda tem a ver com a existência ou não existência de Deus? Nada.

Mas a propaganda tem a ver com a verdadeira guerra que jaz nas entrelinhas: quem vai deter o poder de definir a realidade.

Um dia desses vi uma propaganda de desodorante que dizia que o tal líquido trazia "sensação de energia". E agora eu pergunto a você: o que diabos cheiro de cebola em sovacos tem a ver com energia?

De que vale "sensação de energia"? É o mesmo que dizer a uma pessoa com dor de dentes que a aspirina que lhe ameniza a dor de dente lhe dá a sensação de bons dentes.

É a ciência do marketing definindo a realidade pra você, pra que ela defina o seu comportamento: gastar o seu dinheiro sem pensar, nesse caso.

A Importância de Definir a Realidade

E aí está a verdadeira importância da definição da realidade: aquilo que você toma como realidade define o seu comportamento. E se eu defino pra você o que é realidade, eu defino o seu comportamento.

Se for definido para um homem, com os hormônios fervendo, que nunca viu uma mulher na vida, que ao se explodir em nome de Alá terá, não uma, mas 10 virgens lhe esperando no paraíso, que homem nessas condições não o faria? Somente aqueles que não se interessassem por virgens; a esses se ofereceria riqueza em abundância ou poder em abundância, lhe prometendo o comando sobre 10 tribos.

A definição da realidade atua no seu comportamento.

Às vezes me perguntam:

- Como você prova cientificamente a existência do Plano Astral ou viagem astral?
- Como você prova com o ocultismo a existência da vitamina C? - respondo.
- Não sei, eu não me interesso pelo ocultismo - me respondem geralmente.
- Nem eu me interesso pela ciência.

Não é possível se utilizar os métodos da ciência para provar algo que depende dos métodos do ocultismo. Não é possível se utilizar do ocultismo ou da ciência para se provar se Jesus existe ou não, e não é possível se utilizar dos métodos cristãos pra se provar a existência da vitamina C ou da viagem astral.

Métodos deveriam ser ferramentas e não bandeiras.

Cuidado com os Brioches

Alguns cientistas tomaram o fumo como o cristo da vez. E eu me pergunto: como se pode dizer se o fumo faz mal a saúde apenas levando em consideração a reação química no organismo? Eu conheci um senhor que era muito tagarela, gostava muito, muito mesmo, de falar. E ele trabalhava roçando e capinando em grandes extensões de sítios e fazendas, um trabalho muito solitário. A gente passava de longe, porque se passássemos por perto ele poderia bloquear nossos movimentos com habilidade e nos amarrar por horas em uma conversa desenfreada, unilateral e desinteressante.

Quando não conseguia uma vítima, o que era praticamente diário, já que não havia trânsito no meio do mato, ele compensava a sua compulsão por falar fumando inveteradamente, e fumando cigarros sem filtro, durante toda uma vida, e ele já estava com quase 70 anos.

Provavelmente esse senhor, sem o cigarro, teria explodido com a sua compulsão em falar, e teria tido um derrame ou um infarto.

Contando essa história a uma mulher de boa condição financeira, ela me disse:

- Mas tratar a compulsão com terapia e remédios não seria melhor do que fumar?

Eu realmente não me lembro como respondi, mas me lembro bem de ter vindo a minha mente a célebre frase de Maria Antonieta quando lhe disseram que o povo estava faminto pois não havia pão:

- Se não há pão, que comam brioches!

Definir a realidade é muito importante. Assim como as marias antonietas, tem gente que perde a cabeça por uma má definição da realidade.

Você Define o que é Real

E a definição da realidade deve ser feita com cuidado, e com discernimento próprio! Você pode pegar informações aqui e ali, mas é você, e somente você, que pode digerir essas informações em algo útil.

É fácil a gente ver essa definição das "realidades", nas realidades gramaticais. No Brasil dizer "mais pequeno" em vez de "menor" é sinal de falta de instrução, em outros países de língua portuguesa, não.

No Brasil, é assim que se fala: "menor". E o é assim que se faz sem explicação e sem lógica é um dos nossos maiores problemas, afinal que lógica tão importante é essa que me impõe utilizar "menor" em vez de "mais pequeno"?

Que lógica tão importante é essa que diz que se não me tornar cristão vou queimar no fogo do inferno sem protetor solar?

A Automedicação

Que lógica tão importante me diz que não posso me automedicar? Grandes homens como Mahatma Gandhi se automedicavam sempre que possível, médicos apenas em último recurso.

Mas se automedicar não é ir a um balcão de farmácia e perguntar a um pobre coitado comerciário que remédio é bão pra dor de barriga. Se automedicar é aprender antes o que é bom e o que não é, aprender sobre água e alimentos, sobre ervas e florais, sobre como fazer exercícios corretamente e como pensar corretamente. Se não tem a menor condição pra isso, procure um médico.

Procure um médico pois é a sua única opção. Já que curandeiros, a ciência diz que todos são charlatães. A realidade dos curandeiros é hoje definida pela ciência, que nada sabe sobre os métodos dos curandeiros.

Os cientistas também não sabem nada sobre os métodos dos pastores evangélicos que "curam" em nome de Jesus, mas em relação a eles não falam nada a respeito; talvez porque tenham dinheiro para comprar bons ternos e assim parecem mais apresentáveis, talvez apenas porque têm dinheiro.

A verdade é que a definição da realidade deve ser feita por cada um de nós, e não pela ciência ou pelas religiões ou qualquer outro grupo. O papel desses grupos deveria ser nos informar de acordo com os seus métodos, nos dando liberdade para tomar nossa decisão.

Por que um caboclo da roça não pode me vender uma garrafada ou uma baforada de cachimbo no cangote? Por que não posso me arriscar com um curandeiro? Eu me arrisco com médicos! É problema meu, eu defino a minha realidade e até o ponto em que minha realidade não ameaça a liberdade dos outros ter opção é a minha melhor opção.

Por que é ilegal me tratar com um curandeiro, por que é tolerado ser "curado" por um pastor, por que é permitido procurar um médico alopata ou homeopata?

É Assim que se Faz

A gente não discute essas coisas porque a "realidade", por exemplo, de que todos os curandeiros são charlatães já foi definida por alguém que na verdade nem sabemos quem e com que intenção, e por isso quando ficamos doentes só vemos a opção de médicos, porque é assim que se faz.

Edward Bach criou os Florais de Bach para que as pessoas pudessem se automedicar, e já ouvi médicos dizerem que é perigoso se automedicar com Florais de Bach.

A única coisa realmente perigosa é a ignorância.

E aqui entra o perigo em se definir a realidade para si mesmo: o achar que sabe. Muita gente lê alguma coisa num jornal ou numa revista, ou ouve algo em alguns programas na TV e começa a definir a realidade para si e o que é pior, para os outros também.

A Sua Realidade é Limitada

Outra vez me perguntaram como eu provaria a existência do Plano Astral. E eu respondi:

- Se eu perguntasse a um astrônomo como ele poderia me provar a existência dos buracos negros, ele provavelmente diria que eu deveria estudar astronomia, física e matemática por 4 anos, com dedicação diária e empenho, para que depois ele pudesse me provar matematicamente a existência dos buracos negros. O problema é que eu não dou a mínima para a astronomia, para a física ou para a matemática, e menos ainda para buracos negros. Para eu lhe provar a existência do Plano Astral você deve estudar ocultismo por uns 4 anos com dedicação diária e empenho, o problema é que você não dá a mínima para ocultismo e menos ainda para o Plano Astral.

É divertido ler sobre os buracos negros ou sobre a peste negra na Europa medieval. Mas isso não é importante, é só divertido. Não é possível saber tudo, nem definir a realidade para tudo, sendo assim a gente deve se aplicar naquilo que é importante para nós. A salvação de sua alma está sendo crucial em sua vida, se dedique a isso; uma doença difícil de curar está ameaçando a sua vida, leia e discuta sobre ela; alguma força oculta lhe ameaça o bom andamento da vida, aprenda no ocultismo aquilo que vai ser útil, e ignore o resto.

A necessidade é a maior indicação do que devemos definir como realidade, para assim corrigirmos nosso comportamento para atuar corretamente na solução dos problemas e no desfrutar das alegrias.





6 comentários.

Anônimo disse...

senti uma urgência de vir aqui falar: QUE SAUDADE!!!! Poxa, vc some... seu blog tá bem bonito, vou ler, vissi. Grande beijo, querido.

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Também tô com saudade... mas não é que eu sumi, é que eu sou um tanto esotérico. :P

Beijos,
Dudu.

Lara Vergari disse...

Olá,acabei de ler seu texto e gostaria de parabeniza-lo pela intesidade de tais parâmetros,em mais pequenas palavras,ESTÁ FODA!

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado, Lara, pelos elogios, especialmente vindos de você que escreve coisas tão profundas.

Beijos,
Dudu.

MAY disse...

Puxa soube de você por Bia e tô adorando ler isso aqui!
Passei anos querendo me adequar a realidade dos outros, desisti.
Agora se quiserem que tentem se adequar a minha e ponto isso se quiserem mas se não quiserem tá tudo bom também..eu é que mudei ora bolas e mudando passei a achar tudo normal...rsrsrsrs

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Eu também conheci o seu blog através da Bia e gostei muito do seu jeito poético de falar de temas espirituais e pessoais.

Bem vindo ao meu cantinho!

Beijos,
Dudu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...