HÁ ALGUMA PECULIARIDADE intrínseca entre a criação e o Criador dessa criação.
A impossibilidade de compreender inteligentemente a impressionante relação entre Deus e sua manifestação tem sido destacada de muitas maneiras por filósofos e devotos, e nem mesmo um, até os dias de hoje, teve sucesso em saber como o mundo surgiu.
Esse segredo é sempre escondido dos olhos do homem por um processo que mantém o homem separado de Deus porque se esse mistério é conhecido, não haverá mundo algum para se ter a experiência.
É essencial algum tipo de relação ilusória até para que se desfrute a encenação num teatro. Não é logicamente possível para uma pessoa explicar a relação entre a atuação e o ator. Podemos pensar que a conhecemos muito bem mas não é fácil compreendê-la. A pessoa que atua num teatro é uma pessoa, e o papel que interpreta é outra coisa, completamente.
Não há praticamente nenhuma relação conhecida entre esses dois elementos.
Aquele que atua certamente é diferente do papel que o ator veste porque o ator se comporta de uma maneira totalmente diferente da maneira que ele normalmente se comporta no mundo. Assim, nesse sentido, podemos dizer que a atuação é totalmente diferente do ator mas, ao mesmo tempo, sabemos que são idênticos. Não podemos deixar a atuação num canto qualquer e o ator em outro lugar, dois quilômetros um do outro.
Essa é a relação entre Deus e esse mundo.
Texto completo em inglês.
Leia também:
Eu Não Acredito Mais em Deus