segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Amor Verdadeiro

Texto de SWAMI TILAK.

TEMOS UMA GRANDE ALEGRIA de estar com vocês esta noite. Como disse ontem, tenho novamente oportunidade de visitar seu País. Há nove anos não falo português mas, vou me expressar nessa língua.

De qualquer maneira, as ideias espirituais estão além das palavras. Elas são captadas só pelo nosso conhecimento interno. Por exemplo: uma pessoa pode falar sobre o gosto do açúcar durante um ano inteiro. Apesar disso, ninguém saberá desse gosto se não comer o açúcar. Assim, para experimentar a espiritualidade a pessoa tem de praticar algo em sua vida. Sem a prática, ninguém pode ter experiência espiritual.

O Amor Universal também é uma coisa para ser experimentada, não para ser falada. Qualquer pessoa pode falar sobre o amor. Infelizmente, nesta época, fala-se muito so­bre o amor, mas há muito pouco amor no mundo; amor que existe somente nas palavras, nada mais! O Amor Ver­dadeiro não está nos sentidos exteriores, é uma experiência muito profunda!

Para experimentar o Amor Verdadeiro, uma pessoa tem que transcender todo sentido físico. Às vezes uma pessoa diz: "Swami, eu o amo." Então pergunto: "Em que sen­tido você me ama? De que maneira quer me amar?" E ela responde: "sua voz é muito forte, seus olhos são bri­lhantes, por isso o amo". Mas eu não sou voz nem olhos. Hoje posso ter melodia na voz e amanhã perdê-la, porque a melodia não é uma coisa permanente; hoje posso ter olhos brilhantes e amanhã estar cego. Assim, aquele que me ama por minha voz ou por meus olhos, pode me amar hoje e amanhã não. Mas uma pessoa sem olhos também necessita do amor. O amor não existe nos olhos, tampouco na voz.

De Alma pra Alma

O Amor Verdadeiro é a relação entre uma Alma e outra Alma. A Alma deve unir-se com outra Alma. As relações físicas somente satisfazem os desejos corporais, podem satisfazer os desejos mundanos, mas não satisfazem a alma do homem. Por isso temos tantos problemas na Sociedade.

A gente pode aparentemente amar a outrem, mas internamente não ama. Quando os interesses pessoais não se realizam, imediatamente toda história do amor acaba. Para a espiritualidade, sem dúvida o homem necessitado Amor, mas o Amor deve ser puro, não deve ser um negócio. Às vezes alguém diz: "eu quero amá-lo, mas você também deve me amar". Eu digo: os outros me amem ou não, não é importante. Eu tenho que amar aos outros. Aquele que espera amor em troca de amor é apenas um negociante. Quem tem amor não espera nada, somente oferece. Uma pessoa com Amor Verdadeiro dá, não pede nem espera. Aquele que pode dar amor não tem nenhum problema com o mundo. Infelizmente a gente deseja receber amor mas não quer dar amor. É um grande problema no mundo!

Por isso o amor não tem muita profundidade. A gente ama dois ou três dias, dois ou três anos e depois tudo termina. Nos Estados Unidos, uma vez, uma mulher pediu divórcio. O Juiz lhe perguntou o motivo. Ela respondeu: " meu esposo tem um cão que late toda manhã e isso perturba meu sono." Que tipo de amor pode ser perturbado pelos cães, pelos livros, pelos televisores, pelos carros? Não é o Amor Verdadeiro.

O Amor Verdadeiro está fundamentado no sacrifício. O homem tem de sacrificar tudo para manter o Amor Verdadeiro. Sem sacrifício não existe nenhum amor no mundo. E o maior sacrifício no mundo é o sacrifício do ego, porque o ego é o grande impedimento ou obstáculo no campo do Amor. Quando querem manter seu ego, como pode haver qualquer possibilidade de amor verdadeiro no mundo? Temos que buscar o caminho verdadeiro do Amor.

O Amor Sexual

Uma vez, na Colômbia, um seminário me convidou para dar uma palestra. Nela o padre me perguntou: Swami, qual é sua opinião sobre o amor sexual? Eu respondi: Amigo meu, o sexo pode ser um meio de expressar o amor, mas o sexo não é o amor. Há muitos meios de expressar o amor e o sexo é somente um meio muito limitado. Alguém pode ter relação sexual com algumas pessoas, mas não pode tê-la com todo mundo, não é possível. E nós necessitamos do Amor Universal. Então o Amor Universal transcende todo o sexo.

O Amor Verdadeiro, Universal, se expressa pela vida de Cristo, por Deus. Deus é amor. Deus, que é Amor, não tem nada a ver com o sexo. É uma pureza tão grande que o homem sofrendo desejos sexuais não pode compreender a profundidade deste amor. Então um Cristo veio, um Kri­shna veio, um Buddha veio e trataram de amar profunda­mente a todos, sem nenhum interesse pessoal. É uma coisa maravilhosa! Cristo entrou nas casas dos pobres, nos palá­cios, em qualquer lugar e amou as pessoas sem ver seus rostos porque Cristo não tem nada a ver com o rosto do homem, somente tem interesse na Alma.

Na Índia havia um grande santo que todos os dias ia até o Ganges. Depois de banhar-se, quando regressava, uma mulher de beleza extraordinária o convidava à sua casa, mas ele não aceitava o convite. Sempre dizia: "Espere, um dia você vai me encontrar lá". Passaram-se muitos anos e ele não entrava na casa daquela mulher. Um dia, quando a mulher já velha, sem beleza nem riqueza nem fama se encontrava nos últimos momentos de sua vida, neste mo­mento viu o santo perto de sua cama. Ela disse com toda humildade: "Senhor, você veio muito tarde, agora eu não tenho nada para lhe oferecer. Não tenho juventude nem dinheiro, como posso servir-lhe?" O santo respondeu: "Mãe, quando você tinha tudo para oferecer ao mundo, não tinha nada para me oferecer. Eu não estou interessado em sua beleza ou riqueza, estou interessado somente em sua Alma. Eu quero somente lhe servir."

Amigo meu, há muita gente servindo a outros, mas há pouca gente no mundo que trata de servir a outros sem ter interesses pessoais. É um grande problema. Quando uma pessoa famosa está no hospital, todo mundo quer visitá-la. Quando uma atriz está hospitalizada todo mundo quer vê-la. Mas quando uma pessoa feia, que não tem beleza mundana, está no hospital, quantos têm interesse em visitá-la? Muito pouca gente, porque a gente não sabe o valor da Alma. Ami­gos meus, temos de aprender a amar a alma do homem. Podemos ter qualquer tipo de rosto, mas a alma é a mesma.

A Cor da Pele

Em todas as partes do mundo eu digo a mesma coisa. Quando nós tratamos de afastar um pouco de nossa pele, imediatamente a cor da pele desaparece. Uma pessoa pode ser branca ou preta, mas o sangue não é branco nem preto. Quando uma pessoa preta tem o sangue preto, está enferma e quando uma pessoa branca tem sangue branco, tem problemas com a saúde. O sangue de todos os homens é vermelho, em qualquer parte do mundo. No Brasil, na Índia e até na Inglaterra e Argentina. Podemos visitar agora as Malvinas. Está havendo luta por lá e o sangue que corre é vermelho.

A gente tem de compreender que mais além da pele existe o sangue da mesma cor em todos e mais além do sangue existe o mundo das emoções e dos pensamentos. Neste mundo temos os mesmos problemas. Quando uma mãe branca perde o filho, tem dor terrível. Não podemos dizer que a mãe negra quando perde seu filho, não sente nenhuma dor. O homem não é homem verdadeiro se não pode sentir a dor de outra pessoa. Temos que sentir.

Qualquer pessoa pode comer em sua casa, qualquer pessoa pode ter riqueza no mundo; mas somente os gran­des seres podem ter compaixão e amor por todos. Até os animais comem, logo, comer não é nenhuma grandeza. Uma pessoa pode pensar: "Eu sou muito importante porque te­nho muita riqueza na minha casa e posso comer quatro ou cinco vezes cada dia". Amigos meus, as vacas comem o dia todo, mas isso não as faz melhores do que o homem. O homem pode pensar que é muito grande porque pode ter quatro, cinco ou seis mulheres e pode ter vida sexual todo tempo. Eu digo - Amigo meu, há muitos insetos que em uma vida de vinte ou trinta dias procriam milhões de fi­lhos e apesar disso não são maiores do que o homem.

Onde Está a Grandeza do Homem

Então, onde existe a grandeza do homem? Ela existe nos sentimentos, nos pensamentos, nos conhecimentos que podem ajudá-lo a transcender toda a natureza baixa. É o destino do homem. Por isso nós adoramos a Buddha, adoramos a Krishna, porque eles estavam muito altos, muito além das coisas baixas. Eles viviam para se sacrificarem e se crucificarem.

Há dois tipos de pessoas no mundo: um tipo vive só para comer e dormir e outro tipo come e dorme para viver. Aqueles que vivem somente para comer e dormir, não são, em nenhum sentido, melhores do que os animais. A filosofia de vida que pode criar o sentido animal na mente do ho­mem não é nenhuma filosofia especial. A Filosofia Espe­cial necessita de uma mudança completa na atitude do ho­mem. Tem-se que chegar num lugar onde todos estamos jun­tos. Todos nós estamos em Deus, na Paz, na Tranquilidade Eterna. Este é o grande fim da vida. Outras coisas são so­mente meios, não são fim.

Eu vou dar um exemplo para clarificar minha idéia: Temos um prisma - A B C. Por um lado do prisma, temos o espectro que, aparentemente tem sete cores e, por outro lado, temos a luz do sol que não tem nenhuma cor. Todo mundo sabe que o espectro tem uma extensão da luz solar. Uma pessoa que não conhece a luz solar, mas somente o espectro, não pode compreendê-lo. O espectro não pode clarificar o conceito da luz solar, Há que se transcender todo espectro para se chegar à luz solar.

Quando uma pessoa trata de transcender o espectro até a luz solar, todo o espectro se une no ponto X. O ponto não tem nenhum lado, nem altura, nem dimensão. O ponto não é nenhuma coisa física, é somente uma posição. Então, no ponto, todo espectro se dissolve. Somente uma pessoa que tem muita coragem pode dissolver todo o espectro co­lorido para chegar à luz solar que não tem nenhuma cor. Amigos meus, todo mundo é maravilhoso! É colorido, tem muitas cores. Mas nenhuma cor é igual ao SER que não tem nenhuma cor. O Ser é livre de todas as cores. Mas é preciso muita coragem para dissolver todo o mundo colo­rido no Ser. Amigos meus, pela meditação, pelo conheci­mento, pela devoção, uma pessoa pode fazê-lo. É a finali­dade da vida.

Neste momento, todo o mundo existe no homem e o homem existe em todo Universo porque, na realidade, neste momento, o homem não é corpo, é a alma, é o Ser, é a realização do Ser. Isso é o objetivo de nossa vida.

A Mente: Amiga e Inimiga

Sem dúvida, nossa mente agitada é um grande pro­blema. Então temos que conquistar a mente. Como vamos conquistá-la? Como vamos controlá-la? A mente controlada é nossa amiga e descontrolada é nossa inimiga. Infeliz­mente nós lutamos contra outros sem nos dar conta que não estamos contra nossa mente.

Uma vez, um passarinho estava em frente a um espe­lho, lutando constantemente contra outro passarinho que não existia, porque somente existia seu reflexo no espelho. Todo o dia lutou e lutou contra sua imagem e, à tarde, estava terrivelmente cansado. E quando o sol se pôs, a ave estava muito feliz pensando que havia conquistado seu ini­migo. Na realidade, não havia nenhum inimigo, somente sua imagem era seu inimigo.

Assim, não existe nenhum inimigo no mundo. Somente nossa atitude está espelhando contra a atitude de outras pessoas. Quando pudermos controlar e disciplinar nossa mente, não vamos ter problema com o mundo. Cristo não tinha problemas com o mundo, mas nós temos. Buddha não tinha problemas, Krishna não tinha problemas, mas nós temos, 'porque não temos o conhecimento de Buddha, de Krishna ou de Cristo.

Vamos consegui-lo. Pela Graça de Deus podemos fazê-lo.

Com estas palavras agradeço a sua presença.

OM SHANTI! OM SHANTI! OM SHANTI!

OM PAZ! OM PAZ! OM PAZ!

Fonte: Jnana Mandiram





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...