Texto de SWAMI TILAK.
O HOMEM TRATA de buscar a solução dos problemas da vida. A vida, aparentemente, é limitada, mas os problemas são ilimitados.
Quando está acordado o homem tem problemas; no sono tem problemas; em sua infância tem problemas; em sua juventude tem problemas e em sua velhice também tem problemas.
Assim é que quando uma pessoa é uma criança, pensa que na juventude há muita alegria, muita liberdade, muita segurança; mas quando entra na etapa da juventude, enfrenta-se novamente com os problemas. Então, temos muitos problemas e temos que vencer todos eles.
Quem cria os problemas?
Podemos culpar outras pessoas por nossos problemas, mas em verdade ninguém está contra nós! O mundo nada pode fazer para prejudicar-nos!
Por exemplo, quando o vento sopra, o homem saudável se sente feliz, tem alegria; mas quando o mesmo homem está doente, o vento lhe parece prejudicial. Em realidade, a natureza do vento não muda nem por mim nem por vocês. O vento tem sua natureza; o sol tem sua natureza. Quando uma pessoa se afoga na água, a água não é responsável. Quando se queima no fogo, o fogo não é responsável.
Os Problemas e a Natureza
Em realidade, quando não se conhece as leis naturais e não se estabelece com harmonia nas leis universais, tem-se que sofrer! O sofrimento, em realidade, não é resultado de outras coisas alheias a nós ou de outras pessoas. O sofrimento é o resultado de nossa própria fraqueza! Temos que tirar essa nossa fraqueza para buscar em nós mesmos a fonte interior do poder!
A natureza segue seu curso; não pode mudar segundo o desejo de qualquer pessoa no mundo. Os santos e sábios dizem: "Em lugar de culpar aos outros, deve-se buscar o poder de vencer-se a si mesmo." Isso é necessário. A espiritualidade não é a ciência da fraqueza; a espiritualidade não é a ciência da mendicância constante!
Encolhendo a Pedra
Uma vez na minha infância tive o desejo de levantar uma pedra muito grande, mas eu não tinha o poder para tanto. Então, constantemente sentava-me frente à pedra e rogava-lhe dizendo:
- Ó pedra, tu deves reduzir-te, tu deves reduzir-te, tu deves...