Texto de Dudu Lopes.
Deus é grande demais para caber numa só religião.
NO TEXTO Espiritualidade, Ocultismo e Religião defini religião propositalmente em apenas duas linhas, sem me alongar mais no assunto, como um conjunto de formas com que as pessoas se relacionam com a espiritualidade e com o ocultismo.
Se, didaticamente, a definição não está errada, na prática, está longe de representar a verdade.
O Que Não é Religião
"Religião", a palavra, significa religar. Religar o que a que? Religar a porção Divina do homem a Divindade Universal ou Deus. Na prática não existe religião cristã ou hindu ou qualquer outra, o que existe na prática é religião, se religar, que é de fato a única religião verdadeira.
A idéia de Deus é para a maioria de nós apenas isso, uma ideia. E a partir dessa ideia, a gente tece uma série de ações para justificar concretamente o que é apenas uma ideia.
Então, a gente busca participar de rituais, cultos, missas, repetir preces, ler livros sagrados, biografias e ensinamentos dos santos e sábios, fazer caridade e pedir, pedir, pedir, pedir, para saciar em si a necessidade de algo mais concreto do que é apenas uma ideia de Deus, que é guardada na mesma parte da mente que a ideia do átomo ou dos buracos negros, apenas ideias do que lemos ou ouvimos falar que existe mas que nunca presenciamos de verdade.
Confundindo as Coisas
Muitas pessoas confundem religião com ocultismo. Oferendas a seres sobrenaturais são práticas de ocultismo, a mediunidade também.
Pedir a Jesus para solucionar um problema financeiro, de saúde ou amoroso, também é igualmente ocultismo, sem nada de diferente da mediunidade ou das oferendas.