segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Espiritualidade E O Dia-A-Dia

Texto de Dudu Lopes.

deus-no-dia-a-dia.jpgEM GERAL, AS PESSOAS acham que Deus é algum ser sobrenatural que está em algum lugar distante e que só serve pra alguma coisa quando a gente está com problemas sérios.

A espiritualidade é justamente para se tirar esse conceito errado de Deus.

No dia-a-dia, na prática, Deus pode ser encontrado como um reflexo em nosso estado de espírito, quando agimos com essa intenção. Esse reflexo nos dá tranqüilidade, força de caráter e presença de espírito para resolver problemas e também para animar os amigos numa festa.

O I Ching ensina que tudo pode ser abordado de quatro formas: yuan (transcendência), heng (formas), li (valores naturais) e cheng (perfeição).

Deus também se enquadra nessas quatro abordagens, e quando praticamos sem fanatismo ou exageros essas quatro abordagens com Deus podemos auxiliar muito no combate aos nossos medos e incapacidades.

Em cada momento uma abordagem vai funcionar, teste livremente cada uma. Ao optar por uma dessas abordagens, preste atenção para ver qual delas pode lhe trazer firmeza momentânea ou melhorar a sua vitalidade. Volte a praticá-la sempre que precisar.

Cheng

Para abordar Deus dessa forma faça tudo o que estiver fazendo com atenção e perfeição. Por exemplo, encha um copo com cuidado, sem deixar entornar nem uma gota; ou sente-se de forma consciente, de forma elegante e saudável.

Li

Alie-se a seus valores. Não importa quais sejam, mas não adianta inventar seus valores na hora, e nem vai funcionar se são valores de outra pessoa.

Por exemplo, se você é contra o uso de drogas entorpecentes - álcool, maconha, ecstasy, remédios pra dormir, etc. - em sua vida (na vida dos outros é problema dos outros) alie-se a isso com firmeza independente do que as outras pessoas possam estar fazendo. Mas se você não tem um conceito próprio formado sobre essas coisas em sua vida, esqueça, pois não vai funcionar.

Heng

Informe-se sobre orações e mantras, escolha alguns que lhe parecem agradáveis; faça o mesmo com imagens da Divindade como Krishna, Cristo ou Santa Clara.

Repita interna e silenciosamente um mantra ou oração por alguns segundos, ou visualize uma imagem com sua imaginação.

Yuan

Entregue a situação - agradável ou não - a Deus. Entregue os seus erros e seus acertos, entregue as conseqüências - agradáveis ou não. Deixe que as coisas aconteçam por si, seja a seu favor ou contra.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...