Texto de Dudu Lopes
A GENTE PENSA que, para aprender ocultismo, a gente precisa ler muitos livros exotéricos, talvez ingressar em alguma escola esotérica, participar de rituais mágicos, e aguardar experiências maravilhosas, dignas de um filme de Hollywood.
Na verdade para aprender ocultismo a gente deve seguir algumas diretrizes básicas, para evitar problemas. E falo de problemas concretos como doenças e perda de dinheiro.
Leia Muito
Leia muito, sobre diversos assuntos, antes de se aventurar a praticar qualquer coisa. Quer aprender bruxaria? Não leia só livros sobre o assunto, leia também livros religiosos cristãos ou budistas. Quer aprender sobre clarividência? Então não leia só sobre o assunto, leia também sobre psicologia, sobre meditação, sobre administração ou economia.
Como em tudo na vida, cultura é fundamental.
Não se aprende matemática estudando apenas matemática, o máximo que vai aprender é calcular, mas entre ser uma calculadora e um matemático existe uma grande diferença; uma calculadora responde a processos mecânicos, pré-definidos, e um matemático é criativo.
Aprender é um ato de criatividade. Não é repetição e nem uma leitura obtusa das palavras. Palavras são coisas que tem significados diferentes de acordo com o tema, e a gente precisa aprender a fazer essa distinção.
"Amar" significa uma coisa em puericultura, em erotismo significa outra coisa bem diferente.
Ao ler sobre ocultismo, a gente precisa focar no que o autor quer dizer e não nas palavras; e, para isso, às vezes é necessária alguma cultura geral. Por exemplo, quem nunca leu absolutamente nada sobre puericultura como pode entender a citação desse tipo de concepção do amor?