sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Espiritualidade, Ocultismo E Religião

Texto de Dudu Lopes.

RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE E OCULTISMO são coisas muito diferentes, mas se confundem na mente e na prática religiosa das pessoas, o que é natural porque frequentemente interagem entre si.

Há uma enorme confusão entre o que são ocultismo e espiritualidade.

Espiritualidade

A expressão "espiritualidade" é entendida de forma diferente por seguimentos diferentes. Mas a meu ver espiritualidade é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta de Deus.

Quando se faz uma oração ou uma prece, ou se participa de algum culto religioso por necessidade isso não é espiritualidade.

Essa necessidade pode ser falta de dinheiro, de saúde, de energia, não importa, isso não é espiritualidade apesar de vir revestido em uma forma religiosa.

Ocultismo

Ocultismo (ou esoterismo) é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta da região da natureza que é oculta à percepção comum.

Uma prece ou oração, ou um culto religioso por necessidade é uma forma de ocultismo.

Uma Missa de Sétimo dia católica é uma forma de ocultismo e não espiritualidade, um culto protestante em prol de ganho financeiro também é ocultismo, oferendas da umbanda ou do candomblé, passes do Kardecismo, o yoga do budismo ou do hinduísmo a visando a vitalidade física, psíquica ou sexual também é ocultismo.

Na mesma categoria se enquadram a Astrologia, o Tarot, o I Ching, a mediunidade, a manipulação da natureza através da magia, etc.

Religião

Religião é um conjunto de formas com que as pessoas se relacionam com a espiritualidade e com o ocultismo.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...