domingo, 18 de agosto de 2013

Cristo, o Mensageiro–Parte III

Texto de Swami Vivekananda.
Em 1900.

Swami-Vivekananda.jpg

POIS, VEJA VOCÊ, de três maneiras o homem percebe Deus.

No início, o intelecto subdesenvolvido do homem ignorante vê Deus tão longe, lá em cima nos céus em algum lugar, sentado em um trono, como um grande juiz. Ele olha para Ele como um fogo, como um terror.

Agora, isto é bom, pois não há nada de mal nisso. Você deve se lembrar de que a humanidade não viaja do erro para a verdade, mas de verdade em verdade; pode ser, se você preferir, da verdade menor para a verdade maior, mas nunca do erro para a verdade.

As Religiões

Suponha que você comece por aqui e viaje em direção ao sol numa linha reta. Daqui o sol parece pequeno em tamanho. Suponha que você vá em frente milhões de quilômetros, o sol vai parecer muito maior. Em cada fase, o sol vai se tornar cada vez maior.

Suponha que vinte mil fotografias foram tiradas do mesmo sol, de diferentes pontos de vista; estas vinte mil fotografias serão todas seguramente diferentes uma da outra. Mas você pode negar que cada uma é uma fotografia do mesmo sol?

Assim, todas as formas de religião, altas ou baixas, são apenas diferentes estágios em direção a esse estado eterno de Luz, que é o próprio Deus. Algumas incorporam uma visão mais baixa, outras uma um pouco mais alta, e esta é toda a diferença.

Até Deus

Portanto, as religiões das massas irracionais em todo o mundo devem ser, e sempre foram, de um Deus que está fora do universo, que vive no céu, que governa a partir desse lugar, que castiga o mau e recompensa o bem, e assim por diante.

À medida que o homem avançou espiritualmente, ele começou a sentir que Deus era onipresente, que Ele deve estar nele, que ele deve estar em toda parte, que Ele não era um Deus distante, mas evidentemente a Alma de todas as almas.

Como a minha alma move meu corpo, assim também Deus é o motor da minha alma. Alma dentro da alma.

E algumas pessoas que tinham se desenvolvido o suficiente e eram suficientemente puras, foram ainda mais longe, e finalmente encontraram Deus.

Como o Novo Testamento diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." E eles descobriram, finalmente, que eles e o Pai eram um só.
Você descobre que todos esses três estágios são ensinados pelo Grande Mestre no Novo Testamento.

Oração

Note-se a oração comum que ele ensinou: "Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o teu nome", e assim por diante - uma simples oração, a oração de uma criança.

Veja, é a "oração comum" porque é destinada para as massas ignorantes.

Para um círculo superior, para aqueles que avançaram um pouco mais, ele deu um ensinamento mais elevado: "Eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em ti".

Você se lembra disso?

E então, quando os judeus lhe perguntaram quem ele era, ele declarou que ele e seu Pai eram um, e os judeus pensaram que era uma blasfêmia. O que ele quis dizer com isso? Isso foi também dito por seus antigos profetas: "Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”.

Note as mesmas três etapas. Você vai descobrir que é mais fácil para você começar com a primeira e terminar com a última.

Pureza

O Mensageiro veio para mostrar: que o espírito não está nas formas, que não é através de toda a sorte de dissabores e problemas complicados da filosofia que você conhece o espírito.

Era melhor que você não tivesse aprendido, melhor que você nunca tivesse lido um livro em sua vida. Estes não são de todo necessários para a salvação - nem riqueza, nem posição, nem poder, nem mesmo o aprendizado; mas o que é necessário é esta única coisa, pureza.

"Bem-aventurados os puros de coração", pois o espírito em sua própria natureza é puro. Como pode ser de outra forma? É de Deus, veio de Deus.

Na linguagem da Bíblia, "é o sopro de Deus".

Na linguagem do Corão: "é a alma de Deus".

Deus e a Impureza.

Você quer dizer que o Espírito de Deus pode de alguma forma ser impuro?

Mas, infelizmente, tem sido, por assim dizer, coberto com a poeira e a sujeira das idades, através de nossas próprias ações, boas e más.

Várias obras que não estavam corretas, que eram verdadeiras, cobriram o mesmo espírito com a poeira e a sujeira da ignorância das idades.

É necessário apenas limpar a poeira e a sujeira, e então o espírito brilha imediatamente. "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".

"O Reino dos Céus está dentro de você". Onde tu vais buscar o Reino de Deus, pergunta Jesus de Nazaré, quando ele está lá, dentro de você?

Purifique o espírito, e ele está lá. Ele já é seu. Como você pode obter o que não é seu? Ele é seu por direito. Vocês são os herdeiros da imortalidade, filhos do Pai Eterno.

Esta é a grande lição do Mensageiro.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...