domingo, 25 de agosto de 2013

Cristo, o Mensageiro–Parte IV (Final)

Texto de Swami Vivekananda.
Em 1900.

Swami-Vivekananda.jpg

A OUTRA GRANDE lição do Mensageiro, que é a base de todas as religiões, é a renúncia. Como você pode fazer o espírito puro? Por renúncia.

Um jovem homem rico perguntou a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para que eu possa herdar a vida eterna?"

E Jesus disse-lhe: "Uma coisa te falta; vai-te, vende tudo quanto tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. E vem, toma a tua cruz e siga-Me".

E ele ficou triste com aquelas palavras e foi embora triste, porque possuía muitos bens.
Estamos todos mais ou menos assim. A voz está soando em nossos ouvidos dia e noite. No meio dos nossos prazeres e alegrias, no meio das coisas do mundo, pensamos que nos esquecemos de todo o resto.

Em seguida, vem um momento de pausa e a voz soa em nossos ouvidos: "Desista de tudo o que tens e siga-Me".

"Todo aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á"

Pois quem desiste desta vida por causa dele, encontra a vida imortal. No meio de toda a nossa fraqueza há um momento de pausa e a voz soa: "Desista de tudo o que tens, dai aos pobres e siga-Me".

Este é o ideal que ele prega, e este tem sido o ideal pregado por todos os grandes profetas do mundo: a renúncia.

Renúncia é Altruismo

Qual o significado de renúncia?

Que há apenas um ideal na moral: altruísmo. Seja altruísta. O ideal é o altruísmo perfeito. Quando um homem é atingido na face direita, vira a esquerda também. Quando um casaco de um homem é levado, ele dá sua capa também.

Devemos trabalhar da melhor maneira que pudermos, sem arrastar para baixo o ideal. Aqui está o ideal. Quando um homem não tem mais ego nele, nenhuma posse, nada para chamar de "eu" ou "meu", se entregou inteiramente, destruiu a si mesmo por assim dizer – neste homem está o próprio Deus; pois nele a vontade própria se foi, esmagada, aniquilada.

Esse é o homem ideal.

Não podemos chegar a esse estado ainda; por hora, adoremos o ideal e, lentamente, esforcemo-nos para alcançar o ideal, embora, talvez, com passos vacilantes.

Pode ser amanhã, ou pode ser daqui a mil anos; mas o ideal tem de ser alcançado. Pois não é só pelo final, mas também os meios.

Ser inegoísta, perfeitamente altruísta, é a própria salvação; porque o homem dentro morre, e somente Deus permanece.

Basta Crer em Jesus?

Mais um ponto. Todos os instrutores da humanidade são altruístas. Suponha que Jesus de Nazaré estava ensinando, e um homem veio e disse-lhe:

- O que você ensina é lindo. Eu acredito que é o caminho para a perfeição, e eu estou pronto para segui-lo; mas eu não me preocupo em adorá-lo como a unigênito Filho de Deus.

Qual seria a resposta de Jesus de Nazaré?

- Muito bem, irmão, siga o ideal e avance do seu próprio jeito. Eu não me importo se você me dá o crédito para o ensinamento ou não. Eu não sou um lojista. Eu não faço comércio com a religião. Só ensino a verdade, e a verdade não é propriedade de ninguém. Ninguém pode patentear a verdade. Verdade é o próprio Deus. Vá em frente.

Mas o que os discípulos dizem hoje em dia é:

- Não importa se você praticar os ensinamentos ou não, você dá crédito ao Homem? Se você dá crédito ao Mestre, você será salvo; se não, não há salvação para você.

E assim, todo o ensinamento do Mestre é degenerado, e todo o esforço e a luta são para a personalidade do homem.

Eles não sabem que ao impor essa diferença, eles estão, de certa maneira, trazendo vergonha para o próprio Homem que quer honrar - o mesmo Homem que teria se encolhido de vergonha de tal ideia.

O que lhe importava se havia um homem no mundo que se lembrava dele ou não? Ele tinha que entregar sua mensagem, e ele entregou.

E se ele tivesse vinte mil vidas, ele daria todas para o homem mais pobre do mundo.

Se ele tivesse que ser torturado milhões de vezes por um milhão de samaritanos desprezados, e se para cada um deles o sacrifício da sua própria vida fosse a única condição para a salvação, ele teria dado a sua vida.

E tudo isso sem querer ter seu nome conhecido até mesmo por uma única pessoa. Quieto, desconhecido, silencioso, ele iria trabalhar, assim como o Senhor trabalha.

Agora, o que o discípulo diz?

Ele vai lhe dizer que você pode ser um homem perfeito, perfeitamente altruísta, mas a menos que você dê o crédito ao nosso instrutor, ao nosso santo, não há qualquer proveito.

Por quê? Qual é a origem desta superstição, desta ignorância?

Deus Se Fazendo Homem

O discípulo pensa que o Senhor pode manifestar-se apenas uma vez. Aí reside todo o erro.

Deus se manifesta para você no homem. Mas em toda a natureza, o que acontece uma vez deve ter acontecido antes, e deve acontecer no futuro. Não há nada na natureza que não seja sujeito à lei; e isso significa que tudo o que acontece uma vez tem que continuar e tem que ter acontecido.

Na Índia, eles têm a mesma ideia das Encarnações de Deus. Uma de suas grandes Encarnações, Krishna, cujo grande sermão, o Bhagavad-Gita, alguns de vocês devem ter lido, diz: "Embora eu seja não-nascido, de natureza imutável, e o Senhor dos seres, mas subjugando meu Prakriti, eu venho a ser pela Minha própria Maya. Sempre que diminui a virtude e a imoralidade prevalece, então Eu encarno de novo. Para a proteção do bem, para a destruição dos ímpios, e para o estabelecimento do Dharma, eu torno a ser, em todos os tempos ".

Sempre que o mundo decai, o Senhor vem para ajudá-lo a seguir em frente, e assim Ele faz de tempos em tempos e um lugar para outro.

Em outra passagem Ele fala para este significado: “Onde quer que aches uma grande alma de imenso poder e pureza lutando para elevar a humanidade, saiba que ele é nascido de Meu esplendor, que estou lá a trabalhar através dele”.

Vamos, portanto, encontrar a Deus, não só em Jesus de Nazaré, mas em todos os grandes que o precederam, em todos os que vieram depois dele, e todos os que ainda estão por vir.

Nossa adoração é ilimitada e livre.

Carregando Sua Cruz

Eles todos são manifestações do mesmo Deus Infinito. Eles são todos puros e desinteressados; eles lutaram e deram suas vidas por nós, pobres seres humanos. Cada um e todos sofrem expiação vicária por cada um de nós, e também por todos os que hão de vir.

Em certo sentido, todos vocês são profetas; cada um de vocês é um Profeta, que carrega o peso do mundo sobre os próprios ombros. Você já viu um homem, você já viu uma mulher, que não esteja silenciosamente, pacientemente, carregando o seu pouco peso da vida?

Os grandes profetas eram gigantes – eles carregavam um gigantesco mundo em seus ombros. Comparado com eles somos pigmeus, sem dúvida, mas nós estamos fazendo a mesma tarefa, em nossos pequenos círculos, em nossas pequenas casas, estamos levando nossas pequenas cruzes.

Não há ninguém tão mau, ninguém tão sem valor, mas ele tem que carregar a sua própria cruz.
Mas com todos os nossos erros, com todos os nossos maus pensamentos e más ações, existe um ponto brilhante em algum lugar, ainda existe em algum lugar o fio de ouro através do qual estamos sempre em contato com o divino.

Pois, saiba com certeza, que o momento em que o toque do divino estiver perdido haveria aniquilação.

E porque ninguém pode ser aniquilado, há sempre algum lugar no fundo do nosso coração, por mais baixos e degradados que possamos estar, um pequeno círculo de luz que está em constante contato com o divino.

Nossas saudações a todos os profetas do passado cujos ensinamentos e vida herdamos, não importa qual tenha sido sua raça, região, ou credo!

Nossas saudações a todos os homens e mulheres Divinos que estão trabalhando para ajudar a humanidade, qualquer que seja o seu nascimento, cor ou raça!

Nossas saudações a todos aqueles que estão vindo no futuro - Deuses vivos - para trabalhar desinteressadamente para os nossos descendentes.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...