Texto de Dudu Lopes.
RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE E OCULTISMO são coisas muito diferentes, mas se confundem na mente e na prática religiosa das pessoas, o que é natural porque frequentemente interagem entre si.
Há uma enorme confusão entre o que são ocultismo e espiritualidade.
Espiritualidade
A expressão "espiritualidade" é entendida de forma diferente por seguimentos diferentes. Mas a meu ver espiritualidade é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta de Deus.
Quando se faz uma oração ou uma prece, ou se participa de algum culto religioso por necessidade isso não é espiritualidade.
Essa necessidade pode ser falta de dinheiro, de saúde, de energia, não importa, isso não é espiritualidade apesar de vir revestido em uma forma religiosa.
Ocultismo
Ocultismo (ou esoterismo) é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta da região da natureza que é oculta à percepção comum.
Uma prece ou oração, ou um culto religioso por necessidade é uma forma de ocultismo.
Uma Missa de Sétimo dia católica é uma forma de ocultismo e não espiritualidade, um culto protestante em prol de ganho financeiro também é ocultismo, oferendas da umbanda ou do candomblé, passes do Kardecismo, o yoga do budismo ou do hinduísmo a visando a vitalidade física, psíquica ou sexual também é ocultismo.
Na mesma categoria se enquadram a Astrologia, o Tarot, o I Ching, a mediunidade, a manipulação da natureza através da magia, etc.
Religião
Religião é um conjunto de formas com que as pessoas se relacionam com a espiritualidade e com o ocultismo.
0 comentários.
Postar um comentário