sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"Alegria E Triunfo" de Lourenço Prado

Texto de Edison Rabello Jr.

PARA QUEM ESTÁ disposto a encarar a vida de uma forma diferente de como viveu até agora, o livro "Alegria e Triunfo" de Lourenço Prado pode ser de grande ajuda.

Apesar de fundamentar sua filosofia no texto da Bíblia católica, principalmente no Novo Testamento, esse livrinho não tem nada a ver com religião alguma.

Pelo contrário, faz com que se veja os problemas cotidianos como reflexos do que fazemos, falamos e pensamos, mostrando que é nossa a responsabilidade do que ocorre em nossas vidas.

E a maior parte das pessoas não gosta de ouvir isso, porque acham que sofrem injustamente, porque estão sendo punidos por Deus, etc. Quando alguém as faz ver a realidade, normalmente elas a recusam e ainda se aborrecem, porque é mais fácil culpar a tudo e a todos pelos nossos desequilíbrios e insucessos. Muitos querem salvação, muito poucos querem solução.

É mais cômodo tentar encontrar um pacote pronto (salvação) do que parar pra analisar a situação e encontrar o caminho de saída.

Criando À Semelhança De Deus

Quando ouvimos falar por aí que os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus, imediatamente adotamos a ótica antropocêntrica (egocêntrica) e imaginamos Deus como um velhinho sentado em seu grande trono lá no céu, mandando e desmandando em nossas vidas, recompensando ou punindo os bons, os maus, os justos e os injustos.

Porém, o autor de "Alegria e Triunfo" nos afirma que o que nos faz semelhantes a Deus é o nosso poder criador, que pode ser manifestado através de nossos pensamentos e palavras.

Nós literalmente criamos as condições sob as quais vivemos, ainda que não tenhamos consciência disso e ainda que uma parte dessas condições tenham sido criadas em outras vidas: o fato de não lembrarmos do que fizemos em outras vidas não nos livra das consequências que advirão.

A Vida E Suas Regras

O livro é recheado de exemplos práticos de pessoas que conseguiram mudar suas vidas ao mudarem suas formas de agir e pensar.

Lourenço Prado afirma que somos nós mesmos os criadores do mundo que nos rodeia, através de nossos pensamentos e sentimentos; mas também afirma que a vida tem suas regras e leis, que quando são cumpridas nos ajudam a alcançar nossos objetivos.

Leia também:
Poder
O Segredo
O Êxito





29 comentários.

titocoelho disse...

Sim a leitura é realmente poderosa. Em 1993 eu li... Cheguei a Goiânia com a cara e a coragem e não sabia o que fazer, mas meu irmão me indicou este livro: Alegría e triunfo... A cada parágrafo aparecia um teste, uma provação para ser superada. A força era tamanha que cheguei até a ficar invisível em algumas situações e até hoje utilizo isso... Olhe não estou brincando não viu... Passei no vestibular na UFG, felizmente consegui me formar, da formatura não pude participar, a reitora que não era careca não entregou o canudo e nem o anel... hoje não sou um burguês privilegiado, mas quem quizer ser como eu vai ter que penar um bocado, um bom bocado, um bom bocado...

Edison Rabello disse...

Prezado Tito

Obrigado por seu comentário. É um prazer que você tenha nos visitado e compartilhado sua experiência pessoal conosco.

Esperamos uma nova visita sua em breve.

Um abraço

Edison Rabello

Ilvânia Noronha disse...

Este livro é uma benção divina, por diversas vezes eu pus em prática os seus ensinamentos e graças a Deus e a ele, venci os obstáculos.... Acreditem não eram poucos. Depois disso já o indiquei e preseniei a diversos amigos em apuros, sem esperança .... e assim como eu, eles conseguiram superar suas dificuldades, e seguir em frente.

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado pelo comentário, Ilvânia!

Realmente, os livros de Lourenço Prado são muito úteis, em particular o Alegria e Triunfo que também já me tirou de vários buracos. É uma escada indispensável na biblioteca de todos.

Um abração,
Dudu.

Anônimo disse...

Caro Dudu, que bom encontrar um canto(espaço) para fazer comentários sobre o que é bom e não de futilidades. Li "alegria e triunfo" e, apesar de estar com a mente impregnada dos "NÃOS" que recebemos dos mais velhos de antigamente, tento colocar em prática todo o ensinamento fabuloso desse mestre. Gostaria de saber se ele editou mais alguns livros... Grato, Reginaldo

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado pelo elogio, Reginaldo, e fique à vontade para comentar quando quiser, seus comentários serão sempre bem-vindos.

Além do Alegria e Triunfo, eu conheço o Equilíbrio e Recompensa.

Você pode dar uma olhadinha nele aqui.

Um abração,
Dudu.

Rusmaria disse...

Li alegria e triunfo pela primeira vez em 1999, nem me lembro como veio em minhas mãos,mas posso garantir que esse livro enflueciou muito na minha vida, grandes mudanças, aprendi a compreender muitos acontecimentos na minha vida.depois esqueci tudo que tinha lido e novamente comprei outra vez o livro resultado virou meu livro de cabeceira.daria de presente pra muita gente que não acredita em nada.........

Edison Rabello disse...

Rusmaria, obrigado pelo seu comentário. Realmente esse é um daqueles "tesouros" escondidos em páginas de livros e nós aqui do Canto do Dudu esperamos que mais pessoas tenham acesso a este a outros desses tesouros, que nos ajudam em nossa caminhada vida afora.
Um abraço
Edison Rabello

Anônimo disse...

Em 1970 através de uma grande amiga, lá no Rio de Janeiro conheci o livro Alegria e Triunfo, que segundo ela seria muito util à mim, e hoje olhando para minha vida, posso afirmar que ela tinha razão, a leitura e a pratica dos ensinamentos, era tudo que eu precisava para mudar minha vida. Devo dizer que hoje encontro nas livrarias mais um ótimo título de Lourenço Prado, chama-se Alegria e Triunfo II, crie seu próprio destino.

Vanessa Luísa disse...

Estou passando por um momento difícil, e me indicaram a leitura de "Alegria e Triunfo" que pretendo ler assim que terminar a leitura de "A Cabana". Bom, fiquei otimista ao ler os depoimentos e espero que o livro me ajude a enternder o que aconteceu e ter uma nova postura diante da vida. Fiquem com Deus e até o próximo comentário...que deixarei pós leitura. Tudo de bom!

Anônimo disse...

Olá
eu estava procurando algo sobre este livro para passar ao meu sobrinho que esta muito ansioso com o futuro, e eu recebi este livro em 1986 no ano que eu passava por muitas mudanças, e confesso...este livro é algo renovador... nos renova a vida e nos acrescenta muita coisa boa com esta chuva de triunfos que alcaçamos apartir de nossa propria alegria em viver e em confiar no bem maior!!! Obrigada por compartilhar seu blog e ajudar-me a ajudar o meu amado sobrinho!!

Edison Rabello disse...

Querida Vanessa, agradecemos seu comentário. Acho que toda informação é importante quando precisamos enfrentar determinadas situações na vida. Aqui mesmo no Canto do Dudu tem textos bastante úteis no que diz respeito a ver os problemas pelo ângulo certo e usar as ferramentas disponíveis para resolvê-los.
Um abraço

Edison Rabello

Edison Rabello disse...

Prezada "tia", recebemos seu comentário com enorme satisfação.
A ideia do Canto do Dudu é essa mesmo, compartilhar o pouco que aprendemos para que sirva de ponto de partida para buscas pessoais mais profundas.
Um abraço pra você e seu sobrinho.
Edison Rabello

Anônimo disse...

Como e bom recomendar um livro e as pessoas retribuirem com um comentario positivo. Alegria e Triunfo e Equilibrio e Recompensa sao meus livros preferidos e se pudesse indicaria a todas as pessoas,pois com ele crescemos,evoluimos em todos os sentidos, principalmente no campo espiritual. Lourenco Prado e um mensageiro de Deus abencoado por nos ajudar a entender que com pensamento positivo chegamos quase a perfeicao. Elizabeth (Kaiserslautern -Alemanha)

Edison Rabello disse...

Prezada Elizabeth

Faço minhas as suas palavras. É realmente gratificante receber comentários positivos a respeito de algo que consideramos bom e útil, que resolvemos compartilhar.

Espero que goste também dos outros textos do Canto do Dudu.

Grato

Edison Rabello

Chris disse...

Oi. Acabei de ler o livro Alegria e Triunfo(bem parecido com O Segredo). Encontro-me em grandes dificuldades financeiras e resolvi começar a exercitar o que o livro diz. O problema é que estou muito confusa porque fico entre insistir e acreditar que vai melhorar e tbém achando que estou me iludindo e adiando o meu confronto com minha situação desperadora. Leio e releio todos os dias e todas as horas o livro mas como não obtenho resposta fico me questionando até que ponto isso é verdade ou ilusão. Não aguento mais essa situação que estou vivendo, com telefonemas de cobranças, de privações básicas e do olhar reprovador dos meus irmãos me achando irresponsável. Acredito muito que tem algo melhor pra mim mas a situação só piora e não vejo mudanças pra melhorar. Tenho medo de entrar em desespero mas não vejo luz no fim do túnel. Até qdo devemos insistir? É uma fuga da realidade? Tô sozinha e com muito medo. É uma luta diária comigo mesma. Esperava ouvir algo pois não quero ficar descrente nesta Força Maior. Diga-me algo...

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi, Chris, sua preocupação procede. A gente realmente tem que tomar muito cuidado com a ilusão que esse tipo de método pode causar.

Dá uma olhadinha nesse texto sobre O Segredo pra esclarecer melhor sobre isso.

Leia este texto de Swami Tilak sobre como atingir o êxito.

E pra ajudar a suportar a situação difícil leia esse texto.

Um abração,
Dudu.

Anônimo disse...

Sou um evangélico da mente aberta, já li mais de 1000 livros e possuo uma pequena biblioteca com cerca de 300 livros, mas este ALEGRIA E TRIUNFO foi o melhor, nem me identifiquei porque sei que a maioria dos evangélicos têm a mente fechada e me chamarão de herege, porque neste livro a verdade expressa não contradiz em momento algum o evangelho da boa nova, e ainda desmistifica as questões mais polêmicas como o dízimo e o amor incondicional. É excepcional !!

Anônimo disse...

Alegria e Triunfo é meu livro de cabeceira, mas recebi toques importantes ao ler "Equilibrio e Recompensa" do mesmo autor.

Diana Pessoa disse...

há alguns meses minha mãe havia me falado de um livro...que era muito bom, que fazia a gente parar pra repensar algumas coisas, que ela sempre indicava pras amigas e coisa e tal, que poderia me ser muito útil mas que ela não me emprestava pois usava todos os dias e blá blá blá...
confesso! admito! não dei muita importância...
de vez em quando ela ligava pra contar que havia conseguido ajudar uma amiga que tava mal, por aconselhar o livro a amiga...e a todo novo causo, ela me ligava e contava e perguntava:
- já comprasse o teu?
- ainda não mãe! eu procurei na Cultura, não tem, tem que pedir, não tô com saco de pedir, acabei esquecendo...mas eu vou comprar.
até que ela ligou contando um caso de uma amiga que realmente me chocou, eu não posso contar proceis, mas posso dizer que foi forte o suficiente pra eu ir atrás desse danado desse livro, desliguei o telefone e fui na livraria mais próxima, não tinha, mas podia encomendar, eu queria na hora, mas encomendei, alguns dias depois, me ligaram:
- dona diana? boa tarde, aqui é da livraria jaqueira, estou ligando pra avisar que seu livro alegria e triunfo, chegou.
...
eu comecei a lê-lo ainda dentro do carro...e não o larguei mais...pense num livro que causou mudanças estruturais em minha vida! queria muito que TODOS pudessem ler...quem dera ter conhecido esse manual de vida antes...mas, tudo acontece na hora certa não é mesmo?
bom, não vou falar mais não pra não correr o risco de ser superlativa demais...o livro é massa! fica a dica aí e pronto, se vc tiver no momento certo despertará o desejo em procurá-lo e pra não dizer que dei minha parcela de contribuição, deixo o link do livro... é só clicar =) agora, se vc é como eu que prefere o livro mesmo, de verdade, ou melhor, de papel, pra deitar na rede com ele, pra riscar, marcar o que achou legal, precisa encomendar...
ah,
e a resenha abaixo pra voismicê num dizer que eu não fundamentei =P
por Edison Rabello Jr.

reproduzi seu post!
http://jeitogaivota.blogspot.com/2011/07/minha-mesa-de-cabeceira-ha-alguns-meses.html

Edison Rabello disse...

Oi, Diana.

Como você mesma disse, o livro só apareceu na sua vida na hora certa, em que as lições que dele você vai tirar têm a ver com a sua realidade atual; na Índia costuma-se dizer que quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece. É por aí. A cada um conforme sua necessidade.

Aproveito pra agradecer sua iniciativa de divulgar este texto e o Canto do Dudu.

Um grande abraço

Edison Rabello

Euemeusoutroseus.com disse...

Este livro mudou tanto minha vida desde que o conheci em 1986, que sempre ofereço ele de presente aos amigos... muitos já experimentaram este poder, porem outros apenas o tem na estante , olham e esperam que a vida mude sozinha!!!

Edison Rabello disse...

Prezada leitora

Obrigado por seu comentário. Este livrinho realmente tem o poder impressionante de mexer com as pessoas. Sua linguagem acessível e ideias estimulantes servem, muitas vezes, como um bálsamo pra aliviar nossas dores internas; só não devemos esquecer de que temos que prosseguir sempre, no caminho do autoconhecimento e da evolução.

Um grande abraço!

Edison Rabello

Unknown disse...

Ola, boa tarde. Tantos comentarios lindos.... Bem, claro que sou mais uma apaixonada pelo livro, e gostaria de saber se em Sao Paulo tem algum grupo que estudo, q faz as preces, enfim.... juntos? abraço, Beatriz

Anônimo disse...

O livro é lindo praticar a verdade que há nele traz resultados surpreendents vale apena a ler recomendo a todos . Principalmente aqueles que falam mal dos outros que repentem frases palavras negativas nem d brincadeira deven ser ditas pois se volta contra a pessoa que diz.

Unknown disse...

Livro muito bom! Apenas uma curiosidade,por que todos os exemplos, todos os casos e histórias do livro são de americanos? Só curiosidade mesmo! Alguém sabe?

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Oi, Martha!

Desculpa a demora pela resposta.

Essa é uma questão que acho que todos nós fazemos ao ler o livro. Mas se sabe muito pouco sobre o autor. Particularmente, nunca encontrei nada a respeito.

Só vale chamar atenção pro fato que muitos dos conceitos do livro foram tirados de outros livros europeus mais antigos, hoje já esquecidos mas que já tive oportunidade de ter em mãos. É possível que o autor tenha se inspirado neles para romancear os exemplos em seus livros e manter os verdadeiros personagens anônimos numa sociedade pequena como era a sociedade do início do século XX sem as facilidades de comunicação que temos hoje. Mas é só minha opinião.

Um abração!

Anônimo disse...

O livro na verdade foi escrito por Florence Scovel Shinn em 1925, se chama “The game of life and how to play it”, mas foi atribuído ao Lourenço, uma autoridade em esoterismo do passado. Não conheço as circunstâncias, mas isso não tira o poder transformador da mensagem na vida de tantas pessoas.

Anônimo disse...

O livro na verdade foi escrito por Florence Scovel Shinn em 1925, se chama “The game of life and how to play it”, mas foi atribuído ao Lourenço, uma autoridade em esoterismo do passado. Não conheço as circunstâncias, mas isso não tira o poder transformador da mensagem na vida de tantas pessoas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...