Texto de Sri Aurobindo.
Em 23 de outubro de 1929.
De uma carta para um discípulo muçulmano que começou a fazer reclamações violentas, as quais tentava justificar com bases "religiosas".
VOCÊ DIZ QUE pede somente pela Verdade e, no entanto, fala como um fanático tacanho e ignorante que se recusa a acreditar em qualquer coisa que não seja a religião na qual nasceu. Todo fanatismo é falso, porque é uma contradição com a própria natureza de Deus e da Verdade.
A verdade não pode ser trancada em um simples livro, seja a Bíblia ou os Vedas ou o Alcorão, ou numa simples religião.
O Ser Divino é eterno e universal e infinito e não pode ser de propriedade exclusiva de muçulmanos ou de religiões semíticas - aquelas que seguem uma linha com origem na Bíblia e tem profetas judeus ou árabes como seus fundadores*.
[*] Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Hindus, confucionistas, taoistas e todos os outros têm os mesmos direitos de entrar na relação com Deus e encontrar a Verdade de sua própria maneira.
Todas as religiões têm nelas alguma verdade, porém nenhuma tem toda a verdade; todas são criadas no tempo e, por fim, declinam e morrem. O próprio Maomé nunca alegou que o Alcorão é a derradeira mensagem de Deus e que não haveria outra.
Deus Está Além das Religiões
Deus e a Verdade sobrevivem além dessas religiões e se manifestam de uma forma nova em qualquer maneira ou qualquer forma que a Sabedoria Divina venha a escolher.
Você não pode limitar Deus nos limites de seu cérebro estreito ou ditar ao Poder e Consciência Divinos como ou onde ou através de quem Ele se manifestará; você não pode sustentar suas muralhas débeis diante da divina Onipotência.
Além disso, essas são ideias simples que agora estão sendo reconhecidas por todo o mundo, somente uma infantilidade mental ou aqueles que vegetam em alguma fórmula do passado as rejeita.
Você insistiu que eu escrevesse e pediu pela Verdade e eu respondi. Mas se você quer ser um muçulmano, ninguém está segurando você. Se a Verdade que eu lhe trago é grande demais para você entender ou suportar, você está livre para ir e viver em uma meia verdade ou em sua própria total ignorância.
Eu não estou aqui para converter ninguém, eu não faço pregações para que o mundo venha até mim e eu não faço nenhum chamado para que venham a mim, e que se atenham a mim somente e a nenhum outro.
0 comentários.
Postar um comentário