sábado, 29 de setembro de 2007

Deus e o Avestruz

Texto de Dudu Lopes.

UMA DAS COISAS mais cruéis que pode acontecer com uma pessoa é ficar sem saída para algum grande problema na vida.

E a segunda coisa mais cruel que pode acontecer é desistir da vida por conta disso e se voltar para Deus como única saída.

Deus E A Coação

Eu já vi isso acontecer: uma doença sem cura e depois somente frases como "é vontade de Deus", "se Deus quis assim...", "quem pode ir contra a vontade de Deus?" e a pior de todas "Deus fez isso para que eu visse que Ele existe".



domingo, 23 de setembro de 2007

A Natureza Da Morte - Parte 1

Texto de Dudu Lopes.

A MORTE É CONSIDERADA um dos maiores mistérios da humanidade.

Mas não para a minha humanidade e nem para a de centenas de outros por esse Brasil e pelo mundo afora que já experimentaram de forma induzida ou casual experiências fora do corpo físico.

Sobre Morrer E Dormir

Morrer e dormir são processos muito semelhantes, nos dois casos o corpo astral deixa o corpo físico, com a diferença de que na morte a gente não volta mais para o corpo físico.

Nesse sentido a gente pode dizer que morre todo dia ao dormir e renasce na manhã seguinte.

Na morte, a gente dorme para acordar na vida seguinte.



sábado, 22 de setembro de 2007

A Ciência e a Religião

Texto de Dudu Lopes.

EXISTE UMA BOBAGEM em voga atualmente que é a disputa entre o Criacionismo e o Darwinismo, coisa de protestantes americanos que insistem em trocar a teoria da evolução de Charles Darwin por uma interpretação literal da alegoria cristã da criação do universo. Como se isso tivesse alguma importância para a vida das pessoas e como se o Cristianismo tivesse a única alegoria da criação do universo.

Religiosos e cientistas estão sempre querendo impor suas idéias uns aos outros.

Quando o poder político está nas mãos dos religiosos, pessoas podem ir para a cadeia ou até morrer por ir contra as doutrinas do grupo dominante.

Clique para Charles DarwinExatamente o mesmo pode ser dito em relação aos cientistas que já jogaram muita gente boa na cadeia por "prática ilegal da medicina", simplesmente por curarem pessoas através de ervas ou por meios religiosos ou ocultistas. Ironicamente, a medicina dita legal se utilizou dessas mesmas pessoas para nascer e ainda se utiliza até hoje para se manter. O livro e filme "The Serpent and the Rainbow" ("A Serpente e o Arco Iris", cujo filme teve no Brasil o título boçal de "A Maldição dos Morto-Vivos") ilustra bem esse fato, contando a história verídica de um antropologista que vai ao Haiti - a mando de uma indústria farmacêutica - para aprender com os religiosos a técnica utilizada para criar zumbis.

Os religiosos não ficam atrás, particularmente os adoradores do demônio do proselitismo, palavra que significa de fato transformar Deus em mercadoria, e é a pior forma de idolatria. A relação com Deus e a opção por uma religião deveria vir de dentro, espontânea, e não através de marketing ou de uma doutrina ameaçadora.

Ciência e religião são farinhas do mesmo saco, a ciência não é dona dos fatos e a religião não é dona de Deus. E nem os fatos nem Deus dependem de cientistas e religiosos para falarem por eles e atestarem a sua realidade.

A ciência tanto quanto a religião devem nos ajudar a aprimorar a percepção da realidade e não estabelecer por nós o que é a realidade.



terça-feira, 18 de setembro de 2007

O Tamanho Do Problema

Texto de Dudu Lopes.

UM DOS ERROS mais comuns que acontece quando alguém se depara com um problema é estimar de forma errada o tamanho do problema.

Pra maior ou pra menor.

Problemas Pequenos

Lembro-me de um cliente que ao se defrontar com a possibilidade de demissão por conta das intrigas de alguém que ele julgava bem inferior e incompetente se queixou:



segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Os Seres Invisíveis

Texto de Dudu Lopes.

TODOS OS CHAMADOS seres invisíveis são invisíveis somente em relação ao Plano Físico, no Plano Astral são visíveis na maioria das vezes.

No Plano Astral existe uma infinidade de seres deste planeta ou de outros. Eu, particularmente, não tenho a memória de ter encontrado algum ser de outro planeta em minha vida astral durante o sono, mas sei de pessoas que já encontraram.

Seres Humanos No Plano Astral

Existem os seres humanos no astral que já morreram e, por isso, não têm mais corpo físico; e aqueles que ainda estão vivos aqui no plano físico e que estão lá durante o sono.



sábado, 15 de setembro de 2007

Ganesha

Texto de Dudu Lopes.

GANESHA É UMA forma de Deus cultuada primeiramente por hindus, mas que se tornou conhecida em praticamente todo o mundo.

E neste ano de 2007 (a data muda todo ano), hoje - 15 de setembro de 2007 - é o dia em que se comemora Ganesha. Ganapati é um outro nome de Ganesha.

Uma História

Várias lendas contam motivos diferentes do porquê Ganesha possuir uma cabeça de elefante; a história mais comum é que Parvati (mãe de Ganesha) o deixou vigiando a porta, quando chega Shiva, Ganesha não o deixa passar por não reconhecer seu pai que havia estado fora durante muitos anos.



sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A Importância da Alimentação

Texto de Dudu Lopes.

PARA GRANDE PARTE das pessoas comida é uma coisa pra tirar o desconforto da fome. Mas, na verdade, a comida é uma ferramenta para crescer como pessoa e fazer a vida crescer.

Comidas e bebidas são muito úteis em nos ajudar a encontrar a solução para nossos problemas, para trazer força e proteção astral e nos ajudar a progredir espiritualmente, desde que respeitadas as regras de quantidade e qualidade.

A Qualidade Da Alimentação

Em relação à qualidade, a alimentação vegetariana é a melhor e deveria ser a alimentação padrão de qualquer pessoa, mas comer carne não é pecado e não leva ninguém pro astral inferior por conta disso.

Comer cereais integrais, por outro lado é praticamente uma obrigação.



O Que É Deus

Texto de Dudu Lopes.

DEUS É TUDO e muito mais, é o Absoluto onde tudo está contido.

Mas é impossível compreender Deus assim, então Deus se manifesta como formas que sejam acessíveis à mente das pessoas.

A primeira dessas formas é o de Supremo Bem e a partir daí todas as formas se apresentam de acordo com a necessidade de cada um e de cada momento.

As Religiões E As Formas De Deus

As religiões catalogam essas formas; e todo religioso que prega que sua religião é a única verdadeira é um completo ignorante da natureza de Deus e da natureza de sua própria religião.

Para cada pessoa e para cada momento de sua vida uma Forma de Deus é mais acessível e, falando de forma prática, mais útil.



segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Espiritualidade E O Dia-A-Dia

Texto de Dudu Lopes.

deus-no-dia-a-dia.jpgEM GERAL, AS PESSOAS acham que Deus é algum ser sobrenatural que está em algum lugar distante e que só serve pra alguma coisa quando a gente está com problemas sérios.

A espiritualidade é justamente para se tirar esse conceito errado de Deus.

No dia-a-dia, na prática, Deus pode ser encontrado como um reflexo em nosso estado de espírito, quando agimos com essa intenção. Esse reflexo nos dá tranqüilidade, força de caráter e presença de espírito para resolver problemas e também para animar os amigos numa festa.

O I Ching ensina que tudo pode ser abordado de quatro formas: yuan (transcendência), heng (formas), li (valores naturais) e cheng (perfeição).

Deus também se enquadra nessas quatro abordagens, e quando praticamos sem fanatismo ou exageros essas quatro abordagens com Deus podemos auxiliar muito no combate aos nossos medos e incapacidades.

Em cada momento uma abordagem vai funcionar, teste livremente cada uma. Ao optar por uma dessas abordagens, preste atenção para ver qual delas pode lhe trazer firmeza momentânea ou melhorar a sua vitalidade. Volte a praticá-la sempre que precisar.



domingo, 9 de setembro de 2007

Salvação e Solução

Texto de Dudu Lopes.

CERTO DIA, um apressado menino andava distraidamente quando, sem se dar conta, caiu em uma piscina e começou a se afogar, pois não sabia nadar. Felizmente, havia um salva-vidas que logo mergulhou e o salvou. E depois lhe disse:

- Menino, você precisa aprender a nadar.
- Eu não tenho tempo - respondeu o menino.

Algum tempo se passou e o apressado menino caiu novamente na piscina. Novamente o salva-vidas prontamente mergulhou e o salvou.

- Menino, você realmente deveria aprender a nadar - aconselhou novamente o salva-vidas.
- Eu não gosto de piscinas, eu não gosto dessas coisas - disse o menino enquanto apressadamente ia embora.

Algum tempo depois o menino novamente caiu na piscina. Infelizmente, dessa vez o salva-vidas teve os seus próprios problemas e não pôde ir trabalhar.



sábado, 8 de setembro de 2007

Swami Tilak

Texto de Dudu Lopes.

SWAMI TILAK é um monge indiano falecido em 1984 que visitou o Brasil no começo das décadas de 70 e 80 e por aqui fez muitos discípulos.

Hoje, dia 8 de setembro, comemora-se o aniversário de seu nascimento.

Ao contrário de muitos líderes espirituais orientais e ocidentais, Swami Tilak vivia uma vida austera, não se permitindo possuir bens e nem que se criasse nenhum tipo de organização espiritual ao seu redor.

Com apenas seus documentos, um cobertor e sua túnica, viajava pelo mundo sem sapatos ou tocar em dinheiro, apenas recebendo contribuições em passagem, hospedagem e comida.

Questionado o porquê de nunca calçar sapatos a despeito do calor ou frio intensos respondeu:

- Não uso sapatos para mostrar aos que não podem comprá-los que é possível ser feliz sem sapatos.

A nossa relação com os ensinamentos e a Força de Swami Tilak gera independência e tira o medo da morte.

Swami é um título que significa "aquele que vive em si mesmo", e que normalmente é traduzido como "monge" ou "mestre".

Tilak é o nome de um grande nacionalista indiano, o menino Tilak foi batizado por seu pai com esse nome em homenagem a Bal Gangadhar Tilak.



sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O Que Eu SOU

Texto de Dudu Lopes.

NO TEXTO O Que Somos E Como Somos expliquei que não somos a mente nem o corpo, que somos o Eu, um Eu Superior e Perfeito.

Mas para a grande maioria de nós essa afirmação é uma afirmação abstrata, apenas um conceito da mente.

E tem razão.

O Eu Comum

No dia-a-dia, na prática, precisamos conhecer nosso eu comum, acessível, nós mesmos, o que somos, que pode ser imperfeito, que pode ser inferior, mas que é a expressão de nossa autenticidade, da nossa personalidade, de nossa vida.



O Que Somos e Como Somos

Texto de Dudu Lopes.

MUITOS DE NÓS AINDA se identificam com o corpo e pensam que com o fim do corpo vão encontrar o fim de si próprios.

Com esse pensamento, se a pessoa tem uma vida que lhe é atraente de alguma forma surge o pavor da morte ou o desejo de viver intensamente de forma irresponsável. Se a vida lhe é repulsiva, surge a atração pelo suicídio.

Outros identificam a si próprios com a mente. E desses, uns pensam que a mente morre com o corpo e outros pensam que a mente sobrevive como alguma forma de energia abstrata.

O Que Somos Nós somos aquele que diz que somos, que temos, que vamos, que fazemos. Nós somos o Eu que está por trás da mente.

Esse Eu não pode ser visto, não pode ser entendido, só pode se saber de sua existência. Por exemplo, você olha para o espelho e vê o reflexo de seu rosto; você pode ver o reflexo e não o seu rosto. Você sabe que o seu rosto está lá, mas não pode vê-lo.

É importante que a gente aprenda a saber da existência de nosso Eu, um Eu Superior, um Eu Divino, um Eu Perfeito que está mais ou menos oculto na vida de cada pessoa.



O Duplo Etérico

Texto de Dudu Lopes.

ENTRE O PLANO FÍSICO E O PLANO ASTRAL existe uma região intermediária batizada de etérica. Didaticamente a gente pode chamá-la de Plano Etérico, ainda que não seja exatamente um plano e sim uma região que às vezes associa a si mesma mais ao Plano Físico e às vezes mais ao Plano Astral.

Por outro lado a região etérica possui um corpo próprio chamado comumente de duplo etérico. É um corpo idêntico ao corpo físico e é nele que se encontram os meridianos da acupuntura.

Sonhando

Quando se sonha que se acordou e se anda pela casa, é provavelmente uma experiência na região etérica; e quando se acorda de novo é porque a consciência etérica se deu conta de que não está no físico e leva o duplo etérico até o corpo físico.

As anestesias são um deslocamento total ou parcial do duplo etérico, a hipnose é uma manipulação do duplo etérico. Desmaios e tonteiras são o afrouxamento do duplo etérico em relação ao corpo físico.

Se o duplo etérico é ferido pode transmitir o ferimento através de doenças para o corpo físico, o contrário também é verdadeiro.

A Consciência Do Plano Astral

Relacionado ao astral, o duplo etérico é responsável pela consciência do Plano Astral enquanto estamos acordados, que pode ser uma experiência psicológica ou de clarividência.

Todos os objetos físicos têm um duplo etérico, mas nem todo objeto etérico tem um duplo físico.

Como frequentemente a região etérica é relacionada ao Plano Astral ou ao Plano Físico vale pouco para um iniciante estudar essa região separadamente, o importante apenas é saber que existe.



O Corpo Astral

Texto de Dudu Lopes.

COMO VIMOS NESTE POST, vivemos em três estados de consciência que percebem três planos onde existimos: o Plano Físico, o Plano Astral e o Plano Causal. Também vimos que utilizamos em cada plano um corpo distinto.

Esses corpos se interpenetram como camadas de uma cebola, e mesmo acordados utilizamos os corpos astral e causal para o nosso dia-a-dia.

O Corpo Astral

O corpo astral é o mais fácil de entender. O corpo astral é a mente humana e tudo o que relacionamos à mente.



O Corpo Causal

Texto de Dudu Lopes.

O CORPO CAUSAL é um dos conceitos mais difíceis de apreender. É claro que o conceito de mais um corpo em mais um plano - assim como o físico e o astral - é fácil de conceber. Mas na prática, a coisa muda de figura.

O corpo causal é a causa de tudo o que somos e o que temos. O mais insignificante relógio foi criado no plano causal pelo corpo causal e transferido para a vida física através de oportunidades de aquisição.

Em muitos livros há descrição do corpo causal, com ilustrações e tudo o mais, mas em minhas experiências com o corpo causal nunca vi nada além de uma sensação de imensidão sem fim. Uma imensidão de mim mesmo.

Percebendo

Mas a atuação do corpo causal pode ser facilmente percebida no plano físico. A sorte, aquele acontecimento casual e prazeroso a que damos esse nome, não é casual e se pode dizer que foi um movimento, uma atuação do corpo causal, coisa invisível à percepção destreinada.



A Espiritualidade

Texto de Dudu Lopes.

TODOS OS SERES HUMANOS têm a necessidade de se relacionar com algo maior do que si mesmos, algo que pareça mais importante, mais poderoso.

Esta necessidade de algo maior geralmente é expressa pelo agrupamento em torno de uma idéia única ou um conjunto único de idéias. Esse agrupamento pode ser por conta de idéias científicas, religiosas, artísticas, políticas, sociais, e outras tantas que a criatividade humana inventar.

A ênfase em determinado agrupamento pode ser tão forte que leva os indivíduos do grupo a querer se impor aos demais grupos, daí nasce o fanatismo. Hoje vemos com muita facilidade o fanatismo científico, religioso, político, social, e até a arte e os esportes se tornaram praça de guerra de fanáticos.

Espiritualidade É A Compreensão De Algo Maior

Acima dos agrupamentos, existe algo maior e, acima deste, algo maior ainda. E em última instância, existe Algo Maior; algo incompreensível e que não pode ser expresso corretamente por palavras.

A busca da percepção e a compreensão deste Algo Maior é a espiritualidade.

Este Algo Maior não fala através de livros, não defende guerras santas, não pertence a nenhum agrupamento religioso, científico, político ou cultural.

Olhando Para O Infinito

Duas técnicas podem ajudar ao iniciante a intuir este Algo Maior, através do olhar para o infinito:

  1. Sente-se confortavelmente e com a coluna reta (sem forçar) e preste atenção no ar que toca a narina ao entrar e sair;
  2. Ou observe o seu corpo, e em seguida observe aquele "você" que observa o corpo, e agora observe o "você" que observa o "você" que observa o corpo. E assim sucessivamente...

O primeiro exercício deve durar de 1 a 2 minutos, enquanto o segundo deve durar de 30 a 60 segundos.



O Ocultismo E A Natureza Oculta

Texto de Dudu Lopes.

A MAIOR PARTE da natureza que nos circunda é desconhecida por grande parte da humanidade.

Essa natureza oculta - em que até um pouco mais de um século atrás se incluía os microrganismos - é responsável pela existência de praticamente tudo o que chamamos vida ou morte.

Ocultismo é o estudo desta natureza oculta.

Em todas as épocas houve pessoas que estudaram e deram forma a este estudo de acordo com a época e a região em que viviam. Na virada do século 19 para o século 20, o movimento conhecido como Teosofia trouxe uma das melhores coletâneas que se conhece de estudos sobre ocultismo, influenciando ocultistas até hoje.

Os Planos Em Que Vivemos

O Ocultismo nos ensina que a natureza se divide em três estados ou planos de existência.

O primeiro estado é o estado acordado quando enxergamos o plano físico.

O segundo estado é o estado de sonho, quando ao sair do corpo físico enxergamos o plano astral, utilizando o corpo astral, coisa que acontece quando dormimos ou após a morte.

O terceiro estado é o estado de sono profundo, sem sonhos ou qualquer tipo de atividade mental, quando enxergamos o plano causal utilizando o corpo causal, corpo que utilizamos quando saímos do corpo físico e do corpo astral durante o sono ou após a morte.

Aumentando A Percepção

Para se perceber a natureza oculta é necessário treinamento e preparo da mente e do corpo. Algumas pessoas nascem mais predispostas e outras menos, mas todas têm a capacidade de desenvolver algum tipo de percepção da natureza oculta.

Dois pequenos exercícios auxiliam o desenvolvimento desta percepção: anotar os sonhos e a qualidade do sono de forma escrita e prestar atenção as pequenas e sutis sensações que o corpo físico fornece.



Os Malefícios Do AÇÚCAR – Parte 1.

Texto de Edison Rabello JR

ESSA SÉRIE de três artigos se propõe a resumir algumas das muitas informações disponíveis a respeito do açúcar na internet e em alguns livros consultados.

Todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar pra viver. Mas é preciso saber que todo o açúcar de que precisam pode ser conseguido diretamente de uma alimentação equilibrada, baseada em cereais integrais, frutas, sucos, legumes e verduras. No processo metabólico do corpo humano, estes tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Podemos chamá-la de "açúcar estrutural", pois essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral.



Os Malefícios Do AÇÚCAR – Parte 2

Texto de Edison Rabello JR.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 1

O PRINCIPAL VILÃO dessa história é o açúcar refinado, aquele branquinho - "gostoso e com cara de inocente", como disse uma vez a escritora e pesquisadora de alimentação natural Sônia Hirsch - , obtido por meio de processos físico-químicos de transformação da garapa da cana ou extratos da beterraba, por exemplo, onde se usa e abusa de aditivos químicos para clarear e tirar a umidade do produto. A indústria ainda chama esse processo de "beneficiamento"!

O açúcar refinado pode ser consumido em estado "puro" nos cafezinhos ou no café da manhã, nos refrescos, nos sucos ( que já têm o açúcar natural das frutas !), mas também na forma "invisível", oculto nas guloseimas, refrigerantes, bolos, etc.



Os Malefícios Do AÇÚCAR – Última Parte

Texto de Edison Rabello JR.

Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 1
Os Malefícios Do AÇÚCAR - Parte 2

ESTIMA-SE QUE O CONSUMO médio mundial de açúcar seja de aproximadamente 200g por dia, incluindo cafezinhos, doces, sucos, refrigerantes e até cigarros.

Isso significa 6 Kg por mês ou 72 Kg por ano; nesse ritmo um ser humano adulto por volta dos 40 anos terá consumido perto de 3 toneladas de açúcar!



Espiritualidade, Ocultismo E Religião

Texto de Dudu Lopes.

RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE E OCULTISMO são coisas muito diferentes, mas se confundem na mente e na prática religiosa das pessoas, o que é natural porque frequentemente interagem entre si.

Há uma enorme confusão entre o que são ocultismo e espiritualidade.

Espiritualidade

A expressão "espiritualidade" é entendida de forma diferente por seguimentos diferentes. Mas a meu ver espiritualidade é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta de Deus.

Quando se faz uma oração ou uma prece, ou se participa de algum culto religioso por necessidade isso não é espiritualidade.

Essa necessidade pode ser falta de dinheiro, de saúde, de energia, não importa, isso não é espiritualidade apesar de vir revestido em uma forma religiosa.

Ocultismo

Ocultismo (ou esoterismo) é o conjunto de informações, ações e experiências que nos levam à percepção direta ou indireta da região da natureza que é oculta à percepção comum.

Uma prece ou oração, ou um culto religioso por necessidade é uma forma de ocultismo.

Uma Missa de Sétimo dia católica é uma forma de ocultismo e não espiritualidade, um culto protestante em prol de ganho financeiro também é ocultismo, oferendas da umbanda ou do candomblé, passes do Kardecismo, o yoga do budismo ou do hinduísmo a visando a vitalidade física, psíquica ou sexual também é ocultismo.

Na mesma categoria se enquadram a Astrologia, o Tarot, o I Ching, a mediunidade, a manipulação da natureza através da magia, etc.

Religião

Religião é um conjunto de formas com que as pessoas se relacionam com a espiritualidade e com o ocultismo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...