Texto de Dudu Lopes
OS CONSELHEIROS DE AUTO-AJUDA - se é que a gente pode chamar assim - que a gente vê geralmente são pessoas cheias de sucesso, usam ternos alinhados, gel no cabelo, têm muito dinheiro, uma família perfeita com filhos de sucesso, viajam pelo mundo, todos adoram os seus conselhos, enfim são pessoas de muito sucesso.
Eu não entendo nada de sucesso. A minha vida foi e é cheia de fracassos, eu não tenho dinheiro, sou feio, minha família é medíocre, nunca saí do Rio de Janeiro, tem gente que odiou os meus conselhos e, o que é pior, não há gel que dê jeito no meu cabelo.
Pessoas de Sucesso
Talvez porque, nestes meus 45 aninhos de vida, nunca tenha conhecido pessoalmente nem mesmo uma só pessoa de muito sucesso pra me espelhar, não consigo nem mesmo imaginar como deve ser uma vida perfeita.
É claro, conheci pessoas com muito dinheiro mas que não eram donas da própria vida; conheci pessoas muito bonitas que não tinham valor; conheci pessoas muito seguras de si mas que só viviam dentro do círculo familiar; conheci pessoas com uma bela brilhantina no cabelo mas que não eram nada brilhantes na hora do fracasso.
A Eutanásia
Talvez por conhecer o fracasso tão intimamente eu tenho muita simpatia por pessoas que estão à beira de um suicídio. Dia desses vi a notícia de um casal de idosos ingleses que foram para a Suíça para dar fim a própria vida. Ele estava surdo e quase cego e ela com câncer terminal.