Texto de Dudu Lopes.
CERTO DIA, um apressado menino andava distraidamente quando, sem se dar conta, caiu em uma piscina e começou a se afogar, pois não sabia nadar. Felizmente, havia um salva-vidas que logo mergulhou e o salvou. E depois lhe disse:
- Menino, você precisa aprender a nadar.
- Eu não tenho tempo - respondeu o menino.
Algum tempo se passou e o apressado menino caiu novamente na piscina. Novamente o salva-vidas prontamente mergulhou e o salvou.
- Menino, você realmente deveria aprender a nadar - aconselhou novamente o salva-vidas.
- Eu não gosto de piscinas, eu não gosto dessas coisas - disse o menino enquanto apressadamente ia embora.
Algum tempo depois o menino novamente caiu na piscina. Infelizmente, dessa vez o salva-vidas teve os seus próprios problemas e não pôde ir trabalhar.
A Salvação
Quando estamos com problemas temos duas opções de ação: encontrar a salvação para o problema ou encontrar a solução. A maioria de nós, por desespero, procura encontrar uma salvação. Com o perigo iminente, nada mais natural.
Mas salvação não é solução. E, certamente, o problema retornará porque não foi solucionado. E o pior, a salvação sempre requer uma intervenção externa para se livrar do problema, e essa intervenção pode não estar disponível ou não ser mais forte o suficiente para salvar.
É como o sujeito que operou o coração após o infarto e, não modificando os seus hábitos de vida, teve o coração tão danificado que nenhuma cirurgia o pôde salvar.
A salvação não é algo ruim, é algo primitivo, e como tudo o que é primitivo só é válido até o ponto onde a inocência nos faz chegar à iminência do perigo. Nesse momento, tudo é válido.
A Solução
Com o mínimo de espaço para agir, é importante buscar a solução. Todo problema tem uma solução; se não, não é problema, é fatalidade. E toda fatalidade é fatal. Se você está vivo e pensante, ainda há solução.
E a solução, ao contrário da salvação, basta por si mesma para o problema atual e provavelmente irá ajudá-lo a resolver problemas futuros.
E mais, a solução causa independência, inclusive independência de Deus. Porque Deus pode propor outros problemas, mas nunca irá contra as leis da natureza modificando as soluções já encontradas. Se a solução não funciona mais, é porque o problema é outro.
Como Encontrar A Solução
- Olhe primeiro nos lugares conhecidos, tente uma ou várias soluções familiares.
- Olhe o problema por ângulos diferentes. Faça alguma coisa que nunca tenha feito, procure ir pensar em lugares em que nunca esteve, converse com pessoas diferentes.
- Se não encontrar a solução, passe a pensar em como encontrar a solução, esse é o problema a ser solucionado primeiro.
- Nunca desista, em vez disso procure ganhar tempo, algumas soluções são tão fortes que requerem mais tempo, às vezes anos, para chegar até nós.
0 comentários.
Postar um comentário