sábado, 22 de setembro de 2007

A Ciência e a Religião

Texto de Dudu Lopes.

EXISTE UMA BOBAGEM em voga atualmente que é a disputa entre o Criacionismo e o Darwinismo, coisa de protestantes americanos que insistem em trocar a teoria da evolução de Charles Darwin por uma interpretação literal da alegoria cristã da criação do universo. Como se isso tivesse alguma importância para a vida das pessoas e como se o Cristianismo tivesse a única alegoria da criação do universo.

Religiosos e cientistas estão sempre querendo impor suas idéias uns aos outros.

Quando o poder político está nas mãos dos religiosos, pessoas podem ir para a cadeia ou até morrer por ir contra as doutrinas do grupo dominante.

Clique para Charles DarwinExatamente o mesmo pode ser dito em relação aos cientistas que já jogaram muita gente boa na cadeia por "prática ilegal da medicina", simplesmente por curarem pessoas através de ervas ou por meios religiosos ou ocultistas. Ironicamente, a medicina dita legal se utilizou dessas mesmas pessoas para nascer e ainda se utiliza até hoje para se manter. O livro e filme "The Serpent and the Rainbow" ("A Serpente e o Arco Iris", cujo filme teve no Brasil o título boçal de "A Maldição dos Morto-Vivos") ilustra bem esse fato, contando a história verídica de um antropologista que vai ao Haiti - a mando de uma indústria farmacêutica - para aprender com os religiosos a técnica utilizada para criar zumbis.

Os religiosos não ficam atrás, particularmente os adoradores do demônio do proselitismo, palavra que significa de fato transformar Deus em mercadoria, e é a pior forma de idolatria. A relação com Deus e a opção por uma religião deveria vir de dentro, espontânea, e não através de marketing ou de uma doutrina ameaçadora.

Ciência e religião são farinhas do mesmo saco, a ciência não é dona dos fatos e a religião não é dona de Deus. E nem os fatos nem Deus dependem de cientistas e religiosos para falarem por eles e atestarem a sua realidade.

A ciência tanto quanto a religião devem nos ajudar a aprimorar a percepção da realidade e não estabelecer por nós o que é a realidade.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...