Texto de Dudu Lopes.
ESSE TEXTO NÃO FALA sobre a mitologia de Hanuman, fala sobre a relação de Sua força com a vida dos seres humanos comuns como eu e você. Você pode encontrar a história de Hanuman aqui.
Como expliquei nesse texto, Deus se apresenta em formas diferentes para se manifestar no mundo e realizar propósitos específicos.
Prazeres Primários Embrutecem
Todo prazer que experimentamos é uma faceta da Divindade, mesmo quando não vemos assim. Até o prazer mais sórdido é uma manifestação de Deus, nesse caso uma manifestação que não deveria ser desfrutada por seres humanos, somente pelos seres da maldade (demônios, asuras, ...) que são tão filhos de Deus quanto nós e, portanto, têm o seu espaço na realidade dos mundos.
Os prazeres sórdidos, ou suas miniaturas, os prazeres primários, mais freqüentemente desfrutados pelos seres humanos, têm o efeito colateral de embrutecer a vida de uma pessoa e a ela própria. Todas as sociedades têm regras para tentar refinar os prazeres baratos, envolver o prazer fácil do sexo em romance ou luxo é uma delas, regras à mesa e no preparo de iguarias são outras das regras para refinar os prazeres primários.
Os Seres da Maldade Contra o Bom Senso
Quando os seres da maldade se intrometem na vida de alguém e transformam os prazeres primários que todos desfrutamos, na maioria das vezes por pura necessidade humana, em um peso contra o bom senso; quando um romance vira obsessão, quando o prazer da comida vira compulsão, quando o prazer de viver se torna uma corrida desenfreada que disfarça o descanso em monotonia; quando tudo isso acontece e o ser humano se esgota, os seres da maldade invadem a vida e, com eles, vêm as experiências tristes: ser rejeitado pela pessoa amada, lutar contra uma doença, ou contra algum impedimento brusco na capacidade de movimentar a vida ou se movimentar na vida.
O sofrimento da perda, da doença, da impotência para movimentar a vida ou se movimentar por ela costuma trazer junto uma sensação enorme de impotência para se livrar do sofrimento, às vezes é mesmo uma constatação material que pode ser impossível se livrar do sofrimento.
Embrutecimento e Impossibilidade
Essa impossibilidade é fruto colateral dos prazeres primários, especialmente quando infectados por seres da maldade; essa impossibilidade é o embrutecimento da vida ou do próprio indivíduo.
A impotência é real, somente com uma interferência Divina esse embrutecimento pode ser dissolvido. E a forma como Deus desce até a vida para se dissolver essa impotência é simbolizada como Hanuman no Hinduísmo.
Não importa que religião se siga ou mesmo que não se siga nenhuma, será sempre Deus como Hanuman que trará a sua dignidade de volta, será Hanuman que trará a cura para a sua doença ou, no mínimo, movimentará a sua vida em direção ao progresso.
Qualquer um que tenha passado por essas experiências de alívio consistente já presenciou a força de Hanuman, não importa que nome se dê a experiência, ou que Deus seja completamente ignorado, afinal, para a maioria das pessoas, a Divindade é como o oxigênio, indispensável mas só se pensa nele quando faz falta.
A Mitologia de Hanuman
Na mitologia, Hanuman dedica a sua vida a servir Rama, outro aspecto da Divindade, inclusive salvando Deus na forma de Sita, esposa de Rama, das mãos de um grande demônio.
O que parece uma salada desconexa é a expressão de como a gente deve atuar durante o sofrimento: a Divindade de nosso bem-estar humano (representado por Sita) precisa ser resgatada para que a nossa Divindade interior (que é a mais importante de todas e por isso representada pelo príncipe Rama) continue o seu movimento de progresso.
O Deus Exterior Ajuda o Deus Interior
No entanto, no estado de embrutecimento, somente a Divindade externa é capaz de dissolver essa rigidez; uma Divindade menor, mas muito mais poderosa, assim como Hanuman servia a Rama mas era muito mais poderoso do que este. A Divindade destruidora é Shiva que, segundo a mitologia, nasce nesse mundo sob a forma doce de Hanuman para auxiliar Rama a combater os seres da maldade.
Cultivar a relação com Hanuman traz um bem-estar tranqüilo e suave à vida, e se para isso for necessária a cura de uma doença, Hanuman pode trazê-la, por isso é cultuado na Índia como a Divindade da cura.
Mas a principal cura que Hanuman traz é a cura dos exércitos de Rama, das forças interiores capazes de reagir às forças negativas da vida.
1 comentários.
seus textos tem uma profundidade comple, bas tante compreencivel e de ideias bem formada e comvincente.
(que saco enconteri algem com um blog mas arumadindo qu eo meu.)
passa lá no meu blog e deixe seu recado. vc é muito bom. adorei e volto pra ver as novidades.
Postar um comentário