sábado, 29 de setembro de 2007

Deus e o Avestruz

Texto de Dudu Lopes.

UMA DAS COISAS mais cruéis que pode acontecer com uma pessoa é ficar sem saída para algum grande problema na vida.

E a segunda coisa mais cruel que pode acontecer é desistir da vida por conta disso e se voltar para Deus como única saída.

Deus E A Coação

Eu já vi isso acontecer: uma doença sem cura e depois somente frases como "é vontade de Deus", "se Deus quis assim...", "quem pode ir contra a vontade de Deus?" e a pior de todas "Deus fez isso para que eu visse que Ele existe".

Se eu visse Deus assim, como um sujeito mimado e sádico, certamente preferiria mil vezes o ateísmo e o fogo do inferno dos problemas. E não acredito que Deus pense muito diferente, de que vale a atenção de uma pessoa coagida?

Será mesmo que Deus é um estuprador ideológico que prefere que a gente ceda à crença ignorante em Sua existência ou é a tão falada Onipotência, que é potente por si mesma e não depende de uma "crença" por coação de seres que mal tem o poder de viver suas vidas?

Cercados pelos leões dos problemas, a nossa tendência é fazer de Deus um buraco para enfiar a cabeça dentro, e fazendo assim a gente percebe que os problemas desaparecem instantaneamente.

Mas isso não é a realidade, os problemas não desapareceram, só saíram de nossa vista.

Olhar Para Cima É Olhar Para Deus

Em momentos quando não vemos saída, devemos olhar para cima e perceber que pular por cima dos leões é uma chance, uma opção arriscada, mas é melhor do que nada.

Esse olhar para cima não é acreditar cegamente em Deus e como recompensa receber uma solução para os problemas, em geral é buscar soluções com valores nobres, elevados; ou estratégias mais elaboradas para o problema.

Ou simplesmente admitir que a dignidade, a saúde ou a própria vida não são os bens mais preciosos de uma pessoa, existem bens muito superiores a esses e se a doença não tem cura é para descobrirmos essas riquezas próprias, elevadas e potentes, é enfrentar a aventura do sofrimento ou da morte sem se preocupar com a dignidade do bem-estar, é conhecer a dignidade de bem-ser, independente das condições do corpo ou da vida.

Se há uma única saída mas que lhe parece indigna é porque você ainda não aprendeu sobre os valores medíocres do bem estar versus os valores potentes do bem-ser.

Deus E O Buraco

E para que serve o buraco que Deus nos oferece para esconder a cabeça?

Serve como um refúgio temporário para descansar do stress da situação para mais tarde estar descansado para enfrentar os leões.





2 comentários.

Anônimo disse...

Lindo Dudu!!
De uma sabedoria prática q procuro a muito tempo e só hj eu encontrei,puro e verdadeiro o texto!

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Obrigado pelos elogios, espero ter sido útil. :)

Um abração,
Dudu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...