sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Poder Sobre A Vida

Texto de Dudu Lopes.

A GENTE ESTUDA, se torna um grande profissional; ou simplesmente constitui uma boa família; faz aquela viagem dos sonhos; conhece coisas novas, pessoas novas; vive um novo amor; revive um amor antigo; compra uma casa nova, redecora a casa; compra um carro novo ou qualquer outra coisa que lhe traga felicidade; faz uma plástica, um novo corte de cabelo, compra um guarda-roupa novo...

E isso tudo nos traz uma sensação de poder sobre a vida.

Perdendo O Poder

No entanto, sempre chega aquele momento em que algo tão grande acontece que nada disso importa mais.

Esse algo grande pode ser agradável, mas em geral não é. Freqüentemente é uma crise de potência disfarçada na dificuldade financeira, ou em alguma doença séria, ou na perda de alguém querido pela morte ou pela separação, ou aparece disfarçado em alguma situação traumática.

A falta de poder sobre a vida dá a sensação que tudo é maior do que nós, que somos inúteis e que nada é capaz de nos trazer benefícios.

Adoraria dizer que estamos errados, que a vida não é assim, que temos poder e estamos fadados ao sucesso; enfim, eu posso repetir incessantemente todos os clichês dos livros mais populares de auto-ajuda, mas a verdade é que o ser humano não tem poder algum.

A Natureza É Muito Grande

A natureza é infinitamente maior do que eu e você.

E se estamos bem hoje, amanhã podemos não estar. Pessoas muito bonitas perdem a sua beleza num instante em um acidente de carro, pessoas muito ricas perdem tudo num acidente financeiro; pessoas alegres podem se tornar cronicamente tristes por causa de algum incidente traumático.

Quantas vezes eu já me deparei com profissionais de sucesso que, apesar de toda a sua experiência, estudo e preparação profissional, chegam num dado momento que nada disso funciona, simplesmente não sabem por que nada funciona como antes.

A Vida É Insegura E Frágil

Também gostaria de dizer que basta você entregar a sua vida a alguma figura Divina da minha religião ou de alguma outra e assim você ficará a salvo de tudo. Mas a experiência, minha e dos outros, demonstra que os clichês religiosos também não são garantia de segurança na vida.

Viver com a consciência dessa impotência é uma tortura que dissolve a autoconfiança de qualquer um. E ignorar a impotência humana é viver uma fantasia perigosa que evita que a gente se defenda de situações drásticas que, sem essa defesa, certamente nos atingirá.

Morrer É Poder

Quando a gente alcança o fracasso e não há saída em qualquer lado, quando sentimos que a nossa vida acabou, que a nossa crença em nós mesmos era somente uma ilusão, é o momento certo de nos matar.

Não adianta matar o corpo, porque o corpo não forma o que somos. Precisamos matar a crença naquilo que somos e a partir daí podermos ser qualquer coisa que a vida exija que sejamos.

Matar-nos não é fácil, o instinto de sobrevivência da crença que somos aquilo que sempre fomos é muito maior do que o instinto de sobrevivência do corpo; é por isso que as pessoas ignorantes preferem matar o corpo através do suicídio do que matar a crença que somos o que sempre fomos.

À medida que envelhecemos, tecemos uma série de razões, a maioria delas bem plausíveis, justificando porque somos de tal ou tal jeito. Tanto pro bom quanto pro ruim. Até o momento que a vida escancara impiedosamente que nossas razões são irracionais e aí elas param de funcionar.

Como a mulher que sempre acreditou ser uma boa esposa, e aí o marido a troca por outra. A vida jogou por terra a crença de que ela era uma boa esposa.

- Eu era uma boa esposa, ele que era um safado!

Saber escolher um bom marido, alguém melhor do que um safado, é uma das características fundamentais de ser uma boa esposa. Se você não conseguiu isso, não era uma boa esposa. Era outra coisa.

Nascer É Poder

O poder sobre a vida só vem quando aprendemos a matar aquilo que podemos fazer renascer em uma forma nova. Matar o meu corpo ou de qualquer outra pessoa não dá poder sobre a vida porque a vida do corpo não é a minha vida, pois não tenho o poder de fazer o corpo reviver.

Mas renovar o que acreditamos ser, isso é possível; com esforço e inteligência, mas é possível. Mas não há esforço e inteligência que faça o corpo reviver.

Quando chegamos ao fundo do poço é hora de nos renovar. Se até ontem fomos médicos, empresários ou arquitetos, hoje, temos que ser alpinistas, porque somente um alpinista pode escalar as paredes do poço. Na hora de sermos alpinistas, é inútil querer manter a idéia de si mesmo como médico ou professor.

A Transformação É Poder

A única garantia de poder sobre a vida, que nada grande, por maior que seja, pode vencer é a capacidade de se transformar. A energia pode acabar, o conhecimento pode regredir, o nível espiritual pode descer, a beleza desaparecer, o dinheiro minguar, a saúde acabar, mas se sabemos nos transformar nada vai nos vencer.

Aprender a se transformar é uma arte que deveria ser praticada por todos. E é uma arte difícil. Por isso a gente deve utilizar tudo aquilo que fazemos - viajar, comprar um carro novo, ser um bom profissional ou um bom pai de família, amar alguém, fazer uma plástica... - para aprendermos a arte de transformar aquilo que acreditamos que somos em qualquer coisa que necessitarmos ser.

Leia também:
O Suicídio e a Arte de se Matar





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...