quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Igreja Universal e o Reino de Deus

Texto de Dudu Lopes.

EXISTEM VALORES positivos que são universais, que não dependem nem do espírito da época, nem do lugar, nem da crença e nem de coisa alguma.

No começo da era cristã o culto a esses valores era chamado de Igreja Universal ou katholikos em grego, daí a expressão "igreja católica" que foi tomada por uma instituição cristã que não é universal.

A Igreja Universal não é uma coleção de valores que DEVE SER aceita por todos e, por isso, é universal; a Igreja Universal é uma coleção de valores que É aceita por todos e, por isso, é universal.

Deus, ou o conjunto de tudo o que é positivo no mundo, pode ter uma expressão personificada ou uma expressão em valores.

jesus-18dez08.jpg

Você pode discutir se Buda ou Maomé são expressões Divinas, mas não pode discutir que a paz é uma expressão Divina, isto é, uma expressão positiva. Você pode discutir se é o Cristianismo ou se é o Islamismo a única religião verdadeira, mas não pode discutir que a liberdade é um valor positivo que todos desejamos em nosso íntimo. Você pode duvidar se Jesus ou Krishna realmente existiram, mas não duvida da existência do frio e do agasalho que elimina o sofrimento.

Cristãos e muçulmanos podem não acreditar em reencarnação, enquanto budistas e hindus acreditam, no entanto todos acreditam no valor de uma morte digna. Hindus preferem não ingerir carne, cristãos comem peixe em reverência a Jesus, mas todos igualmente reconhecem o valor de saciar a fome.

Os adeptos da Igreja Universal podem ser hindus, muçulmanos, cristãos, budistas, taoistas, judeus, ateus, pois a reunião (significado do termo "igreja") em torno de valores positivos universais só é questionada por aqueles que têm um coração cego pela fumaça dos interesses próprios. Aqueles que disfarçam o interesse egoísta em forma religiosa, seja explodindo a si mesmo e a inocentes em nome de Maomé ou tratando o cristianismo como uma franquia de fast food, são os que têm o coração mais cego, ao ponto de traírem os mais elevados valores daqueles que julgam representar.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Arte de Comer Besteira

Texto de Dudu Lopes.

Leia antes
Como Comer Bem

NÓS VIVEMOS NUMA SOCIEDADE que acha que comer é encher a barriga ou é uma espécie de momento de lazer; comer bem é uma coisa distante e exótica, coisa de natureba neurótico.

O conceito mais próximo de comer bem que é entendido pelas pessoas é a tal da "dieta", que as pessoas definem como uma espécie de tortura por que passam diabéticos, gordos e velhos.

Quando se fala em comer bem, as pessoas (inclusive médicos e nutricionistas) ou associam a expressão ao exotismo natureba e acham ridículo o que é saudável, ou associam à dieta imposta e tem uma reação de repulsa como se comer bem fosse uma espécie de dor de dente.

Aqueles que vêem a arte de comer bem como algo exótico, mantém a vidinha medíocre de sua saúde até serem vencidos pela má nutrição e serem obrigados a entrar em dieta porque se tornaram diabéticos, gordos ou velhos.

Aqueles que vêem a arte de comer bem como uma dieta, quando começam a se alimentar bem, em geral se tornam radicais e alguns beiram a neurose.

A Importância da Besteira

Como eu expliquei neste texto, a gente não precisa se preocupar com nomes de vitaminas e outras substâncias químicas, a gente precisa apenas aprender a identificar comida e besteira.



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como Comer Bem

Texto de Dudu Lopes.

O ENGENHEIRO É para a nossa casa o que os profissionais da saúde são para o nosso corpo. O engenheiro é importante para criar e restaurar as estruturas da casa, as colunas, os alicerces, as paredes, o encanamento, etc.; enquanto cabe a nós manter a limpeza e a beleza da casa, o conforto que ela proporciona e cuidar para que ela não estrague e assim vir a precisar dos engenheiros por conta de algum problema sério.

O problema de nossa sociedade atual, influenciada pelo endeusamento dos métodos da medicina dos laboratórios, é que insiste em fazer com que as pessoas pensem em relação à alimentação de forma que somente um profissional da área deveria pensar.

Se você tem um problema de saúde sério, você procura um médico ou um nutricionista e segue as recomendações do profissional, come mais vitamina C ou E, zinco, evita gordura trans, o mau colesterol, ingere antioxidantes, ácido-fólico, cálcio, e por aí vai.

Mas no dia-a-dia você não deve pensar nessa salada de termos que não dizem absolutamente nada pra quem não é profissional do assunto. No dia-a-dia a gente deve se lembrar de apenas dois termos: comida e bobagem.

Comendo Como Adulto

As pessoas estão muito infantis no que diz respeito à comida. Todo mundo sabe que bala, pirulito, jujuba são bobagens; mas quase a totalidade das pessoas pára por aí e passa a consumir várias bobagens, verdadeiras "balas" de adulto, como se fossem comida, com a anuência da mídia e da ignorância de muitos profissionais da área da saúde.



sábado, 11 de outubro de 2008

Sobre a Auto-Ajuda

Texto de Edison Rabello Jr.

A VIDA DE UM SER humano comum, como eu e você, deveria ser um esforço permanente para integrar três níveis nos quais precisamos atuar, a fim de que tenhamos uma existência equilibrada com o objetivo primordial de evoluir. São eles os níveis material, oculto e espiritual.

No primeiro nível, o material, buscamos atender nossas necessidades básicas de sobrevivência, tais como comer, vestir, dormir, nos relacionar com outras pessoas, ganhar dinheiro, etc. A maior parte de nós atua 100% neste nível.

No segundo nível, o oculto, no qual pouquíssimas pessoas atuam conscientemente, deveríamos agir no sentido de compreender o que está velado por trás de tudo o que fazemos no nível material, incluindo a lista do parágrafo anterior, e ainda de como funciona o complexo jogo das trocas de energia entre nós, humanos, e entre nós e tudo o que nos rodeia, inclusive outros seres - vivos ou não - e as circunstâncias de nossas vidas. Aqui também lidamos com emoções e pensamentos, tanto nossos como dos outros seres - humanos ou não.

Nesses dois primeiros níveis é onde criamos causas e sofremos os efeitos de nossos atos passados, sejam eles desta ou de outras vidas, no processo conhecido como karma. Karma, entendido assim, é a Lei das Causas e Efeitos, mas a palavra karma significa apenas "ação", o que mostra que é impossível estar vivo sem gerar karma, seja ele bom ou mau, porque não podemos viver sem agir em algum momento - pelo menos não nesses níveis de consciência.



sábado, 13 de setembro de 2008

O Que É Yoga: A Prática

Texto de Dudu Lopes.

Leia antes:
O Que É Yoga: O Básico

NO TEXTO ANTERIOR EXPLIQUEI que Yoga não é uma "ginástica indiana" mas, em última instância, a união da parte Divina do homem com Deus, através de eliminar as influências externas, seja da natureza, seja das outras pessoas, seja de outros seres.

No nível médio, no nível que nós, pessoas comuns, estamos, Yoga é atingir independência das influências externas nocivas e assim obter energia e conhecimento, os dois componentes do progresso, seja do progresso espiritual, seja do progresso das coisas da vida, como dinheiro, saúde e romance.

Como Praticar o Yoga

O Yoga apresenta uma forma de ensino que demonstra primeiro a perfeição da prática, onde se chega, por fim, quando a prática se torna perfeita. Isso costuma assustar as pessoas que não conhecem essa forma de ensino e, por isso, acham tudo muito inalcançável. Os santos e sábios do Yoga também utilizam esta mesma forma de ensino, e não é raro os ocidentais se assustarem com seus ensinamentos aparentemente inalcançáveis para as pessoas comuns.



terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Que É Yoga - O Básico

Texto de Dudu Lopes.

NOS DOIS ÚLTIMOS TEXTOS (A Única Religião Verdadeira e Religião e Sistema de Crenças) tentei explicar a definição correta de religião; religião é religar a porção divina do homem a Deus através do não se importar com as coisas agradáveis ou desagradáveis. E que, mais do que isso, religião é o ato de procurar ver Deus como algo concreto e não como uma idéia ou sensação ou sentimento.

O que chamamos de religiões são somente sistemas de crenças que nasceram com o objetivo de dar ao homem condições de se relacionar com Deus como algo concreto e não como um amiguinho imaginário.

O Que É Yoga

Ainda que, na sua origem, o Yoga nunca tenha sido considerado uma religião, o Yoga é um sistema de técnicas bem abrangentes para se facilitar a caminhada na vida, seja nos objetivos mais comuns (saúde, finanças, romance,...), seja no objetivo incomum de vir no futuro a encarar a Divindade sem o auxílio da imaginação.



sexta-feira, 25 de julho de 2008

Religião e Sistema de Crenças

Texto de Dudu Lopes.

NO TEXTO ANTERIOR procurei introduzir o conceito do que é a única religião verdadeira. E aqui vou tentar explicar que o que comumente chamamos de religião é na verdade somente um sistema de crenças e metodologias.

O ser humano tem a capacidade de, através da fantasia, se relacionar com o artista de sua preferência ou com a Divindade de sua preferência.

Sonhar acordado com George Clooney ou Jesus Cristo é o mesmo processo. E é por isso que os ateus, muito acertadamente, dizem que Deus é somente um amiguinho imaginário de nós crentes.

Quando me refiro a um colega de trabalho eu não digo que acredito que ele exista, eu o conheço e pronto. Posso até conhecer superficialmente, mas crença ou descrença em sua existência é algo que nem tem lugar numa mente sadia.



quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Única Religião Verdadeira

Texto de Dudu Lopes.


Deus é grande demais para caber numa só religião.

NO TEXTO Espiritualidade, Ocultismo e Religião defini religião propositalmente em apenas duas linhas, sem me alongar mais no assunto, como um conjunto de formas com que as pessoas se relacionam com a espiritualidade e com o ocultismo.

Se, didaticamente, a definição não está errada, na prática, está longe de representar a verdade.

O Que Não é Religião

"Religião", a palavra, significa religar. Religar o que a que? Religar a porção Divina do homem a Divindade Universal ou Deus. Na prática não existe religião cristã ou hindu ou qualquer outra, o que existe na prática é religião, se religar, que é de fato a única religião verdadeira.

A idéia de Deus é para a maioria de nós apenas isso, uma ideia. E a partir dessa ideia, a gente tece uma série de ações para justificar concretamente o que é apenas uma ideia.

Então, a gente busca participar de rituais, cultos, missas, repetir preces, ler livros sagrados, biografias e ensinamentos dos santos e sábios, fazer caridade e pedir, pedir, pedir, pedir, para saciar em si a necessidade de algo mais concreto do que é apenas uma ideia de Deus, que é guardada na mesma parte da mente que a ideia do átomo ou dos buracos negros, apenas ideias do que lemos ou ouvimos falar que existe mas que nunca presenciamos de verdade.

Confundindo as Coisas

Muitas pessoas confundem religião com ocultismo. Oferendas a seres sobrenaturais são práticas de ocultismo, a mediunidade também.

Pedir a Jesus para solucionar um problema financeiro, de saúde ou amoroso, também é igualmente ocultismo, sem nada de diferente da mediunidade ou das oferendas.



quarta-feira, 25 de junho de 2008

Reencarnação e Karma

Texto de Dudu Lopes.

DE TODOS OS PROCESSOS naturais por que passa o ser humano, a reencarnação talvez seja o mais importante. E muito mais do que as vidas passadas, são as vidas futuras que tornam a reencarnação um processo fundamental para o crescimento humano.

A Polêmica

Existe muita polêmica em relação à reencarnação - se existe ou não existe - particularmente os cristãos católicos e protestantes insistem que o que existe é ressurreição e não reencarnação. Dizer que existe ressurreição e por isso não existe reencarnação é o mesmo que dizer que existem bicicletas e por isso não existem os automóveis. São coisas tão distintas que uma não pode ser comparada com a outra, e a existência de uma de forma alguma impede a existência de outra.

Citar um livro como prova de que não existe reencarnação, seja ele a Bíblia ou qualquer outro, assim como citar um livro como prova de que existe reencarnação, seja ele o Bhagavad Gita ou qualquer outro, é igualmente infantilidade, uma infantilidade que beira o comportamento imbecil.



segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Que É Mediunidade

Texto de Dudu Lopes.

A MEDIUNIDADE É quando um homem ou uma mulher servem de mediador, de veículo, para a manifestação de outro homem ou mulher, ou de algum ser astral que não seja humano.

Existem, didaticamente falando, três tipos de mediunidade: a mediunidade por incorporação, a mediunidade por proximidade e a mediunidade por indução.

A Mediunidade Por Incorporação

Essa mediunidade é fundamental para que o sujeito ou ser astral controle o corpo do médium sem nenhuma interferência desse. O ser astral (humano ou não) vem e desloca o corpo astral do médium para fora do corpo físico, dominando este. É consciente quando algumas partes do corpo astral do médium não são deslocadas.



domingo, 20 de abril de 2008

Hanuman

Texto de Dudu Lopes.

ESSE TEXTO NÃO FALA sobre a mitologia de Hanuman, fala sobre a relação de Sua força com a vida dos seres humanos comuns como eu e você. Você pode encontrar a história de Hanuman aqui.

Como expliquei nesse texto, Deus se apresenta em formas diferentes para se manifestar no mundo e realizar propósitos específicos.

Prazeres Primários Embrutecem

Todo prazer que experimentamos é uma faceta da Divindade, mesmo quando não vemos assim. Até o prazer mais sórdido é uma manifestação de Deus, nesse caso uma manifestação que não deveria ser desfrutada por seres humanos, somente pelos seres da maldade (demônios, asuras, ...) que são tão filhos de Deus quanto nós e, portanto, têm o seu espaço na realidade dos mundos.



terça-feira, 8 de abril de 2008

Evolução espiritual: soltando as amarras

Texto de Edison Rabello Jr.

TODA ALMA INDIVIDUAL que ainda precisa, como eu e você, da experiência proporcionada pela vida encarnada na Terra para evoluir espiritualmente, tão logo receba o "sinal verde" para encarnar, traz acoplado em si - alegoricamente falando - um conjunto com várias "cordas ", em cujas pontas livres está uma "presilha". Cada "corda" é então presa a um ou mais "ganchos", para os quais somos atraídos de acordo com nossas tendências adquiridas e circunstâncias criadas no decorrer das encarnações anteriores.

Podemos dizer que estas "cordas" são os elementos da natureza do indivíduo que se afinizam com os "ganchos", e os "ganchos" são o resultado acumulado das tendências e circunstâncias criadas pelos indivíduos, mas também são as oportunidades com as quais poderemos aprender a manipular essas tendências e circunstâncias e extrair delas a lição necessária.



sexta-feira, 28 de março de 2008

O Poder Da Direção do Pensamento

Texto de Dudu Lopes.

AO MESMO TEMPO em que se aprende a fortalecer o pensamento, a gente precisa aprender a pensar corretamente.

O pensamento é um objeto que precisa ser fortalecido, mas também precisa ser direcionado. Um pensamento forte sem a direção correta é tão perigoso quanto uma carreta sem direção; o pensamento sem direção pode não trazer um estrago tão imediato quanto o de uma carreta sem direção, mas pode estar certo de que o volume de estrago pode ser o mesmo, ainda que gradual e imperceptível, mas, no final, o estrago é grande.

A direção, para o pensamento, é controlada pelo conceito que temos sobre o tema.

Um Exemplo Comum

Uma das direções mais incorretas que a gente pode encontrar nas pessoas atualmente é o conceito de que comer é um ato de prazer ou um ato de engorda. É muito raro a gente encontrar alguém com um conceito estabelecido de que comer é um ato de criação e manutenção da saúde. Até mesmo as pessoas, como eu, que viveram a vida inteira plantando o conceito de que comer é um ato de criação de saúde, o conceito incorreto ameaça freqüentemente, e a atenção tem que ser constante para que não cresça o poder do pensamento na direção errada, no meu caso, de que comer é apenas um ato de prazer.



domingo, 16 de março de 2008

O Poder Do Pensamento

Texto de Dudu Lopes.

QUANDO SE FALA em poder do pensamento logo se pensa em mover objetos, entortar colheres indefesas, influenciar pessoas hipnoticamente, telepatia, e outras baboseiras hollywoodianas.

E, no entanto, o que tem de mais importante no poder do pensamento é o poder de ser independente.

Aprender o poder do pensamento é aprender a ser independente. Não há independência sem o poder do pensamento. Não importa se a dependência é econômica, emocional, espiritual, a dependência é sempre falta do poder do pensamento.



domingo, 27 de janeiro de 2008

O Segredo

Texto de Dudu Lopes.

FOI LANÇADO um livro e um vídeo de muito sucesso sobre as Leis da Atração. Livro e vídeo não trazem nada de novo, mas têm o grande mérito de popularizar algumas leis da prosperidade material espalhadas em muitos livros por aí.

As Leis Da Atração

As Leis da Atração são baseadas no fato de que toda ação gera uma reação. Inclusive a ação mental, isto é, a forma de pensar e de falar.

Pensando e falando corretamente somos capazes de atrair riqueza, saúde e outras coisas que nossa vida necessita.

As Leis Da Repulsão

Pensando e falando de forma errada acabamos por criar uma reação que repele a prosperidade.

Essas leis partem do princípio que é mais eficaz querer algo positivo do que repelir algo que não queremos.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Natureza Da Morte - Parte 3

Texto de Dudu Lopes.

Leia antes:
A Natureza Da Morte - Parte 1
A Natureza Da Morte - Parte 2

A MORTE É UMA ENTIDADE viva. Especificamente, a morte tem, como agentes no Plano Astral, seres que em geral agem em dupla ou em grupo de três ou quatro.

Eles são vistos no Plano Astral em bandos que variam de meia dúzia até 30, mais ou menos. Como são negros e "voam" no Plano Astral são representados por urubus ou corvos pela cultura popular.

Quando se aproximam, de alguma forma a gente tem contato com a morte, seja pela morte de alguém próximo, a morte de um estranho próximo a alguém que conhecemos (como a morte de um parente de um colega de trabalho), ou a morte de um completo estranho (deparar com alguém que tenha morrido na rua, por exemplo).

Quando esses agentes da morte atuam na vida de alguém, a morte pode acontecer, mas não é obrigatório. Tudo depende do estado físico e psicológico.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...