sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Educação Verdadeira

Texto de SWAMI TILAK.

ESTAMOS NUMA UNIVERSIDADE. A Universidade é o lugar onde a gente trata de educar-se.

Segundo minha opinião, no mundo, nenhuma coisa é tão importante como o conhecimento. A diferença que existe entre o homem e o animal é o conhecimento. Um santo disse uma vez que a educação é a manifestação da perfeição que existe no homem mesmo. Cada pessoa tem a perfeição e busca expressá-la em sua vida.

Um poeta inglês disse: "Nas pedras existem os sermões e nas correntes dos rios existem os livros, e a sabedoria está presente em toda parte".

A Sabedoria existia antes, existe agora e existirá no futuro também. Mas, necessitamos da mente que possa ler as letras escritas pela Natureza.

Cada pessoa tem sua capacidade, a qual é diferente da capacidade de outra pessoa. Cada qual tem suas idiossincrasias, suas tendências, e segundo sua tendência ou idiossincrasia trata de ler o livro aberto da Natureza. A cada instante o homem está tratando de ler este livro. Que estava fazendo Newton? Que fez Einstein, que fez Shakespeare ou Milton? Todos estavam somente lendo o livro da Natureza, nada mais.

Poesia

Quem pode dizer mais do que está escrito neste livro? Somente depende de como uma pessoa está lendo este livro e como está expressando-o. Por exemplo: Quando o sol sai na madrugada não é nenhuma coisa nova. Milhões de vezes o sol já saiu no passado e cada dia sai de novo. Mas quando a mente de um grande poeta se liga com a saída do sol, imediatamente surge uma descrição maravilhosa. Eu posso descrever a saída do sol e Shakespeare também. Mas existe uma grande diferença entre a minha descrição e a dele porque a saída do sol não é suficiente. As impressões, as emoções, os sentimentos, o conhecimento que se cria no mundo interno do poeta é mais importante.

Todo tempo vemos coisas comuns. Nos parecem coisas comuns. Seja, por exemplo, grãos de areia. Eles não nos parecem coisa especial. Mas quando um cientista vê estes grãos, imediatamente pensa que neles deve estar algo muito importante. Por eles, ele pode conhecer o átomo, depois parti-lo e além do átomo, tratar de buscar algo mais importante.

Objetivo da Educação

Então, o mundo sempre permanece como tem que permanecer, mas o conhecimento do homem dentro do mundo sempre está avançando. Nossas informações sobre o mundo e sobre as leis que o governam é o propósito, o objetivo da educação.

Não podemos dizer que conseguir somente as informações dos livros é o propósito da educação. O homem não é um gravador, não é um computador, porque um computador só pode conseguir o que o homem sabe. Não tem capacidade de criar algo novo. Mas a mente humana tem capacidade de abrir as portas fechadas cada dia mais e mais. Por isto a mente humana avança e com a mente que está avançando, o conhecimento do homem também avança.

Agora temos um problema. Como coordenar tudo o que já está conhecido e o que não está conhecido? Conhecido e desconhecido, tudo tem que ser coordenado. Nós temos que coordenar todas as informações de maneira que o conhecido deva avançar incessantemente sobre o desconhecido, ou, podemos dizer, o desconhecido deve fazer-se conhecido mais e mais. Devemos conhecer as coisas cada dia mais e mais.

Falando, Sentindo e Vendo

Então necessitamos de uma relação entre o que falamos e o que sentimos e o que vemos. As relações são necessárias. No Veda, que é a escritura mais sagrada da Índia, há um hino maravilhoso que diz: "Minha voz deve estabelecer-se na mente e a mente deve estabelecer-se na voz", pois a coordenação entre a voz e a mente é necessária. Quando não existe a relação entre a mente e a voz, neste momento nós dizemos as mentiras. Nós sentimos uma coisa e dizemos outra e, neste caso, não podemos ter nenhuma educação; podemos ter somente a ilusão, a confusão. A confusão e a ilusão não são nenhum dos propósitos da educação.

O problema surge agora, porque a sabedoria, o conhecimento que temos no mundo exterior às vezes não tem nenhuma relação com o mundo interior. Nós sentimos uma coisa na relação do mundo exterior e outra na relação do mundo interior. A educação verdadeira tem de resolver este problema. A educação verdadeira tem que disciplinar não somente o mundo exterior, tem de sistematizar o mundo interior também.

Quando esta relação não existe, neste momento, qualquer coisa exterior cria agitação no mundo interior. Por exemplo, temos armas, temos bombas atômicas. Então qual a relação entre estas armas e a nossa vida interna? Nós temos armas para manter uma ordem no mundo ou temos estas coisas somente para perturbar aos outros?

E a bomba atômica por si mesma não pode dizer nada porque não tem mente, tampouco consciência. Quando uma pessoa quer destruir todo o mundo, pode usar a bomba atômica, que não pode protestar. Não pode, porque não tem consciência. Então o uso das coisas que são inventadas pelo ser humano dependem da consciência e da mente do próprio homem.

Pensando nas Consequências

Então, antes de buscar as coisas, o homem tem que decidir sobre o objetivo da sua busca. Por que estou buscando tal coisa? E quando o homem não fixa este objetivo, todas as buscas, todos os inventos podem criar problemas no mundo.

Há uma história muito interessante nas escrituras sâns­critas da Índia.

Uma vez quatro jovens foram a um centro de sabedoria na Índia antiga. Estudaram numa Universidade por muitos anos, onde aprenderam a ciência de reviver um morto. Muito bem. Depois de aprender toda a ciência, quando estavam regressando às suas casas e juntos, passavam por uma floresta, onde encontraram um leão morto. Agora eles queriam reviver o leão morto. Então um deles disse:

- Amigos meus, cuidem-se porque este leão, depois de reviver, pode nos comer.

Os outros disseram:

- Não deve se preocupar. Depois de revivê-lo, vamos ver as conse­quências.

Então o que não aceitou a decisão dos seus companheiros replicou:

- Amigos meus, depois de morrer, que consequências vão poder ver ou observar? Que consequências? É agora mesmo que vocês tem que pensar nas conseqüências.

Os sábios tratam de pensar nas consequências antes de agir e os tolos pensam depois. É uma grande diferença. A educação trata de convencer ao homem que antes de agir deve pensar nas consequências e depois de fazer algo não tem que se arrepender. As pessoas não educadas é que querem se arrepender, mas não querem pensar antes de fazer. É um problema!

Esta tarde, quando estava na Universidade de Brasília eu tratei de dizer a mesma coisa. Todos os estudantes vêm ao colégio ou à universidade e você pode perguntar a qualquer estudante por que estuda.

- Ainda não decidi - respondem.

Uma pessoa está estudando medicina e lhe perguntam para quê.

- Não sei, vou decidir depois.

- Para que você está estudando?

- Não tenho outro trabalho, tenho que estudar.

Até que uma pessoa não obtenha trabalho, estuda. E este tipo de estudo não é estudo, é gastar o tempo fazendo nada. Fazendo nada, porque a vida não é somente para buscar trabalho.

Educação é Criar Coisas

Nós temos que trabalhar para conseguir o objetivo de nossa vida. Temos que conseguir a sabedoria para cumprir nossa vida e nós estamos gastando nossa vida somente para conseguir informações, informações e nada mais. E não sabemos como podemos usar estas informações em nossa vida. É um grande problema! Uma vez estuda medicina, depois engenharia e mais tarde outra coisa.

Uma vez, na Índia, estava com um amigo. Ele tinha um filho jovem. Eu perguntei a este filho:

- Amigo meu, que está fazendo?

- Eu sou engenheiro e estou somente esperando um trabalho. E enquanto não me dão o trabalho eu tenho que esperar.

Eu disse:

- Amigo meu, para que você estudou? Quando você não cria trabalho e tem de esperar tanto tempo, sua educação não é educação. A educação significa criar coisas. A educação sempre deve ser criativa.

E todo mundo deve estudar desta maneira. E pode buscar as coisas em qualquer tempo. Amigos meus, não faltam as coisas no mundo. Os rios estão incessantemente oferecendo a grande riqueza. A terra está oferecendo tudo. As montanhas, o ar, o sol, todos estão oferecendo tudo o que é suficiente para a humanidade. Mas infelizmente o homem é fraco, não trata de usar sua inteligência. É um grande problema!

Então sempre se queixa contra uma ou outra pessoa. Aquele que não sabe usar sua mente, sua inteligência, se queixa. E, aquele que usa sua inteligência e sua mente, não se queixa, somente escreve a história de seu êxito no mundo. É verdade.

Quando eu era estudante, um professor dizia:

- Filhos meus, vocês têm de andar com os olhos abertos. Vocês não têm que andar como ovelhas, abram seus olhos.

Há uma tendência de andar sem a visão. O homem não deve fazer isso. A educação é somente para ensinar nossos olhos, nossa visão, nossos sentimentos, que eles podem receber conhecimento de todos os lados. É maravilhoso!

Experiência e Livros

Como eu dizia antes, nenhuma coisa pode criar em nós a determinação. A determinação depende de nossa decisão. E quando nós não temos a decisão, que pode fazer o mundo? O mundo não pode fazer nada. Então temos de usar em nós mesmos e em todo momento, uma relação interna e externa. É o objetivo da educação.

Como eu dizia antes, a educação é a manifestação da perfeição que existe no homem. A educação não existe nos livros, porque os livros são simplesmente uma lembrança da experiência das pessoas passadas, não é minha experiência. Eu tenho de transformar a experiência dos outros na minha experiência.

Vocês podem ver que tipo de problema nós temos. Um estudante de física, que estuda por vinte anos, estuda muito sobre eletricidade e televisão e todas essas coisas. Mas quando ele tem problemas com a eletricidade em sua casa, não pode se arranjar nesse momento. Vinte anos gastos e apesar disso não pode transformar toda informação na prática. É um grande problema!

Me parece que foi Emerson, que era um grande escritor dos Estados Unidos, que disse, certa vez, que no tempo antigo a gente conhecia as estrelas no céu e podia reconhecê-las muito facilmente. Agora nós temos um problema. Que tipo de problema? Nós sabemos sobre as estrelas nos livros, mas não chegamos a reconhecer nenhuma estrela no céu. É um problema.

Então a informação e a experiência não estão relacionadas. É um grande problema!

Educação não é Só Informação

Educação não é somente um processo de dar informação. A educação é um processo de conectar a informação com a experiência. Necessitamos de uma relação. Por isto eu digo a todos os estudantes que estudam na Universidade: não devem ter pressa de ler muitos livros. Temos muitos livros de textos em nossa cabeceira mas não podemos usar a informação no momento de necessidade.

É melhor ler um pouco e digerir esta sabedoria. Como uma pessoa come, come e come e, por não poder digerir, não tem saúde.

Temos de recordar as coisas. Quando uma pessoa nos pergunta, repetimos imediatamente as palavras dos textos. E não sabemos como as palavras estão relacionadas com nossa vida mesma.

Então a relação entre a informação e a experiência é indispensável no campo da educação. Amigos meus, quando nós temos esta atitude de receber a educação apropriadamente, vamos prestar muita atenção e muito respeito a uma pessoa que tem a sabedoria. De outra maneira pensa: "Eu tenho de receber a educação somente para receber o diploma. E depois do diploma, não tenho nada a ver com a educação. Neste caso não se tem respeito aos professores e às professoras.

Respeito aos Professores

Na Índia antiga os sábios tratavam de convencer ao homem: Homem, você não pode adquirir a sabedoria sem ter respeito ao seu Mestre. Porque a informação pode ser conseguida sem respeito, mas a educação não pode. Amigos meus, quando nós tratamos de conseguir uns cruzeiros, uma pessoa tem que dizer muitas palavras doces e, depois de consegui-los, dar muitos "obrigados". A sabedoria é mais importante que os cruzeiros. Quando uma pessoa tem cruzeiros, eu posso roubá-los muito facilmente, mas não posso roubar a sabedoria de uma pessoa, não é possível. Eu posso matar uma pessoa, mas não posso conseguir a sabedoria.

Para conseguir a sabedoria, eu tenho de conquistar o coração dessa pessoa, do meu Mestre. Enquanto eu não conquistar o coração do Mestre, eu não posso conseguir a sabedoria, não é possível. Por isso o Conhecimento, a Educação Verdadeira, não podem ser vendidos nem comprados. Educação é uma relação interna entre o mestre e o discípulo, entre o professor e o aluno. Porque é uma coisa muito sagrada. Quando um professor tem confiança em seu discípulo, neste momento trata de abrir sua mente, seu coração e diz os segredos da educação, os segredos da vida.

A Gata e o Leão

Eu me recordo de uma história muito interessante. Dizem que a gata ensinava ao leão. A gata era a tia dele e lhe ensinava todas as coisas. Depois de aprender todas as coisas, o leão pensou que sabia tudo e queria pegar a gata e matar. A gata correu e subiu na árvore. Agora o leão disse:

- Tia, você me ensinou tudo, mas não me ensinou a subir na árvore.

A gata respondeu:

- Filho meu, se eu ensinasse tudo a você, não poderia salvar minha vida.

Quando o discípulo não está na confiança do seu mestre, este não abre todo seu coração, não diz todas as coisas. Quando existe uma competição entre o mestre e o discípulo, entre o professor e o aluno, a educação não é possível, porque sempre o mestre trata de esconder algo. Então, com sua humildade, tem de conquistar o coração do seu mestre.

Quando não existe nenhuma diferença entre o mestre e o discípulo, neste momento o discípulo recebe a Educação ou Sabedoria Verdadeira. O discípulo tem de esperar por muito tempo. Neste sentido, nas escrituras se diz que um filho pode ser muito importante, mas nunca pode ser igual à sua mãe; um discípulo pode ser famoso no mundo, apesar disso nunca pode ser igual a seu mestre.

Há um dito: quando uma árvore frutifica, sempre se inclina ante a raiz. A mãe é a raiz. Quando sabemos inclinar-nos à nossa raiz, recebemos um grande respeito. Aquele que não sabe se inclinar, aumenta a informação, não a educação, não a sabedoria. É um segredo do processo da educação.

Afortunadamente tive contato com os grandes mestres. Estes Mestres, na realidade, não esperavam nada. Não necessitavam de dinheiro tampouco de outras coisas mundanas. Assim era muito difícil conseguir o coração destes mestres.

Em meu livro, o qual talvez vocês poderão ler um dia, há uma pequena história muito importante para saber qual era a relação entre o mestre e o discípulo. Um dia um mestre estava sentado na margem do Rio Ganges, na Índia. Era dia do Guru (Guru Purnima). Então seus discípulos trouxeram muitas coisas: ouro, prata, etc. Um discípulo trouxe ouro e, o pôs em frente ao mestre. Este não demonstrou nenhum interesse e disse:

- Filho meu, tens que dar-me algo que pertença a ti.

O discípulo respondeu:

- Senhor, este ouro é meu.

- Tens certeza que na realidade este ouro é teu?

- Sim senhor, é meu.

O mestre perguntou:

- Trouxeste este ouro quando nasceste?

- Não senhor.

- Então este ouro não pode ser teu. Tens que oferecer-me algo que pertença a ti.

- Depois de pensar muito, prostrou-se diante do mestre dizendo:

- Senhor, este corpo é meu. Eu quero oferecê-lo ao senhor.

- Estás seguro que é teu?

- Sim senhor, estou.

- Não to deram teus pais?

- Sim, meus pais me deram este corpo.

- Então ele não é teu, é de teus pais. Eu necessito de algo que pertença a ti.

Depois de pensar muito, prostrou-se de novo aos pés sagrados do mestre e disse:

- Senhor, estou seguro que não tenho nada meu, exceto meu ego.

Então o mestre disse:

- Tens razão. Ponha teu ego aqui e agora vai. Não tens que temer.

Pondo o ego aos pés do mestre, o discípulo tem que andar no mundo com autoconfiança. Então não tem ego, mas tem autoconfiança. Pela graça do seu mestre tem muita autoconfiança.

Um santo diz:

- Estou mais alto que meu pai.

Perguntam-lhe como ele está mais alto que seu pai.

- Porque estou nos ombros dele.

Cada pessoa tem que fazer-se mais inteligente que seus antepassados, que seus mestres, mas tem que sentir que é porque está sentado nos ombros de seu mestre, porque nenhuma pessoa pode conseguir a sabedoria sozinho. Não é possível.

O Que Eu Sei Não É Só Mérito Meu

O que estou falando depende do conhecimento de todos os santos e sábios. O que disse Einstein dependia dos inventos e descobrimentos de Newton, de Platão, de todos. Então nós estamos aumentando todo tempo a montanha da sabedoria. E cada vez mais estamos subindo esta montanha. Mas devemos ter a humildade de reconhecer a grandeza da terra onde estamos neste momento. E uma pessoa que está na montanha, sem dúvida tem altura, mas na altura dessa pessoa está incluída a altura da montanha. Assim, na altura da sabedoria de qualquer pessoa existe a altura de todos os sábios passados e sua sabedoria.

Então as pessoas grandes sempre são humildes. Mas as pessoas que não têm muita sabedoria são arrogantes. Quando uma pessoa perguntou a Einstein:

- Senhor, depois de trabalhar tanto no campo científico, que diz o senhor?

Einstein respondeu:

- Depois de trabalhar tanto, eu sei que nada sei.

Mas uma pessoa como eu, que conheço somente algumas letras e leio um ou outro livro penso que sou um grande sábio. É um grande problema.

Lendo todos os livros, escolhe um pouco dali outro pouco daqui e depois pensa que é sábio. Os sábios não se dizem sábios. Aqueles que não têm sabedoria sentem que têm muita. Sócrates dizia:

- Todos são ignorantes mas eu sei que sou ignorante.

A gente não sabe que é ignorante. Que sabemos?

Certa vez, um jovem, depois de graduar-se, regressou a sua casa, na Índia antiga. O seu pai lhe perguntou:

- Filho, que aprendeu você?

Ele respondeu:

- Eu conheço as matemáticas, a física, a química.

O pai disse:

- Muito bem, filho, nossa família é uma família de sábios e nenhuma pessoa em nossa família falou como você. Todos os antepassados nossos eram muito humildes. Mas eu quero saber se você sabe o que é a essência de tudo. Depois de saber isso, a pessoa não necessita de saber mais nada. Você sabe?

Então este filho estava embaraçado. Ele não sabia. Então, o que sabe? Toda ciência que aprendemos termina na morte. Então, que sabemos? Tenho que descobrir a ciência da imortalidade.

Você Sabe Nadar?

Ontem eu contei uma história muito interessante. Um sábio estava viajando num barco e perguntou ao barqueiro:

- Você sabe Matemática?

- Não, senhor.

- Então um quarto de sua vida está perdido.

Depois de algum tempo perguntou de novo:

- Você conhece a Química?

- Não, senhor.

- Então a metade de sua vida está perdida.

Mais tarde perguntou outra vez:

- Você conhece a Física?

- Também não, senhor.

- Então três quartos de sua vida estão perdidos.

O barco já estava no meio do rio; então o barqueiro perguntou:

- Senhor, você sabe nadar? Estamos com problemas, nosso barco está para afundar. No caso de saber nadar, pode salvar sua vida, de outra maneira toda sua vida está perdida. Eu ainda tenho pelo menos um quarto de vida e posso salvá-la.

Educação é Saber Enfrentar os Problemas

Sabemos tudo e não sabemos salvar nossa vida! Num momento, todo o edifício da educação cai. Quando um homem não tem capacidade de enfrentar os problemas da vida, sabe conduzir as máquinas, mas não sabe conduzir sua vida apropriadamente, é um grande problema! Então, num momento comete suicídio.

Se o homem ignorante comete suicídio, eu posso compreender. Mas quando as pessoas educadas, os grandes cientistas, os grandes professores cometem o suicídio, neste momento que podemos pensar? Qual é o valor da educação? Qual é? Então somente estamos educando a matéria, não estamos educando a alma do homem.

E sem educar a alma do homem, nenhum tipo de educação é perfeita. Temos que fazê-lo. Não é problema dos outros, de outras pessoas, é problema de cada pessoa. Porque nos momentos críticos, eu não posso receber o apoio de fora. Necessito do apoio interno. E esse apoio pode ser conseguido somente pela educação que têm o apoio espiritual.

Com estas palavras eu lhes agradeço por sua presença, agradeço aos professores e ao Diretor desta Universidade, a oportunidade de estar aqui.

OM SHANTI, SHANTI, SHANTI.

OM PAZ PAZ PAZ

Fonte: Jnana Mandiram





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...