sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como Fazer Arroz Integral

Texto de Dudu Lopes

O ARROZ INTEGRAL é o arroz de verdade, um alimento real, e quando bem feito é tão ou mais gostoso do que o inútil arroz branco.

Geralmente o arroz integral é feito de forma errada em restaurantes, que servem o arroz mal cozido, deixando-o indigesto, duro. Ironicamente, se não for servido assim os experientes novatos na alimentação integral, os clientes, acham que o arroz não é integral.

Outra ironia é que as pessoas acusam o arroz integral de ser caro enquanto dão uma fortuna no arroz branco que só serve pra encher o bucho, não alimenta, e ainda consome energia de outros alimentos pra ser digerido.

O ser humano é um bicho engraçado.

O arroz integral é gostoso e, se por acaso você estranhar o gosto, faça um arroz de forno com arroz integral e você nem vai perceber a diferença.

Há dois tipos de arroz integral: o cateto e o agulha. O cateto é mais caro, mais bonitinho, redondinho, mas eu prefiro o sabor do agulhinha que, como o nome diz, tem um formato mais longelíneo. O arroz vermelho, que às vezes vem misturado ao comum, é chato de cozinhar; e eu não gosto do gosto.

O negócio é experimentar todos.

Como Fazer

  1. Não lave o arroz ainda.
  2. Ponha o arroz numa panela, com o fogo aceso vá mexendo o arroz com uma colher de pau, até dourar os grãos. Não pare de mexer pra não queimar e grudar na panela. Alguns grãos podem estourar como pipoca.
  3. Quando o arroz estiver dourado, lave o arroz. Em toda a minha vida eu achei uma meia dúzia de pedras, mas não custa dar uma olhadinha rápida.
  4. Coloque pra ferver com água até um pouco acima da linha do arroz.
  5. Quando a água ferver, deixe fervendo por uns 7 ou 10 minutos e desligue o fogo.
  6. Em vinte minutos, o arroz tá pronto. Ponha no fogo e deixe ferver o excesso de água, se houver, ou utilize a água em excesso pra outra coisa.

Essa é uma dica básica, você pode fazer como quiser, pode refogar antes de cozinhar, desde que doure o arroz antes, o céu é o limite.





5 comentários.

celia pereira disse...

Fiz arroz integral agulhinha como faço o arroz bco...lavei refoguei com cebola alho e por ultimo coloquei agua pouco assima do arroz.ficou super duro o q fazer?por favor alguem me ajd......

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Se ficou duro porque ficou cru, é só botar mais água e cozinhar mais.

Se ficou duro porque não ficou soltinho, é só seguir a receita deste post.

Pra ficar mais soltinho ainda, doure, lave e ponha na geladeira por uma noite mais ou menos. Depois coloque água e cozinhe como indicado aqui.

Um abração.

Anônimo disse...

Coloco 1 medida de arroz e 4 medidas de agua,como vem escrito no pacote.Mas vou fazer essa sua q é mais rapida :)

Nilka Costa disse...

quando eu faço arroz integral ele pipoca. Disseram que ele não pode pipocar porque perde as propriedades de integral. Eu não consigo deixar inteiro

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi, Nilcéa!

Eu dou uma douradinha no agulhinha e raramente pipoca e, quando pipoca, só alguns poucos grãos. Há muitos anos que não uso cateto, então não sei mesmo se isso conta.

Duvido muito que se percam as propriedades de integral por pipocar, até porque são pouquíssimos grãos que pipocam e o arroz pipocado tá todo ali, não foi tirado nada dele. Talvez isso venha daquela mesma crendice que arroz integral tem que parecer arroz cru. Mas não há obrigatoriedade de dourar, só acho que fica mais gostoso.

O problema mesmo é comprar arroz integral parboilizado que geralmente fica junto ao arroz branco nas prateleiras do supermercado. Esse é parcialmente fervido e aí sim pode ter suas propriedades destruídas. Prefiro comprar o arroz completamente cru (não parboilizado).

Um abração,
Dudu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...