quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeção Astral e Outras Viagens

Texto de Dudu Lopes

sonho.jpg

PROJEÇÃO ASTRAL, VIAGEM ASTRAL, experiências fora do corpo (OOBE), sonhos lúcidos, são termos comuns a todos aqueles que já navegaram pelas estantes ou sites sobre ocultismo.

Os termos falam da mesma coisa - uma vivência fora do corpo físico - mas significam coisas diferentes, ainda que até autores famosos confundam as coisas.

Projeção Astral

Projeção astral é quando a gente, consciente ou inconscientemente, ou alguém ou alguma circunstância ejeta nosso corpo astral para fora do corpo físico. Lá, no Astral, você pode estar completamente desperto ou completamente inconsciente, ou uma gradação entre esses dois estados.

Também significa ter a consciência acordada projetada num corpo astral artificial, diferente daquele dado pela natureza, e aí se tem a consciência de dois corpos, em dois estados diferentes (o astral e o físico), ao mesmo tempo. Mas isso envolve outras áreas do ocultismo que não entram nos inícios dos estudos.

Viagem Astral

Na viagem astral, a gente obrigatoriamente se distancia do corpo físico, num maior ou menor grau, de forma consciente ou semiconsciente.

Para haver viagem astral é necessário haver uma projeção astral.

Experiências Fora do Corpo (OOBE)

Experiências fora do corpo podem ser de natureza etérica, quando a experiência é na região etérica (aquela região paralela e invisível ao Plano Físico, mas que ainda pertence a este), de natureza astral quando a experiência é no Plano Astral, ou de natureza causal, quando o Plano Causal é o plano onde vivemos a experiência fora do corpo.

Muita gente acha que fez uma viagem astral porque teve uma experiência fora do corpo, mas nem sempre é assim, você pode estar tendo experiência na região etérica ou apenas tendo um sonho lúcido.

Uma viagem astral é necessariamente uma OOBE (out of body experience).

Sonhos Lúcidos

Essa expressão é a mais confusa de todas, e a mais confundida também. Um sonho lúcido pode ser apenas... um sonho. Não é necessário ter uma projeção astral para se ter sonhos lúcidos, dentro do corpo físico, a mente humana pode gerar um mundo que podemos controlar parcialmente. Por isso, de todas essas experiências é de longe a mais fácil de experimentar e a mais confundida com viagem astral.

Sonhos lúcidos também podem ser projeções astrais para dentro da bolha de fantasia que todos criamos. O corpo astral não tem contato com o espaço aberto do Plano Astral, mas fica vivenciando as fantasias criadas enquanto estamos acordados e que são alimentadas por nós e por outros seres no astral.

Essa bolha de fantasia tem outras funções além da fantasia em si, funções nocivas e saudáveis. Mas isso também entra em uma área mais avançada do ocultismo.

Distinguindo as Experiências

Essas experiências são bem diferentes mas para o principiante tudo parece completamente igual. A única forma de distingui-las é tendo as experiências e lendo vários autores diferentes porque, cada um deles, descreve suas experiências e a partir daí a gente pode comparar com as nossas.

Passeando com a Consciência Física

Todas essas experiências têm em comum o fato de que a consciência física é levada para fora do corpo físico e isso é muito importante porque traz para a consciência física uma certeza da existência de outros planos de existência além do Plano Físico.

Dessa forma a gente aprende o que é a vida de verdade, o que é o mundo de verdade, e o que nos espera.

Vivendo com as Consciências Superiores

Mas uma grave deficiência de todas essas experiências é justamente sua vantagem: é levar a consciência física para os outros planos.

Acontece que não somos somente a consciência física, somos também as consciências da região etérica, do Plano Astral e do Plano Causal. E quando nos limitamos a viver na consciência física perdemos muito do que somos e o jeito pateta com que a consciência física experimenta o Plano Astral, por exemplo, é muito menos do que brilhante ou iluminado.

Por outro lado, quando a gente traz a consciência desses planos para se juntar à consciência física, a gente enriquece nossa vida física e passa a lembrar das experiências em outros planos, coisa que acontece quando dormimos, no dia-a-dia, e trazendo de lá toda a experiência que temos com aqueles planos; porque quando fazemos uma viagem astral não fazemos mais nada do que passar por experiências inéditas para a consciência física mas que horas atrás eram perfeitamente corriqueiras para a consciência astral.

Se levar a consciência física para planos superiores nos dá a certeza que o mundo é mais do que essa vidinha a que nos acostumamos a viver, trazer a consciência de outros planos traz crescimento e poder para a nossa consciência geral, aquela que é o somatório da consciência de todos os planos.

Lembrando-se do Plano Astral

Frequentemente utilizo a minha consciência astral para resolver problemas físicos, porque muitos desses problemas são causados por processos astrais e não físicos. Para fazer isso preciso lembrar o que vivi naquele plano e a partir daí simplesmente sei o que fazer, simplesmente porque a consciência astral conhece o Plano Astral assim como a consciência física conhece o Plano Físico.

Muita gente que faz viagem astral ou coisa semelhante, isto é, que leva a consciência física para o Plano Astral, ignora fatos corriqueiros daquele plano como, por exemplo, o fato de que nunca estão sozinhos quando saem do corpo, até porque não durariam muito sem ajuda, num plano estranho e com a experiência de vida astral como a de uma criança no Plano Físico.

A maior desvantagem de lembrar-se do Plano Astral é que o aprendizado é leeerrrdddoooo, muito lerdo! E isso pode ser muito frustrante para a maioria das pessoas, particularmente nessa nossa época em que a gente quer tudo pra ontem.

Iniciando a Prática

Se a sua intenção é levar a consciência física para o Plano Astral ou se é trazer a consciência astral para o Plano Físico, o começo é sempre o mesmo: anotar seus sonhos diariamente ou quase. E, se caso não sonhou nada naquela noite, anote como foi a sua noite, se foi boa, se foi ruim, se dormiu profundamente ou não.

Não é necessário escrever mais um testamento para a Bíblia, resuma a coisa em pequenas frases ou palavras-chave. O importante mesmo é praticar diariamente, anotar a data, usar um caderno à mão somente pra isso e ser disciplinado.

Esse exercício é pra toda a vida. Ainda que, com o tempo, já não há tanta necessidade de ser diário. Eu não escrevo mais, eu prefiro gravar falando em meu celular, é mais rápido e prático, mas ainda anoto os meus sonhos.

Um exercício muito interessante que ensina Carlos Castaneda é olhar suas mãos várias vezes durante o dia, todo dia. Alguns dias ou algumas semanas depois, você vai fazer o mesmo fora do corpo e vai lembrar-se disso bem vividamente.

Mas tem um probleminha: se você não tiver energia pra isso, pode ser que você não chegue a lugar algum. Nesse caso, esqueça as experiências fora do corpo e preocupe-se com energia.





5 comentários.

T.S.Ignatowski disse...

Gostaria muito de conseguir essas experiências pra me desenvolver mais. Vou estudar e anotar sobre minhas noites. Valeu Dudu! Abraço!

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Não é uma coisa do outro mundo [rs], requer somente estudo e empenho, como muitas coisas.

Dá uma olhadinha na mailist dos voadores (tem o link aqui no CDD), pode lhe ser útil.

Um abração!

Fabio Gomes disse...

Bem bacana hein.
Gostei do seu blog cara, cheguei aqui procurando receita de arroz integral, mas tem umas coisas interessantes... tenho tido algumas experiencias astrais, alias, tive uma, onde alguém roubou minha energia... desde então fiquei atraido por isso (não que eu queria né haiuheiauhe), tem textos bem interessantes aqui...

Mas diga-me, pois me identifiquei com o a ultima frase do texto (não tenho energia), como posso conseguir energia? :p

Abraço

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado pelo elogio, Fabio. :)

Olha, essa história de energia é complicado. A princípio, é uma questão de saúde: boa alimentação (legumes, verduras, frutas, cereais integrais e fugir de aditivos químicos), beber água e dormir bem.

Por isso inseri dicas de alimentação num blog sobre ocultismo e espiritualidade.

Mas se houve ou está havendo algum problema, isso pode não bastar. Aí o jeito é procurar alguém ou algum centro espírita ou esotérico que trabalhe com isso.

Sonhar que alguém roubou sua energia não é exatamente uma bobagem, bem pelo contrário. Peça ajuda às sua Forças Espirituais (aquelas que cuidam particularmente de você) para ajudá-lo a encontrar ajuda tanto no astral quanto no físico.

Um abração,
Dudu.

Anônimo disse...

Devo dizer que me ajudou bastante, ou eu mesmo me ajudei, não sei ao certo rs. Estou começando um estudo mais lúcido na minha vida sobre coisas que antes julgava banais, coisas que foram ensinamentos e sinais onde eu não tinha me desenvolvido o suficiente para entendê-los, mas agora pretendo compreender o que me rodeia mais que nunca. Seu blog apareceu pra mim num momento em que mais precisei, onde em uma prece certas iluminações foram os meus pedidos mais frequentes e me ajudaram a tirar a confusão espiritual que eu estava passando, de todo, quero parabenizá-lo, e dizer que entre nossos propósitos, harmonia sempre acaba se encontrando, de alguma maneira.
Paz profunda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...