Texto de Dudu Lopes
MUITO SE FALA SOBRE o conflito entre religião e ciência, se uma pode conviver com a outra, e outras baboseiras parecidas.
A ciência é, hoje, a dona da bola, e define a realidade de acordo com seus métodos; enquanto na idade média a dona da bola era a Igreja Católica que definia o que era real ou não de acordo com métodos próprios.
Em nossos tempos começa um movimento com força total para desbancar a ciência de sua posição de definir a realidade, um movimento liderado por religiosos cristãos ou muçulmanos, que também brigam entre si para conseguir a posição de quem define a realidade.
A Realidade do Desodorante
Na Europa está acontecendo um fenômeno estranho em que ateus de um lado e cristãos de outro se utilizam do marketing, através de propagandas em outdoors, para dizer que Deus não existe ou que existe.
O que propaganda tem a ver com a existência ou não existência de Deus? Nada.
Mas a propaganda tem a ver com a verdadeira guerra que jaz nas entrelinhas: quem vai deter o poder de definir a realidade.
Um dia desses vi uma propaganda de desodorante que dizia que o tal líquido trazia "sensação de energia". E agora eu pergunto a você: o que diabos cheiro de cebola em sovacos tem a ver com energia?
De que vale "sensação de energia"? É o mesmo que dizer a uma pessoa com dor de dentes que a aspirina que lhe ameniza a dor de dente lhe dá a sensação de bons dentes.
É a ciência do marketing definindo a realidade pra você, pra que ela defina o seu comportamento: gastar o seu dinheiro sem pensar, nesse caso.