quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Êxito

Texto de SWAMI TILAK.

O HOMEM ESTÁ no mundo para destruir a história de sua própria ignorância.

Quantas pessoas têm êxito na vida? Não sabemos, mas, sem dúvida, todas as pessoas querem ter êxito. Umas pessoas têm êxito; outras, não.

Por que? Temos que pensar nisto.

Havia um grande ilusionista, e uma pessoa lhe perguntou como podia ter tanto êxito em sua vida. Ele respondeu que tinha êxito porque sabia desejar. Então a pessoa disse:

- Todas as pessoas desejam o êxito, mas nem todas o alcançam".

Então, a conclusão era que todas as pessoas, na realidade, não o desejam; saber desejar não é coisa fácil.

Quando desejamos alguma coisa, temos que aplicar toda nossa energia.

Água Não Ferve a 99,9ºC

A energia não é somente uma coisa física, pois está relacionada com a mente e com a alma também. Uma pessoa tem que sacrificar outros interesses para conseguir o êxito.

Por exemplo: temos um motor a vapor e este necessita, indubitavelmente, do vapor. Como se produz esse vapor? A água tem que alcançar a temperatura de 100ºC e, quando a temperatura chega a 99,9ºC, a dúvida se manifesta na mente da pessoa que está transformando a água em vapor: "Se a 99,9ºC a temperatura não converteu a água em vapor e o motor não funcionou, o que poderia fazer mais 0,1ºC? Mas 100ºC significam 100ºC. Não são 99,9ºC. 100% significa 100%, nada mais, nada menos.

Assim, também quando uma pessoa está tratando de conseguir o êxito em sua vida, deve aplicar toda a energia e prestar toda a atenção. Naquele momento, os confortos da vida, os prazeres e outras coisas são secundários.

A finalidade da vida é uma coisa primordial, e temos que prestar atenção ao fim. Quando uma pessoa come, sua mente deve fixar-se no objetivo da vida, quando uma pessoa caminha, deve ter sua mente concentrada, focada, na finalidade da vida.

Em suma, quando todas as energias que o homem tem estão concentradas na finalidade da vida, então ele tem uma grande possibilidade de êxito.

Mas, o que ocorre com a gente?

Quando não consegue um pouco de êxito na vida, imediatamente o homem perde a esperança e abandona totalmente seu esforço. Aquele que não pode continuar seu esforço nos momentos de fracasso, nos momentos de dificuldades, não pode ter êxito.

Vocês sabem que o caminho não é um leito de rosas. O mundo está cheio de dificuldades, existem obstáculos na vida. Nenhum rio pode fazer seu percurso sem lutar contra as rochas. Tem que lutar, tem que quebrar as rochas e depois tem que criar seu caminho para chegar ao mar.

Outra coisa importante que temos de aprender no momento de luta: paciência e a tranqüilidade. Aquele que não tem paciência, tem problemas tanto no campo espiritual como no campo mundano, a questão é a mesma.

Tanto um cientista quanto um espiritualista ou um comerciante têm que trabalhar constantemente. Esta continuidade de esforço é uma coisa rara no mundo. A continuidade do esforço, mesmo no momento de fraqueza, no momento de dificuldade, na realidade pode trazer êxito na vida.

Ir Até o Final

Dizem que havia um grande devoto que um dia perguntou a um santo:

- Como posso liberar-me?

O Santo disse:

- Você tem que adorar o Senhor Vishnu durante onze anos e assim conseguir a liberação".

Muito bem, começou a adoração, mas quando completou 10 anos e 10 meses, uma dúvida penetrou em sua mente e disse ao Santo:

- Eu já adorei por 10 anos e 10 mesas e nada consegui! O que posso conseguir em 2 meses?

Assim deixou de adorar e logo encontrou com outro mestre, que lhe disse:

- Por que você tem que adorar o Senhor Vishnu? O Senhor Shiva é melhor. Em 9 anos você pode conseguir êxito.

Então, outra vez começou e adorou durante 8 anos e 8 meses contínuos. Depois recomeçou a duvidar:

- Se não pude ter êxito em 8 anos e 8 meses, como poderia consegui-lo em 4 meses? Não, não vou consegui-lo.

Encontrou-se com outra pessoa, que falou sobre outro Deus, e outra vez recomeçou tudo. Desta vez também não pode ter êxito porque sempre duvidava.

As pessoas ignoram que o poder não está na forma de um deus mas, sim, na determinação. Quando pomos nossa confiança, nossa fé, nossa dedicação, em qualquer forma de Deus, imediatamente se manifesta o poder divino. Por exemplo, quando temos uma lâmpada elétrica de 1000 watts e outra de 100, e pomos um espelho em frente a estas lâmpadas, imediatamente a luz se reflete. O espelho não produz luz alguma, somente reflete a luz. Assim, o reflexo da luz está na proporção do poder da luz que existe em sua fonte!

Nós refletimos o poder de Deus sempre na proporção de nossa determinação, de nossa dedicação. Quando faltam nossa dedicação e nossa determinação, não podemos culpar a Deus!

Por isso, simplesmente dou uma sugestão: quando vocês quiserem ter êxito em qualquer campo da vida, devem forçar sua decisão e sua dedicação a sós e no silêncio de si mesmos. Devem focar sua mente na finalidade de sua vida e vocês vão ter muitos milagres. Sem dúvida vocês não terão de andar de um lado para outro para buscar a fé em si mesmos, de imediato. É natural que seja uma coisa um pouco difícil.

A Verdadeira Oração

Numa conferência sobre a meditação, certa mãe disse-me: "Swami, o senhor dá as palestras mas não fala sobre a oração. Como temos que orar?" Tratei de explicar-lhe que a oração verdadeira está em seu sentimento, em sua força interna. Nós podemos usar técnicas, uma ou outra, mas não temos que duvidar que o êxito está na força interna de nossa determinação!

Qual a diferença entre a vida de São Francisco de Assis e a de um devoto comum? Somente a diferença da intensidade da devoção. São Francisco de Assis orava a Cristo, e o devoto comum também ora a Cristo. Então como São Francisco de Assis recebia mais força do que um devoto comum? O segredo está na intensidade do sentimento, na intensidade do esforço. Temos que criar uma intensidade muito grande em nós mesmos. Toda meditação e todo processo espiritual é para isso, e só depende de você, desde que você queira usar seu esforço para conseguir o êxito mundano ou espiritual. O mesmo amor pode-se focalizar de várias maneiras. A eletricidade pode mover um ventilador ou iluminar uma lâmpada, pois sempre funciona segundo a natureza do aparelho. Assim, nós temos a força interna da determinação e esta força interna pode-se usar com objetivos mundanos ou espirituais.

Não cabe dúvida de que os santos também usam seu poder espiritual para melhorar o mundo, e aqueles que trabalham todo o tempo para melhorar o mundo também melhoram sua vida espiritual.

Todos Somos Yogues

O poder existe e todos somos yogues. Não podemos dizer que só a pessoa que vive na selva é um yogue. Não. Yogue é a pessoa que pode aplicar sua mente, focalizá-la no objeto de sua vida. Quando o cientista aplica sua mente em seu trabalho, neste momento ele é um grande yogue. Um grande yogue significa uma pessoa que sabe aplicar sua mente como, quando e onde quer. Os problemas com as pessoas comuns é que não sabem aplicar sua mente como querem.

Um dia Newton estava trabalhando em seu laboratório e a empregada deixou a comida na mesa. Um amigo, vendo que a comida esfriara, comeu e saiu do laboratório. Mais tarde, Newton teve fome. Quando viu os pratos vazios, exclamou: "Que tolo sou, não me recordo de ter comido!" E voltou novamente para o trabalho. Ele não tinha consciência de sua comida. Estava consciente só de seu trabalho.

Nossos interesses são diversos: uma pessoa tem interesse no cinema, outra em novela, outra em comidas ... Depois nos queixamos de não termos êxito em nossa vida. É um grande problema.

O êxito é um amado ou amada que necessita de muita atenção. Quando queremos amar uma pessoa, temos que prestar muita atenção. E quando não prestamos atenção apropriadamente, esta amada imediatamente se aborrece, se zanga. Assim, quando prestamos atenção ao objetivo de nossa vida, o objetivo fica contente conosco, e quando não prestamos atenção, o objetivo da vida se afasta imediatamente para longe de nós. Então, a finalidade de nossa vida sempre está perto ou longe de nós, segundo nossa determinação, nossa dedicação e esta dedicação não se deve praticar uma ou outra vez, um ou outro dia, mas temos que fazê-la incessantemente, continuamente.

A Habilidade e a Oportunidade

Há duas coisas na vida a se ter em conta: uma é o esforço, a habilidade, a capacidade; outra é a oportunidade. Aumentar a capacidade está em nossas mãos, mas a oportunidade, não. Sem dúvida, a oportunidade e a habilidade, ambas, têm que se juntar. Mas como eu disse antes, a habilidade pode aumentar pelo nosso esforço. Entretanto, a oportunidade não pode ser conseguida segundo nosso desejo. Por isso os sábios dizem que uma pessoa deve aumentar sua habilidade cada vez mais, sem pensar no êxito, sem pensar na oportunidade. Porque assim que surgir a oportunidade, poder-se-á aproveitar da mesma, e quando uma pessoa não tem habilidade e obtém uma oportunidade, como vai aproveitá-la?

Dizem que uma vez o Senhor Shiva decidiu não soprar sua concha durante doze anos. Em conseqüência, nenhuma possibilidade de chuva haveria durante este tempo. Quando os lavradores em geral souberam disso, não cultivaram mais seus campos, todos ficaram descansando em suas casas. Depois de três anos o Senhor Shiva resolveu observar como estava o mundo, e deixou o paraíso. Caminhando pela terra, viu uma pessoa cultivando sua roça e teve grande surpresa. Então perguntou ao lavrador:

- Você não está sabendo que o Senhor Shiva não vai tocar sua concha e, por conseguinte, nenhuma possibilidade haverá de chuva?

O lavrador respondeu:

- Sim, senhor, eu sei. Mas o problema é que, se não cultivar a terra durante doze anos, eu posso me esquecer completamente de como cultivar.

Então o Senhor Shiva pensou: "Se eu não tocar minha concha durante este período, posso também esquecer completamente de como se toca". E imediatamente soprou sua concha e a chuva caiu. Porém o lavrador que tinha seu campo preparado, aproveitou a oportunidade. Todos os demais a perderam.

Aquele que nenhum tipo de depressão tem na vida, e sabe manter a continuidade do trabalho e trabalha sem cansar, tem êxito na vida, porque essa pessoa de grande capacidade não abandona seus esforços mesmo que todo o mundo se volte contra ela.

Oposição Intransponível?

Vocês podem estudar as biografias dos grandes homens. Todos tinham em sua vida oposição quase intransponível. Apesar disso, tinham grande determinação!

No filme de Mahatma Gandhi, por exemplo, muitas coisas indicam que nem sempre ele contava com apoio, e aqueles que leram sua biografia se convenceram cada vez mais desta realidade. Houve um momento de fracasso terrível na vida de Mahatma Gandhi, como existe na vida de qualquer pessoa. Apesar disso, ele manteve grande coragem. Em qualquer momento havia determinação, qualquer coisa que fazia, fazia segundo sua decisão.

Uma vez alguém lhe disse: "Mahatmaji, a gente não compreende o que você diz e não está preparado para segui-la". Então ele respondeu: "Mude seu próprio modo de agir". É oportuno lembrar que aquele que muda segundo o parecer das pessoas nada pode liderar e nunca poderá ser um líder. Assim, também para dirigir as pessoas têm-se que preparar e esperar com toda a paciência, porque a gente tem muita emoção e não sabe o que é a Verdade, e também o que não é a Verdade. Não sabe o que é bom e o que é mau. Não sabe.

Um professor famoso de História encontrou-se com Mahatma Gandhi numa universidade e disse: "Mahatma, o que você indica não existe em toda a História. Então, como você pode aplicar isso na vida da Índia?" Mahatma respondeu: "Você é somente um professor de História e tem que escrevê-la, mas eu tenho que criar a História!" O historiador escreve a História e a pessoa de determinação a cria. Cristo não escreveu história alguma, mas nenhuma história pode haver sem Cristo! O Senhor Buddha não era professor em universidade alguma e nem estudou história da humanidade, mas toda história humana tem que cantar as canções do Senhor Buddha! O mesmo ocorre com o Senhor Krishna. Então, o estudante de História é diferente da pessoa que cria a História. Eu não sou contra a História, mas simplesmente quero ver as pessoas que possam criar História! E não somente que leiam a História e que guardem sempre em suas cabeças dados e datas.

Vocês podem conseguir certificados de historiador nas universidades, mas para criar a História necessitam de outro tipo de capacidade, a capacidade existente em sua determinação!

Cada Pessoa é Única

Existe a inspiração nos outros. Temos que respeitar a capacidade dos outros e temos que apreciar seus esforços, mas não devemos esquecer que nenhuma pessoa tem a capacidade que você tem! Cada pessoa é única no universo. Não existem duas pessoas no mundo que tenham o mesmo rosto! Assim sendo, cada pessoa tem capacidade única, e cada pessoa tem grande responsabilidade de manifestar esse único que existe dentro de si.

A imitação não é suficiente. As pessoas imitam, é um grande problema! Quando sabemos de Mahatma Gandhi, imediatamente tratamos de imitá-lo. Quando vemos Swami Tilak, tratamos de imitá-lo, e quando vemos outras pessoas assim também, tratamos de imitá-las. Revivendo a inspiração de qualquer grande ser, temos que assimilá-la e aplicá-la em nosso avanço. Eu não posso progredir igual a Mahatma Gandhi, não é possível. Tampouco eu posso imitar Lincoln. Lincoln é Lincoln, Mahatma Gandhi é Mahatma Gandhi, você é você, e eu sou eu.

Cada pessoa deve ter inspiração e depois seguir seu caminho. Toda pessoa é sagrada, e cada um recebe apreciação, mas tem de viver segundo o próprio karma! Quando uma pessoa decide viver segundo seu ser, isto não quer dizer que está desrespeitando outra pessoa. Toda pessoa come sua comida e tem que digeri-la segundo sua capacidade. Não podemos alimentar-nos pelos outros. Não é possível. Assim sendo, amigos meus, conclui-se que devemos buscar nossa própria capacidade, nossa própria habilidade, nossa natureza.

E devemos escolher, por todos os meios, as forças necessárias para ajudar a estrutura interna, a constituição interna, a natureza interna. Quando conseguirmos a força para aplicar na estrutura interna, imediatamente teremos uma grande personalidade. Você pode experimentar isso! Essas coisas vocês não podem obtê-las nos livros. É uma verdade. Então temos que buscá-las em nós mesmos. Por isso, se cada pessoa é única, como essa pessoa pode ser a duplicação de outra? Não pode ser. O que fazia Napoleão, não fizeram outros generais. O que escreveu Shakespeare, Newton não pode escrever; o que Newton podia escrever, Cervantes não pôde; e o que Rabindranath Tagore escreveu, Swami Tilak não escreve.

Cada pessoa, insisto, é única e tem sua capacidade.

Busque a Sua Nobreza

Por favor, trate de buscar sua própria nobreza. Você tem que buscá-la antes de agir, antes de decidir sua finalidade na vida, mesmo antes de estudar e trabalhar. Peço-lhes que busquem sua natureza única. Depois têm que aplicar toda força existente em vocês mesmos. Quando queremos chegar a um lugar, temos antes que decidir a que lugar iremos e logo seguir em frente. Mas aquele que não sabe ou não conhece seu destino, como é que faz? Por isso, amigos meus, não devem gastar seu tempo e suas energias fazendo diversas coisas, porque cada coisa em si mesma é maravilhosa.

Um grande professor tem sua grandeza. Um general, um Swami, e um cientista, também. Muito bem, mas você também é grande em sua própria incumbência. Não pode ter a capacidade de Mahatma Gandhi, Swami Tilak, de Newton ou de Einstein. Brahmachari Nitya Chaitanya é grande no que faz. Ele pode cantar; eu não posso. Mas eu posso falar e ele, não. Não podemos dizer que cantar é pior do que falar. Cada capacidade em si mesma é grande, e quando uma capacidade é aplicada em determinado assunto, outra capacidade não pode ser aplicada em seu lugar.

Encontre a Sua Habilidade Única

Durante o dia temos o sol, e a noite temos a lua. Que pode fazer a lua durante o dia? E como pode ajudar-nos o sol à noite? Então o sol tem sua importância e a lua, a sua. As estrelas pequenas têm sua importância. A estrela polar pode indicar a direção a qualquer barco e a lua, não. Cada pessoa, cada coisa tem sua capacidade, sua habilidade, e nós temos que realizá-la pela meditação profunda. Ao encontrar com essa habilidade única que existe em nós mesmos, devemos, com autoconfiança e não prestando atenção alguma à opinião de outras pessoas, continuar nossa viagem da vida. De outra maneira, sempre estaremos a nos queixar: "Esta pessoa não me ajuda, aquela outra está contra mim". Ninguém está contra você, você mesmo está contra você. E por que outras pessoas teriam que me ajudar?

Vivekananda possuía um temperamento muito forte, e tinha problemas muito grandes com seus companheiros. Então alguém tratou de convencê-lo disso. Quando ele se convenceu, imediatamente transformou sua natureza. Vocês podem ver no filme de Mahatma Gandhi que ele também tinha um temperamento forte e lhe era muito difícil aceitar as opiniões de sua esposa. Mas depois se deu conta de que esses pensamentos eram prejudiciais para a sociedade e mudou seu modo de vida. Assim, segundo a finalidade de nossa vida, temos que mudar. A pressão de fora, do exterior, em nada pode influir em nossa finalidade. Isto é maravilhoso.

Todas as pessoas estão para nos ajudar mas, antes de esperar a ajuda de qualquer pessoa, temos que nos ajudar a nós mesmos. Então poderemos receber ajuda.

Com estas palavras eu lhes agradeço por sua presença e por sua atenção.

OM Shanti, Shanti, Shanti.
OM Paz, Paz, Paz.

Fonte: Jnana Mandiram





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...