terça-feira, 2 de outubro de 2007

O Trabalho E O Problema

Texto de Chogyam Trugpa
Adaptado de "O Mito da Liberdade".

O trabalho pode ser uma fuga à criatividade.

Ou trabalhamos freneticamente, ocupando todos os espaços sem permitir que qualquer espontaneidade se desenvolva; ou somos indolentes, encarando o trabalho como algo contra o que devemos nos revoltar, o que revela medo de criatividade.

O Que Não É Trabalho

Sempre que uma pessoa se sente deprimida, amedrontada, ou acha que a situação não anda bem, imediatamente começa a limpar a casa ou fazer qualquer coisa procurando se distrair.

Ela não quer lidar com a raiz do problema e por isso busca algum tipo de prazer momentâneo.

Sempre que houver uma parede vazia ela preenche com algum quadro ou qualquer outra coisa. E quanto mais apinhadas estiverem as paredes de sua casa, mais confortável ela se sente.

O Que É Trabalho

O verdadeiro trabalho é agirmos de modo prático, é nos relacionarmos diretamente com o pé no chão. Podemos estar trabalhando no jardim, dentro de casa, lavando pratos ou fazendo qualquer coisa que exija nossa atenção, mas se não estivermos com o pé no chão, então a situação está se tornando caótica.

Trabalhar É Encarar O Problema

Se não sentirmos que cada situação reflete nosso estado mental e assim tem algum significado, então o esquema de nossas vidas se encherá de problemas e ficaremos nos perguntando de onde os problemas vêm.

Os problemas parecem saltar do nada porque nos recusamos a ver as sutilezas da vida.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...