sábado, 24 de novembro de 2007

Amor

Texto de Dudu Lopes

O AMOR É freqüentemente confundido com o romance ou a atração sexual, principalmente por mulheres e por homens com pouca atividade sexual.

Um de meus professores espirituais certa vez definiu o amor como o impulso de fazer o bem incondicional a outro ser.

Fazer Bem E Bem-estar

As pessoas ultimamente têm confundido o fazer o bem com o trazer bem-estar a uma pessoa, principalmente os pais, têm substituído fazer o bem pelo bem-estar.

É fácil entender isso quando a gente pensa na educação de uma criança, se a gente pensar só no bem-estar da criança acaba fazendo todas as suas vontades; é necessário negar o prazer dos doces ou colocar de castigo de vez em quando para que a criança tenha saúde e educação.

O que as pessoas não vêem, em geral, é que adolescentes e adultos também precisam ser amados, e na hora de amar a gente precisa colocar os interesses pessoais de lado para fazer o bem, mesmo que esse bem traga mal-estar à outra pessoa ou até mesmo rompa a relação, se for necessário chegar a esse extremo.

Quando há amor não importa a relação, o que importa é fazer o bem. Quando temos medo de perder a relação e por isso deixamos de fazer o bem é porque não temos amor, temos apego, que é uma falsificação do sentimento de amor.

O Amor E O Rolex

O amor é o Rolex dos sentimentos e, como o relógio, tem muita falsificação por aí.

O amor também é confundido com o sexo, e uma das expressões mais inapropriadas que conheço é "fazer amor" significando fazer sexo. A gente faz amor quando faz sexo com uma pessoa que se ama, mas também faz amor quando conversa com um amigo que se ama, ou brinca com uma criança ou um animal que se ama.

- Ah, mas sexo com amor é muito mais gostoso.

Freqüentemente ouço isso das mulheres quando afirmo que sexo é uma coisa e amor é outra. Ora, se sexo com amor é mais gostoso significa que existe sexo sem amor, e se existe sexo sem amor, o amor existe independente do sexo e o sexo independente do amor.

Então, são duas coisas diferentes. Que andam bem juntas, mas o que não anda bem com o amor? Só o egoísmo. Amar é uma das tarefas mais difíceis que podemos empreender enquanto a atração sexual é uma das mais fáceis.

Amar requer um alto nível de abnegação e sexo requer apenas uma genitália, às vezes nem isso. Amor não depende de sensações, sentimentos ou emoções e sexo é só sensações, sentimentos e emoções.

Experimentando O Amor

Um exercício simples para se experimentar o que é amor é ajudar alguém que não tenha nem terá nenhuma capacidade de retribuição. E essa ajuda deve ser feita da forma o mais discreta possível sem nenhuma oportunidade de agradecimento da parte do ajudado. A experiência que se segue (que pode acontecer dias ou meses depois) é uma situação inédita, singular, completamente única, que se destaca o suficiente para ser associada ao exercício de amar.

O amor é doação sem atração.

Quando o amor é combinado com afinidade, chamamos ele de amizade; quando é combinado com sexualidade chamamos de romance; quando é combinado com interesses comuns chamamos de companheirismo; quando é combinado com o instinto de procriação chamamos de maternidade ou paternidade.

Mas o amor é algo único, que não depende de combinações para existir, e por isso pode existir em cada um de nós sem a necessidade da intervenção de outra pessoa ou circunstância.

O Amor Puro

O amor puro é um estado de independência serena. O amor puro é como ganhar 1 milhão por mês e dar mil de gorjeta sem se sentir ameaçado por algum sentimento de perda.

É pra poucos.





2 comentários.

Taimemoinonplus disse...

"Amar é uma das tarefas mais difíceis que podemos empreender enquanto a atração sexual é uma das mais fáceis." Onde eu assino?! O tesão é vira-lata, aparece por todo o lado.Podemos ter tesão por pessoas que dificilmente assumiríamos como companheiro/a.

Muita mulher por aí se deslumbra com o tesão que determinado homem sente por ela, mal sabendo que isso é bem pouco...Tem gente que sente tesão pela torcida do Flamengo inteirinha e mais o time, contando com os reservas!

O tesão se torna mais importante não pela sua presença, mas no caso de sua ausência absoluta entre um casal.Aí fica bem mais difícil de administrar, ainda mais se houver tesão por pessoas de fora da relação...

Canto do Dudu - Dudu Lopes disse...

Pra complicar mais as coisas, existe o tesão linear, horizontal, aquele tesão fácil da novidade; e aquele tesão profundo, vertical, que busca o tesão não na novidade, mas no aprofundamento...

Mas isso já é papo prum post inteiro.

Um abração,
Dudu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...