quarta-feira, 3 de julho de 2013

Relações de Amor e Ódio

Texto de Eckhart Tolle.

A NÃO SER QUE, e até que, você aceda à frequência consciente da presença, todos os relacionamentos, e particularmente os relacionamentos íntimos, serão profundamente imperfeitos e até mesmo disfuncionais.

Poderão parecer perfeitos durante algum tempo, como por exemplo quando você está “apaixonado”, mas invariavelmente essa perfeição aparente será destruída à medida que começarem a ocorrer, com repetida frequência, as discussões, os conflitos, a insatisfação e a violência emocional e até mesmo física.

Dir-se-ia que, na sua maioria e a curto prazo, os "relacionamentos de amor" se transformam em relacionamentos amor/ódio. O amor poderá então, num abrir e fechar de olhos, transformar-se em ataques selvagens, sentimentos de hostilidade e perda total do afeto.

Isto é considerado normal.

Então, durante algum tempo (alguns meses ou alguns anos), o relacionamento oscilará entre as polaridades "amor" e ódio, e dar-lhe-á tanto prazer como sofrimento.

Viciando no Ódio… e no Amor

Não é raro os casais tornarem-se viciados nestes ciclos. O drama fá-los sentirem-se vivos. Quando se perder o equilíbrio entre as polaridades positiva e negativa e os ciclos negativos e destrutivos ocorrerem com uma frequência e uma intensidade cada vez maiores, o que mais cedo ou mais tarde acabará por acontecer, então não demorará muito até o relacionamento chegar ao fim.

Você pode pensar que, se pelo menos conseguisse eliminar os ciclos negativos ou destrutivos, então tudo correria bem e o relacionamento poderia florescer muito bem – mas, infelizmente, tal não é possível. As polaridades são interdependentes.

Não pode haver uma sem a outra. A positiva já contém em si a negativa de forma latente. Ambas são de fato aspectos diferentes da mesma disfunção.

Existem Amores e Amores

Estou a falar aqui daquilo a que normalmente se chama relacionamentos românticos - e não do amor verdadeiro, o qual não possui oposto porque a sua origem transcende a mente.

O amor, como estado permanente, é ainda muito raro - tão raro como os seres humanos conscientes. No entanto, é possível obter vislumbres breves e fugidios sempre que se dá  um hiato no caudal da mente.

Amor Doente

É evidente que o lado negativo de um relacionamento é mais facilmente reconhecido como disfuncional do que o lado positivo. E é igualmente mais fácil reconhecer a fonte da negatividade no seu parceiro do que reconhecê-la em si próprio.

Pode revestir-se de muitas formas: sentimento de posse, ciúme, repressão, introversão e ressentimento não expresso, necessidade de ter razão, insensibilidade e egoísmo, exigência e manipulação emocionais, desejo incontrolável de discutir, criticar, julgar, acusar ou atacar, ira, vingança inconsciente por sofrimentos infligidos no passado por um dos seus pais, raiva e violência física.

No lado positivo, você está "apaixonado" pelo seu parceiro. Ao princípio, é um estado que lhe dá muitíssima satisfação. Você sente-se intensamente vivo.

É como se, de repente, a sua existência fizesse sentido porque alguém precisa de si, o faz sentir especial, e você retribui da mesma maneira. Quando estão juntos, você sente-se completo. O sentimento pode tornar-se tão intenso que o resto do mundo se torna insignificante.

Viciando no Outro

No entanto, você poderá já ter notado que, nessa intensidade, existe alguma coisa de necessidade e de apego. Fica viciado na outra pessoa.

Essa pessoa tem sobre si o efeito de uma droga.

Está bem quando a droga está ao seu alcance, mas a mera possibilidade ou mesmo a hipótese de que ela poderá deixar de estar à sua disposição poderá levá-lo ao ciúme, ao sentimento de posse, a tentativas de manipulação através de chantagem emocional, a culpar e a acusar o outro - ao medo da perda.

Se a outra pessoa o deixar, isso poderá dar origem à mais intensa hostilidade ou ao mais profundo sofrimento e desespero. Num instante, a ternura amorosa poderá transformar-se numa agressividade feroz ou num desgosto terrível.

Onde está agora o amor? Pode o amor transformar-se no seu oposto em tão pouco tempo? E, no fundo, era amor, ou apenas um vício de avidez e apego?





2 comentários.

Fabio Gomes disse...

Eckhart! Eu adoro esse cara.

Bom, no meu estudo pessoal, tenho estudado como funciona esse vício no outro, o vício no sofrimento, a corrente de energia vital que está atrelada ao negativo, o ciclo vicioso do sadomasoquismo que prende a energia sexual.

Na minha viagem pra Índia, eu perguntei pro meu Guruji, porque tanto sofrimento? Porque tanta dor e lágrimas, porque tanta perturbação?

Ele me respondeu que é porque eu gosto, que é porque eu curto "o cinzento".

Como sair disso, então?

Só Deus só né Dudu, só rezando e pedindo pela liberação.

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi,Fábio!

No meu estágio atual, Liberação é somente um conceito de fuga, como imaginar pegar uma moto e sair por aí a la easy rider, perfeitamente aceitável quando a minha vida enche o saco, mas completamente esquecido quando as coisas estão gostosas.

No meu estágio atual, sem poder sobre os problemas e poder sobre os prazeres que causam os problemas, eu posso rezar e pedir a Deus Liberação à vontade porque o máximo que ele vai me dar é aporrinhação... hehê. De coração, espero que Ele lhe atenda com mais atenção ao pedido.

Enquanto a gente não aprende a gozar certo, o brahmacharya é só repressão ignorante, é chorar pelo leite derramado... hehê... enquanto nem se aprendeu a usar o penico pra não precisar de fralda.

Um abração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...